VOLTAR

,

01.03.2016

Postado por Raisa Rocha

Não é hora de se descabelar, vamos Grêmio!

Ducker

Ducker

A próxima semana, os 7 dias que encerrarão dois jogos de Libertadores e um Grenal, todos em casa, já têm sido inesquecíveis sem nem mesmo acontecer. A dor de barriga, o sono interrompido, as músicas na cabeça o dia todo… Tá tendo tudo isso! Será determinante e mal podemos esperar. As coisas não têm andado como imaginávamos, mas agora é a hora do apoio incondicional, de encher a Arena, de cantar até o fim, de acreditar, de empurrar o time mesmo na adversidade, de pular junto em cada bola alçada na nossa área, de não pegar no pé dos jogadores, de acreditar na gurizada. Chegou a hora de tudo isso, menos de desespero.

Passaram-se dois jogos desde a última vez que me manifestei por aqui, uma derrota e uma vitória, ambos de virada. Sofremos 5 gols e marcamos 6. Faziam realmente anos que eu não via o Grêmio com um sistema defensivo TÃO frágil. Mas entro essa semana de cabeça erguida, com receios sim, mas confiante também. Vos digo os porquês!

Em Rio Grande um time misto perdeu para o São Paulo, com direito a virada no final e dois frangos de Grohe. Mas eu acho que o cenário e o desfecho da partida foram muito piores do que os fatos do jogo, do que o Grêmio em campo. Foi jogo pegado, até difícil, e os guris não se apavoraram. Nos portamos bem, criamos, dominamos e tivemos brios, coisa que tá faltando e é sim motivo para se animar. Aliás, Roger não enlouqueceu ao dizer que jogamos “70%” do jogo bem… mas aquele 30% vagabundo foi de apagão e um impressionante Grêmio com total falta de tempo nas bolas aéreas. É mesmo desesperador perceber que o adversário sabe que se jogar a bola na área de qualquer jeito, com zagueiro ou com gandula erguendo, o Grêmio vai bater cabeça.

Já na Arena, contra o Glória, acho que o time titular fez uma bela apresentação, finalmente com evoluções. E ainda falando em brios, tivemos a força necessária pra virar uma vez e ainda desempatar no finalzinho de jogo. Na Copa precisaremos dessa força coletiva e desse tanto de sorte.

Agora, a melhor notícia! Tenho observado que pouco a pouco o time parece chegar mais próximo do ideal físico. Somado ao entrosamento que vai melhorando, a tal da intensidade do tricolor começa a voltar, os meias estão pisando na área e também a marcação tá ficando mais próxima. As coisas parecem estar “voltando ao normal”. O nível das apresentações tem subido, se assemelhado mais aos melhores momentos de 2015.

O time de reservas, o de quarta, àquela altura jogava melhor do que vinham jogando os titulares até então. Vi movimentação e marcação firme. Nos dois casos, na quarta e no sábado, vi um Grêmio muito mais solto com a posse de bola. Deixamos de tanto tocar perto e aos poucos começamos a tentar bolas mais longas, enfiadas, novas movimentações e bom uso das extremidades. Hoje temos mais segundos com a bola no pé porém mais cérebro nas ações. E que seja essa uma tendência, porque aquela imposição das cansativas trocas de passes rápidos não nos levaria a lugar algum.

Mas, claro, nem tudo são flores. E nas nas laterais reside o problema. Nelas abertas e nos cruzamentos que de lá vêm. Marcelo e Wallace Oliveiras contra o Glória ficaram mais resguardados. Bom, se tá difícil ir e voltar, então que fiquem… Pelo menos por enquanto essa é a melhor opção, até porque Edinho (creio que será o titular na quarta) tem muitas dificuldades em cobrir os avanços. Ainda sobre a lateral direita, se Raul não ser utilizado é uma incógnita, Wesley fez boa partida.

Nos dois jogos afrouxamos. Num deles custou caro, no outro quase. Essa pequena “maré” e os “apagões” me preocupam um pouco. Os jogadores estão inseguros e o time por várias vezes se mostra desesperado; ou acelera no ataque ou atrás quer afastar de qualquer forma, dando bola pro adversário. O que fica é que o psicológico do time precisa ser trabalhado urgentemente. A pressão dos 15 anos e desses últimos meses está pesando. E a cobrança vai aumentar. Atenção! De positivo, as posturas tanto jogando fora de casa quanto ao sair atrás no placar contra o Glória.

E agora vamos em frente, tudo é quarta-feira, tudo é Libertadores! Kaio vem mostrando personalidade; Giuliano está melhor a cada jogo; Everton está cada vez mais confortável nesse time; o mito Geromel jogo após jogo só se supera; a dupla de zaga com Fred tem tudo para ser firme; Grohe recuperou a boa forma e é nossa muralha; Luan é sensacional e dispensa comentários; Douglas está mais inteiro (até mais magro) e a boa forma dos seus companheiros também o faz crescer. Ainda no banco tem Lincoln, que no Brasileirão vai fazer tremer os adversários ao lado de Luan; Henrique Almeida que precisa de sequência mas fez gol importantíssimo; Bobô e seu faro de gol; Ramiro que volta a treinar e, claro, Miller Bolaños que finalmente poderá estrear. Temos motivos pra confiar. Te associa, compra teu ingresso e te vejo na Arena.

Ducker

Ducker

 

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

A Bola que Pariu