VOLTAR

,

13.07.2016

Postado por Pamela Souza

100%? SQN

Palmeiras 1×1 Santos – 14ª rodada Campeonato Brasileiro 2016

Ivan Storti/Santos FC

Ivan Storti/Santos FC

O nosso Santos foi ontem ao chiqueirão para a 14ª rodada do campeonato. Aos que diziam que tomaríamos um “sapeco”, o meu sonoro “chupa”. O primeiro tempo não foi lá essas coisas, tivemos mais de 60% de posse, faltou apenas ser mais efetivo no ataque. Como sempre, a bola levantada na área é um tormento desde que me entendo por gente. Tomamos um gol besta e com o que jogamos na segunda etapa merecíamos sair com a vitória.

O Santos começou um tanto quanto, não diria nervoso, mas ansioso. Errando passes curtos. Aos 6’, após escanteio, o mandante abriu o placar. Gabriel estava nervoso no primeiro tempo e levou um cartão bobo, sinceramente pensei que logo tomaria o segundo, mas parece que as broncas de Dorival e Renatinho surtiram efeito no garoto. No segundo tempo jogamos muito melhor, procuramos o gol e aos 10’ ele veio. Gabriel chutou de fora da área e a bola desviou no zagueiro e entrou. Thiago Maia ainda desperdiçou uma chance incrível que poderia ter nos dado a vitória.

Ivan Storti/Santos FC

Ivan Storti/Santos FC

O empate foi ruim? Claro que não! Voltamos ao G4, não deixamos os porcos aumentarem a diferença e como observou Ademir Quintino, das 14 rodadas jogamos 8 fora de casa e no segundo turno, os três primeiros colocados jogarão na Vila Belmiro.

Normalmente não compartilho estatísticas, mas as desse jogo me chamaram a atenção.

Posse de bola: Palmeiras 37% x 63% Santos
Finalizações: Palmeiras 13 x 9 Santos
Cabeçadas: Palmeiras 8 x 4 Santos
Bolas levantadas: Palmeiras 3 x 4 Santos
Escanteios: Palmeiras 4 x 2 Santos
Faltas: Palmeiras 17 x 17 Santos
Passes errados: Palmeiras 24 x 43 Santos
Passes certos: Palmeiras 135 x 252 Santos
Desarmes: Palmeiras 32 x 33 Santos
Roubadas de bola: Palmeiras 9 x 10 Santos
Impedimentos: Palmeiras 2 x 1 Santos
Jogadas pela lateral: Palmeiras 3 x 5 Santos
Linha de fundo: Palmeiras 0 x 2 Santos
Contra-ataque: Palmeiras 2 x 1 Santos

Até então, o time acostumado a jogar de terça feira estava 100% em casa (que de casa não tem nada, já que não são eles que decidem o dia que jogam). Bem, estava. Os números mostram que controlamos bem a posse de bola, desarmamos, chegamos bem pelas laterais, principalmente com Victor Ferraz e que fomos superiores. É óbvio que bola na rede é o que conta, mas como rolou o empate, o números são até relevantes. O que faltou foi aquele último passe certeiro.

Ivan Storti/Santos FC

Ivan Storti/Santos FC

Fugindo um pouco do jogo e pensando no próximo, nosso DM está apenas com Alison, já que David Braz foi relacionado ontem e o pastor Oliveira também estará à disposição de Dorival Jr. para a partida contra a Ponte Preta, sábado às 18h30, na Vila Belmiro. Espero que a torcida compareça, assim como o fez domingo contra a Chapecoense. 10 mil pessoas é o ideal? Ainda não, mas estamos no caminho certo.

Meu Deus, quem diria que eu falaria isso, mas jogos no Pacaembu são necessários com um pouco mais de frequência. Além da renda e público serem maiores, contempla o torcedor paulistano, que é maioria e que para comparecer à Vila tem desembolsado cada vez mais tendo em vista gastos com transporte, alimentação e pedágio (este merece uma categoria à parte, já que está o olho da cara).

Bom, nos vemos sábado na Vila, confiantes de mais uma vitória e de nossa permanência no G4.

Uma última dúvida: por que não comemoraram o gol do Gabriel?! Eles adoram comemorar nossos gols. Só pra lembrar, salvamos o seu centenário.

 

Ler mais da Pam Souza

Ler mais do Santos

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu