VOLTAR

,

08.08.2016

Postado por Arquivo

Devolve essa faixa agora, Neymar

Brasil 0x0 Iraque – Futebol Masculino Olimpíadas Rio 2016

Olê olê olê olá, Marta, Marta…

Se me fosse permitido, queria perguntar aos estrelinhas da seleção o que sentiram ao escutar um Mané Garrincha lotado gritar por Marta. Ou o que sentiram ao serem vaiados enquanto o Iraque foi aplaudido e ovacionado no fim do jogo. Talvez o mesmo que nós, torcedores da amarelinha, sentimos agora. Talvez…

Algumas considerações táticas devem ser feitas.

A individualidade é sim um fator técnico importantíssimo e histórico, tanto que os principais jogadores do futebol se destacaram por ela, que aparece quando a coletividade morre. Mas é evidente a falta de consistência do time. A equipe é separada por três setores que simplesmente não conversam. Simplesmente não têm ligação. Esse 4-3-3 já deveria ter falecido.

A função de um capitão é baseada na liderança, ele é um exemplo a ser seguido em campo e nosso menino Neymar (que ainda não cresceu, de fato) parece nunca ter ouvido falar nos históricos comandos de Dunga, Cafu e até do Lúcio. Pergunto-me se está capacitado a assumir tal responsabilidade, uma vez que é o primeiro a ficar nervoso e o primeiro a participar das brigas durante o jogo (e isso vem desde a partida contra a Colômbia na Copa América de 2015).

Deixo como exemplo um lance em que Gabigol puxou a camisa do goleiro e entrou em discussão com o mesmo. E então Luan deu a bronca para ele voltar a jogar, coisa que passou longe do menino Neymar fazer.

E. SA/AFP

E. SA/AFP

Me devolve essa faixa neymar, ME DEVOLVE AGORA!

A criatividade, característica desses jogadores, não existe nessa Seleção. Não existe o Neymar que tanto brilha no Barcelona, não existe o Gabriel Jesus que acabou com o Cruzeiro, não existe o Gabriel que é o homem gol dos Santos. Esse ataque não funciona. Não chega no objetivo. Pergunto-me porque Luan continua no banco, tem entrado bem.

A zaga foi pouco exigida, nem há muito o que comentar. Zeca até que teve uma boa atuação e destaque para o lateral direito William do Inter, que entrou muito bem e merece a titularidade.

Nosso meio de campo não existe, tanto que o poderoso Iraque dominou esse setor. Aaah! E quero bem esquecer do Renato Augusto, que foi vaiado ao tocar na bola e logo depois errou um gol quase sem goleiro…

Mudando do tático ao emocional, também tenho algumas considerações.

Desçam do salto. Já passou do ridículo. Nunca fizeram nada pela amarelinha a não ser ter jogado nossa honra no ralo.

Se perguntar aos meninos do nosso Brasil o que querem ser quando crescerem a grande maioria irá dizer que jogador de futebol. O sonho é em poder, um dia, representar essa camisa com tanta história, com tanto peso. A paciência acabou. A seleção Brasileira é nossa. É do povo. É feita de samba e pagode. Representem-nos.

Já não há esperanças em classificação pra segunda fase. Que dirá de um ouro… Errou quem pensou que o 7×1 seria um vexame isolado, apenas abriu a porta para seguidos outros… Ouso dizer que o salto está maior que os salários milionários de quem os veste.

Reuters

Reuters

O que pensar da seguinte situação: o brasileiro pinta a cara de verde amarelo, compra ingresso caro, vai com a família cheio de esperanças para o estádio pra simplesmente não comemorar se quer um gol? Puta que pariu!

Mercenários… Mercenários… Mercenários…

Vocês não são nem de longe a nossa querida amarelinha que tanto nos orgulha com as histórias de um passado glorioso. Vocês perderam a noção do que é Seleção Brasileira. Perderam o juízo em não jogar com raça pelos que tanto amam essa camisa. Perderam a essência e vão perder as Olimpíadas dentro de nossa casa.

Conservo minhas esperanças no Tite. É um cara de peito e que impõe respeito. Vejo nele alguém que pode colocar Neymar no banco e trazer um capitão com autoridade e juízo. Se não, já podemos declarar uma nota de falecimento.

É evidente minha tristeza. É claro que perder é normal (e olha que só empatamos), mas desse jeito, sem ao menos lutar, não. Mantenho minhas esperanças, pois sou brasileira. Mas esses garotos já não me representam, simplesmente por não saberem o que é Seleção Brasileira.

 

Ler mais da Bruna Pires

Ler mais da Seleção Brasileira

A Bola que Pariu