VOLTAR

,

03.11.2016

Postado por Letícia Carolinne

Preciso falar de Gilvan

Grêmio 0x0 Cruzeiro – Semifinal da Copa do Brasil 2016

Já sabíamos que tudo estava decidido e na verdade só torcíamos pra ver uma postura diferente ontem. Pelo menos pra mim, essa foi a razão de assistir esse jogo contra o Grêmio. Méritos totais aos tricolores que, sinceramente, fizeram seu papel aproveitando o apagão aqui em Minas e jogando com a torcida no Sul. Sem querer render reclamações, mas já rendendo: senta aqui Gilvan, vou jogar algumas verdades em suas mãos.

Washington Alves

Washington Alves

A primeira delas: eu te convido a voltar ao início desse 2016, que vem sendo ridículo. Começo na contratação de Deivid, que desde a chegada até a demissão não teve o mínimo de aprovação/apoio do torcedor. Você errou, colhemos os frutos com amargas eliminações em Sul Minas e Mineiro e nós o condenamos porque você se acovardou.

Ainda vagando com tristeza por esse 2016 cito as várias contratações sem o mínimo de conhecimento do mercado, a chegada de jogadores que sabíamos desde o início (o que de fato ocorreu) que não fariam nada pelo Cruzeiro além de aumentar a folha salarial: Gino, Pisano e Nazário – o último, inclusive, sequer teve sequência de mais de 5 jogos. Na minha opinião, sua temporada só não foi uma completa abominação nesse aspecto devido ao acerto nas contratações de Lucas Romero, Ábila e Sóbis. Enfatizo Romero, que chegou sob imensa repulsa pela torcida, assim como a primeira barca de gringos, mas esse sim, jogou futebol e mostrou seu valor.

Voltando ainda mais atrás, em 2015, preciso recordar que seu ego nos tirou o estrategista daquele 2013/2014. Perdemos um valioso Alexandre Mattos que vai se sagrar tri campeão Brasileiro mostrando a muitos de nós quem esteve por trás das descobertas de Ribeiro, Goulart e cia.

Caríssimo presidente, eu sinto em lhe dizer que hoje nada me causa mais náuseas e decepção com o Cruzeiro do que relembrar sua passagem. Se não tivéssemos um excelente profissional frente à gestão em 2013 – esse que analisou e nos trouxe os dois melhores jogadores dos títulos, sem contar os outros tantos que se destacaram -, Gilvan, querido (pra não sujar meu texto) nós amargaríamos uma série B em 2012.

Você vendeu o Montillo e fez caixa pra montagem do elenco do Mattos, tudo bem, ponto pra você. Mas se desentendeu com o mesmo e agora, numa oportunidade de ele retornar, não há contato. Você rejeitou Nilmar por ser “muito magro”. Gilvan, você decidiu há pouco tempo que não “precisava” de gestores do futebol e assumiu por conta própria, toda a mesma. Sua passagem é ridícula, inexplicável.

O caixa que teve vendendo um time bi campeão Brasileiro foi o suficiente apenas para o contestado Arrascaeta e hoje diz que o Cruzeiro está endividado desde aquele ano, ainda que houvessem recordes de vendas de camisas, produtos licenciados, ingressos e todo o tipo de material que lotou os cofres. Eu não me conformo com todos os equívocos tão frequentes. Menos ainda com sua teimosia em querer justificar todos esses erros e se manter por cima.

Washington Alves

Washington Alves

Existem muitos fatores que dentro de campo justificam nossa temporada e certamente a maioria lhe envolve. Erros em contratações, erros na escolha de treinadores. Erros até no empréstimo de alguns atletas (Gabriel Xavier). Teve apatia no Cruzeiro? Sim. O Mano prejudicou saindo precocemente? Sim. Mas, como presidente, a maior parcela será sempre sua. E se por acaso tivéssemos nos humilhado em um rebaixamento, certamente seu nome seria uma mancha incômoda na história do Cruzeiro. Tudo o que lhe peço é que trate o Cruzeiro como ele merece.

Eu não sei, não defendo ninguém para assumir, não tenho essa capacidade. Mas pelo o que via de Perrela, com todos os defeitos, ele tinha um traço torcedor; um desejo de ser campeão, uma gana pra fazer história e é por isso que ele sempre será referência. Repito: eu não o defendo, não estou exigindo que retorne, só estou dizendo o que aconteceu, lembrando as boas temporadas e os títulos que assistimos com ele. Mas você não, você tem muito a caminhar para reverter esse processo. Ainda que diga que foi Bi campeão, houveram erros e, principalmente, você tem que dividir méritos com muitos.

Minha esperança mora numa análise dessa temporada deplorável somada à preparação pra fazer um 2017 vencedor. Você nos deve satisfações, Gilvan. Nós lotamos estádio, inflamos o bolso de vocês com ingressos, camisas e eventos e não somos retribuídos. Lembrem-se: o Cruzeiro é nosso, é apenas nosso. Acalmemos os ânimos e busquemos a vitória pra anular qualquer chance de rebaixamento. Esperamos e exigimos um 2017 melhor.

 

Ler mais da Letícia Carolinne

Ler mais do Cruzeiro

Ler mais da Copa do Brasil

A Bola que Pariu