VOLTAR

, , ,

16.08.2014

Postado por Raisa Rocha

Copa do Brasil

Foi-se o tempo em que os times pequenos queriam ser iguais aos grandes. Hoje os times grandes estão cada vez mais se apequenando. A bruxa tá solta e ela agora veste vermelho, grená e branco. Após a última quarta-feira, dia 13 de agosto de 2014, tem-se dito que 3 times tradicionais deram um grande vexame. Pelo contrário, eles são a mais pura e fiel representação do futebol brasileiro: Internacional, Fluminense e São Paulo jogaram mal como no Brasileirão,  apenas com a camisa e esqueceram o (bom) futebol. Não estamos aqui para desmerecer Ceará, América-RN e Bragantino, pelo contrário, jogaram futebol e mereceram suas vitórias. Estamos aqui para lembrar (como se fosse possível esquecer) que hoje o futebol brasileiro se nivela por baixo.

Do lado do Fluminense a maior surpresa. O tricolor tem craques, um bom time, vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro (hoje em 4º lugar) e um técnico que provavelmente vai significar muito para algumas mudanças no nosso futebol (Cristóvão Borges). No jogo de ida, América-RN 0x3 Fluminense em Natal. Era de se esperar um amolecimento do time carioca dada a “impossível” virada do “fraco time nordestino”… O Flu vencia em casa por 2×1 quando, aquelas “coisas do futebol” transformaram a festa em pesadelo: segundo tempo de virada em 2×5 para o América. Pode ser a sina de Fred que, mesmo marcando gol, tem sua nova paixão por chocolates (não poderia deixar de fazer a piada…) ou simplesmente é a justiça do futebol para um time que jogou com qualidade e raça e deixou o Fluzão pequeninho.

 

FONTE: Alexandre Cassiano

FONTE: Alexandre Cassiano

Mais um time nordestino fez o estrago, dessa vez no Colorado gaúcho. O Ceará, líder da série B venceu as duas partidas contra o vice-líder da Série A. Nos dois jogos a Carroça desembestada foi melhor e sob o comando de Magno Alves, aos 38 anos, despachou o Inter. Em Porto-Alegre, no primeiro jogo, a grande surpresa da rodada foi o 1×2 do Ceará. No jogo de volta 3×1 Ceará e domínio da partida. Para o Inter, pior que o resultado é a idéia de ter entregado o jogo, pois levou uma equipe fraca e sem alguns de seus titulares.

FONTE: LC Moreira/Futura Press

FONTE: LC Moreira/Futura Press

O pior da noite ficou por conta do Tricolor do Morumbi. Honrando a péssima fase do futebol paulista, que não teve nenhum representante na Libertadores desse ano além de ter como seu campeão atual o Ituano, o São Paulo foi eliminado pelo Bragantino, vice lanterna da Série B. No primeiro jogo, uma digna pelada, o São Paulo conseguiu vencer por 2×1 em Bragança. Na volta o improvável aconteceu: em noite fria e chuvosa na Capital, o tricolor foi encurralado pelo Bragantino. O time de Muricy fez um jogo horrível, talvez o seu pior no ano. Desorganizado e desconcentrado o time errou passes de mais, errou tudo na bola aérea enquanto o Braga era pura raça e determinação e com 1×3 levou de presente à classificação às oitavas.

FONTE: Djalma Vassão/Gazeta Press

FONTE: Djalma Vassão/Gazeta Press

No meio da semana já se espalhava por Porto Alegre o boato de que o Inter abriria mão da Copa do Brasil para disputar a Copa Sul-Americana, que é teoricamente mais fraca e também dá vaga para a Libertadores de 2015. Após a rodada de quarta, essa idéia dominou as pautas nacionais na quinta-feira. Sem admitir que os times tenham perdido deliberadamente (o que me perturba pensar), esse é mais um sinal de alerta em relação à má administração e organização de nossos campeonatos por CBF e Conmebol. É urgente olhar para a Europa e repensar os valores e formatos de cada campeonato.

As mudanças de que precisamos são gerais, passando pelas Federações, por cada clube e seus dirigentes, pelos jogadores e seu bom senso até os árbitros e sua profissionalização. Enquanto isso não chega, damos os parabéns aos times do Nordeste e dos Interiores do país que vêm crescendo ano a ano e podem ensinar muito sobre raça, dedicação, amor à camisa, tática e administração.

 

A Bola que Pariu