VOLTAR

,

21.03.2016

Postado por Raisa Rocha

Vitória do líder!

Lauro Alves/Ag. RBS

Lauro Alves/Ag. RBS

Somos líderes do Campeonato Gaúcho 2016, superiores a todos os outros 13 times que só disputam essa competição oficial nesse primeiro semestre. Acreditando que vamos manter nossa superioridade e fazer valer nossa camisa nas próximas e decisivas fases, essa liderança é, acima de tudo, a oportunidade de jogar o jogo que vale taça em casa e abrir a era de títulos na Arena do Grêmio.

Jogar no Colosso da Lagoa, em Erechim, não é lá muito fácil e nesse Ypiranga 1×2 Grêmio fomos com apenas 4 titulares – Grohe, Fred, Edinho e Ramiro. Vencemos após bons primeiros 45 minutos e alguma dificuldade na segunda etapa. Percebam que já estou confirmando novo representante na lateral direita… Seguindo essa linha, hoje vou me dedicar a falar mais de alguns jogadores.

Marcelo voltou ao seu auge. Que goleiro é Marcelo Grohe! É notório o que ele representa dentro de campo, a segurança que passa pros jogadores e também pra torcida. Incrível como ele é proporcionalmente hor-ro-ro-so com os pés. Pode ter tido uma falha, bem feio o lance, aliás, mas não é exagero dizer que Marcelo “garantiu” o resultado com defesas e boas saídas do gol. Até os tiros de meta dele são tortos, uma lástima, mas não muda o fato: é ídolo, é sensacional e faz tempos que ele vem salvando. Fazem anos!

Ramiro está cada vez melhor fisicamente, como deveria de ser, fez sua melhor partida desde a volta e bom, acho que não erro em dizer que já é o novo lateral direito do Grêmio. Arriscou-se mais no ataque e seus atributos defensivos serão muito úteis no resguardo do setor direito. Aliás, Ramiro é também meu titular no meio – nas ausências de Maicon ou Wallace – e pode até quebrar o galho jogando mais avançado na função do Giuliano.

Marcelo Hermes fez um belo cruzamento no início do jogo, participou do lance do primeiro gol, não mais que isso e continua sem botar pressão no Marcelo Oliveira. Aliás, ele fez bem menos que o equivocado e atrapalhado titular… Tá aí uma posição que gera preocupação. Sem falar na zaga, setor que eu realmente não vou comentar, por motivos óbvios: sem Geromel em campo, nada a declarar!

Também merece destaque o Wallace, que recém retornou, veio com óbvias limitações físicas mas fez muita boa partida. Ele é diferenciado, é pra além do “volante moderno”. Já percebi a diferença na saída de bola – que se com Edinho é telegrafada e quadrada, com ele é redondinha, macia -, uma de suas grandes qualidades. Na cobertura ele ainda precisa de mais físico pra voltar ao seu nível, mas já deu mais segurança pros laterais avançarem. Um dado estatístico: foi o melhor passador da partida, com 61 acertos, o que comprova sua importância pro nosso meio de campo e pro jogo do Grêmio como um todo.

Everton e Pedro Rocha mantiveram suas características: um deles abusado, driblador, elétrico, em muito boa fase e justificando sua vaga no time titular, mesmo que tenha feito segundo tempo apagado. O outro com muita entrega, alguma habilidade, confiança, intensa movimentação, sempre dando opção e com incrível talento para perder diversos gols, marcar outros e se manter como eterna opção no ataque do Grêmio.

Pedro Rocha ainda está voltando de lesão mas fez um belo jogo; marcou um gol, deu assistência pra outro e na parceria com Lincoln infernizou o Ypiranga até o fim da partida. Quero destacar o trabalho do Roger, que tem mostrado habilidade em trabalhar a cabeça dos guris. E também o próprio jogador, que perdeu a titularidade, nos últimos meses se viu em desvantagem na disputa pela vaga e mesmo assim parece ter conseguido transmutar isso em motivação.

Bobô, jogador que eu já saí em defesa, fez boa partida. Quer dizer, bom primeiro tempo somente. Na segunda etapa o time todo parou e ele não fugiu à regra. Não vou ser louca de comparar o que faz Luan com o que Bobô pode dar, mas claramente eu vejo que ele joga de forma a manter o estilo e a movimentação do ataque. Bobô saiu da área em diversos momentos, aperta na marcação, procurou tabelar e dar opção, deu assistências e se mantém como importante jogador no elenco.

Agora, o grande nome do jogo – Lincoln!

O guri de 17 anos não conseguia responder às expectativas de quem o quer como armador e até demorou a aparecer no jogo, mas quando foi pra cima, abriu pelas pontas e entrou na área é que mostrou o seu melhor. E o melhor do Lincoln é esse golaço!

Pede passagem sim, mas na minha opinião, não só na do Douglas. Roger bem que poderia tentar aos poucos o guri na vaga do Giuliano, o que seria uma verdadeira mudança de estratégia ao invés de loucuras com Fernandinho. Ainda não tivemos muitos momentos de Luan e Lincoln juntos em campo, mas me pergunto muito sobre como seriam eles infernizando na frente (como foi Miller e Luan contra LDU) e o pifador armando pros dois. Esse ataque vai render no Brasileirão…

E Lincoln ainda fez mais. Meteu na trave, driblou, chamou pra dançar, apareceu, tentou o gol, mostrou muita habilidade, inteligência e maturidade de jogo e foi junto de Pedro Rocha o destaque. Foram as exceções à regra num segundo tempo bem abaixo.

Pedro Mello/Aguante Comunicação

Pedro Mello/Aguante Comunicação

* Ps especial pras declarações do Lincoln. Ao final do jogo foi perguntado se já estava preparado para ser titular e respondeu, na lata, que não quer estar preparado, que deve trabalhar e quando o Roger achar que é o momento estará pronto. E antes, no intervalo, na interrogação de se já havia feito gol como aquele deu um seco “sim, já” e seguiu vestiário abaixo. A maturidade que mostra em campo parece também andar com o guri fora dele. Fator importantíssimo num futebol de exportação que faz muitos craques se estabacarem pelo caminho.

Sempre que vejo o Grêmio alternativo em campo tenho a impressão de que esse time, por vezes, joga mais que o titular. Por não carregar o peso da comparação com as atuações do ano passado, esse time misto de guris já vem há algum tempo parecendo mais solto, mais pra frente e mais objetivo. As ausências de Giuliano, Maicon e Douglas, por exemplo, agilizam a nossa bola. Sem tanto mimimi de bola pra cá, toca pra lá, me voy para allá, esse time chega no gol com mais facilidade que o titular. Resumindo: Roger, posse de bola não é tudo!

Agora é descansar. A próxima é só domingo, contra o Lajeadense na Arena do Grêmio. Boa semana tricolores!

 

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

A Bola que Pariu