VOLTAR

, Futebol Feminino

01.12.2016

Postado por Renata Figueira de Mello

Elas saem de férias sabendo que não será fácil…

Barcelona X Rosengard- AndressaXMarta fotofcbarcelona

fcbarceona

Pois é… Essas duas colegas de seleção serão adversárias diretas nas quartas-de-final da Copa dos Campeões da Uefa, em março do ano que vem. Andressa pelo Barcelona, da Espanha, Marta pelo Rosengard, da Suécia. O Rosengard, de Marta, vem de um vice campeonato em uma liga já consagrada, por isso leva um certo favoritismo, mas os dois jogos (ida e volta) pelas quartas de final prometem emoção e qualidade em 2017.

O sorteio das partidas pelas quartas de final da Champions League aconteceu na última sexta-feira (25/11) e trouxe outros 3 desafios com datas marcadas.

sorteio @Getty Images for UEFA

@Getty Images for UEFA

Jogos de ida nos dias 22 e 23 e de volta 29 e 30 de Março de 2017

Fortuna Hjørring (Dinamarca)  X  Manchester City (Inglaterra)

Rosengård (Suécia)  X  Barcelona (Espanha)

Wolfsburg (Alemanha)  X  Lyon (França) – atual campeã

Bayern München (Alemanha) X Paris Saint-Germain (França)

page

O Manchester City, atual campeão inglês de futebol feminino, terá pela frente outro time que traz uma brasileira em ascensão: Tamires, do Fortuna Hjørring. São duas equipes com futebol equivalente e que dividem as opiniões dos especialistas sobre quem tem mais chances.

Lyon XWolfsburg foto UEFA

UEFA

Lyon e Wolfsburg se reencontram já nas quartas de final, depois de terem feito os duelos mais emocionantes das fases classificatórias. Era a aposta de muitos torcedores para a final do torneio. Agora fica cada vez mais difícil. Mas o Lyon é quem defende o título e teoricamente tem mais chances de chegar à decisão.

psg.fr  Bayern X PSG

foto psg,fr

No duelo entre Bayern de Munique e Paris Saint Germain a parada também é dura. Na Valais Cup do ano passado a equipe alemã venceu, mas a decisão foi nas cobranças de pênaltis, o que também já mostra o equilíbrio entre os times. A holandesa Vivianne Miedema, do Bayern, vive um momento excepcional, mas o PSG, por sua vez, mesmo perdendo diversas jogadoras importantes na última temporada, tem um elenco de qualidade e muito unido.

Façam suas apostas!

emily  O tempo

O Tempo

A estréia de Emily à frente da seleção

Enquanto isso, aqui no Brasil, a nossa seleção – sem Marta – participa semana que vem da Copa Caixa Internacional de Seleções de Futebol Feminino, que acontece nos dias 7, 11, 14 e 18 de dezembro em Manaus, na Arena da Amazônia. As seleções do Brasil, Rússia, Itália e Costa Rica começam a desembarcar na capital amazonense neste final de semana, dias 3 e 4, para iniciar treinos de adaptação ao gramado da Arena.

Bom para o futebol feminino que o torneio internacional de seleções se mantenha. A Copa de Seleções acontece desde 2009 e o Brasil foi campeão de seis edições, menos a de 2010, quando o Canadá ficou com o título, ao fazer a final com o Brasil e vencer. Ano passado a competição aconteceu em Natal e a seleção brasileira venceu o Canadá por 3 x 1, garantindo o hexacampeonato.

Só pena que seja tão longe, porque será a primeira oportunidade para conhecer, de perto, o trabalho da nova técnica da seleção brasileira. É a estréia da primeira técnica mulher da Seleção Brasileira Feminina, a paulista e ex-jogadora Emily Lima. O primeiro desafio será a Costa Rica (7/12), depois: Rússia (11/12) e Itália (14/12), tendo a missão de chegar ao sétimo título na competição.

Das 23 representantes do Brasil, 13 disputaram os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Além de Thaisa e Camila, que participaram dos Jogos, outras três campeãs da Copa do Brasil, pelo Corinthians, também integram a lista: a goleira Letícia e as atacantes Nenê e Chu – esta, artilheira da competição. Millene, centroavante do Rio Preto e maior goleadora do Campeonato Brasileiro feminino deste ano, com 10 gols, também foi chamada.

Group E - Brazil vs Spain

Entravision

Marta, que promete aparecer como espectadora (já que está em férias no Brasil), justificou sua ausência, explicando que já havia negociado com o antigo técnico Vadão e que também entrou em contato com a atual treinadora para conversar e acertar um merecido período de descanso.

– Eu participo do torneio desde a primeira vez que realizamos no Brasil. Eu achei realmente que este poderia ser um ano que eu poderia descansar depois de fazer uma temporada de janeiro a dezembro. Eu chego no treinamento atrás das minhas companheiras na pré-temporada. Questão mesmo de necessidade e depois de 10 anos ter um período de férias como as outras colegas. Estive conversando sobre isso na gestão anterior (Vadão). Eu também expliquei e conversei com a nova treinadora Emily – afirmou Marta.

Claro que acompanharemos tudo e vamos manter nossos leitores e leitoras informados!

Ler mais do Futebol Feminino

Ler mais da Seleção Brasileira

A Bola que Pariu