VOLTAR

,

31.07.2014

Postado por Raisa Rocha

GÊNIO INDOMÁVEL

A receita para aceitar, idolatrar e respeitar esse que é um dos maiores da história é simples: entender que Ronaldinho Gaúcho é jogador de futebol mas está muito longe de ser um atleta.

 

FONTE: Instagram/Reprodução

FONTE: Instagram/Reprodução

 

Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, começou sua história no futebol no Grêmio de Porto Alegre. Em pouco tempo encantou a todos e não demorou muito para se transferir para o futebol europeu. Em manobra que gerou ganho zero para o clube, essa transação foi a primeira polêmica de sua carreira.

 

FONTE: Edison Vara

FONTE: Edison Vara

 

Fez história na Europa, na Seleção Brasileira, foi o Melhor do Mundo por duas vezes e em 2011, quando estava em baixa, resolveu retornar ao Brasil. Quando tudo estava acertado para o Gaúcho vestir as cores do Grêmio (e se redimir do passado 10 anos depois), o jogador e seu empresário Assis surpreenderam o país ao anunciar que ele iria jogar no Flamengo.

 

FONTE: Getty Images

FONTE: Getty Images

 

Ronaldinho foi apresentado no Flamengo em 12 de Janeiro de 2011. O amor entre rubro-negros e o Gaúcho foi imediato. Mas como uma paixão, durou pouco. Apesar das baladas, faltas e atrasos em treinos, sua genialidade, idolatria e popularidade o mantinham intocável. Foi quando a Traffic deixou de cumprir um acordo verbal com o Flamengo que a crise entre os dois se acentuou. Após um ano e cinco meses de Flamengo, Ronaldinho Gaúcho rescindiu seu contrato.

 

FONTE: Gilvan Souza

FONTE: Gilvan Souza

 

A cada rescisão o mundo se engalfinhava pelo jogador. Dessa vez foi diferente: com a moral em baixa após mais um episódio envolvendo interesses financeiros, o jogador ficou um tempo sem clube. Foi quando surgiu o Altlético Mineiro do louco Kalil.

Contrariando as expectativas, Minas fez muito bem ao Gaúcho. Inclusive a noite mineira, já que R9 e suas mulheres nunca deixaram de aparecer em festas e boates. Sua primeira temporada, apesar de lampejos do craque, não foi tão marcante; foram apenas 9 gols em 32 jogos pelo Campeonato Brasileiro e as especulações sobre sua permanência no Galo eram sempre pauta na mídia. Foi em 2013 que as coisas mudaram e o gênio recuperou sua alegria de jogar.

 

Na disputa da Libertadores, título tão desejado pelas equipes brasileiras, inédito para o Galo e para Ronaldinho, que ele marcou seu nome para sempre na história do Atlético Mineiro. Ronaldinho era idolatrado por cada país onde passava e a cada jogo se tornava mais importante e se sentia mais dono do time. Suas belas jogadas, lances que ninguém imaginaria, assistências, gols e golaços começaram a se tornar freqüentes na campanha excepcional que o Galo mineiro fazia. O entrosamento com Jô e Tardelli era fantástico e cada vez mais notório. Victor fazia milagres no gol. Bernard aparecia para o mundo. A cada rodada, a cada fase, o time se tornava mais obstinado, mais unido e com mais garra. E Ronaldinho, para a alegria dos atleticanos e inferno dos adversários, cada vez estava mais feliz. Final perfeito com o título da tão cobiçada Taça Libertadores.

 

FONTE: Wagner Meier

FONTE: Wagner Meier

 

O casamento entre Ronaldinho e Atlético-MG foi eterno enquanto durou. Marcou seu nome no clube e há muitos que afirmam que é o maior jogador da história do Galo. Em 2014 o R9 voltou a perder a alegria de jogar e, conseqüentemente, quase destruiu mais uma história de amor. Ausências inexplicadas, festas homéricas, badalação mundo à fora, desrespeito e desobediência ao técnico foram alguns dos ingredientes que forçaram o final do relacionamento.

Ontem o ídolo fez sua despedida oficial. De forma emocionada, disse em alto e bom tom que Minas e o Galo são sua segunda casa e que sempre voltará pra visitar os amigos. Mais uma vez Ronaldinho deve dar adeus ao futebol brasileiro. Já que não podemos desejar “juízo”, desejamos boa sorte. Algum mercado emergente e de disputa menos qualificada, como os EUA, deve ser o próximo destino de Ronaldinho, Mineiro, Gaúcho.

 

FONTE: Reprodução

FONTE: Reprodução

A famosa festa na piscina foi um dos últimos casos do conhecido lifestyle do Gaúcho. A imagem, que circulou pela internet, é do período de pausa para a Copa do Mundo.

A Bola que Pariu