VOLTAR

,

11.01.2017

Postado por Caroline Araujo

O primeiro dos nove

1960 foi o ano em que o Palmeiras conquistou o Brasil pela primeira vez. O campeonato brasileiro ainda era denominado de Taça Brasil, sendo a primeira competição nacional de futebol do país a conceder ao vencedor o título de Campeão Brasileiro. A competição reuniu 17 campeões estaduais, dentre eles o Palmeiras, Campeão Paulista de 1959.

Reprodução

Reprodução

A taça Brasil de 1960 foi dividida em três fases, todas disputadas em formato mata-mata. A primeira fase aconteceu com os clubes divididos em quatro grupos: Grupo Nordeste, Grupo Norte, Grupo Leste e Grupo Sul. Na segunda fase, os vencedores dos grupos Nordeste e Norte disputaram o título de campeão da Chave Norte e os dos grupos Leste e Sul o da Chave Sul. Sendo assim, a última fase foi disputada entre os  campeões das Zonas Sul e Norte e os representantes dos estados de São Paulo e Pernambuco, inscritos diretamente nesta fase. O Palmeiras entrou como representante de São Paulo, já na terceira fase do campeonato.

O primeiro duelo do alviverde paulista foi contra o Fluminense, que se consagrou campeão da Chave Sul. A partida não trouxe a vitória esperada pelos alviverdes, o jogo terminou sem gols para os dois lados e a espera pelo segundo jogo foi ainda com uma maior ansiedade. A segunda partida contra o Fluminense foi no maracanã, a torcida compareceu, os jogadores entraram em campo com a missão de vencer… e conseguiram. Aos 44 minutos do segundo tempo a vitória chegou pelos pés de Humberto. O Palmeiras avançava para a final ao lado do Fortaleza.

O Palmeiras estava na final e próximo de conquistar pela primeira vez o título de Campeão Brasileiro. O sentimento era de euforia misturado com alegria, ansiedade e uma louca vontade de voar no tempo para saber o resultado dos jogos… ninguém segurava os palmeirenses, o Palmeiras sabia que aquele ano seria verde.

Reprodução

Reprodução

O primeiro jogo da grande final foi em Fortaleza. Os palmeirenses voaram até o Nordeste em busca do sonho e, como guerreiros, enfrentaram o Fortaleza dentro de casa, em um estádio que só se ouviam os gritos do adversário. Porém, é nas mais duras adversidades que os melhores guerreiros são vitoriosos…. e assim foi. O Palmeiras saiu com a vitória fora de casa por 3×1. Três vezes gritaram gol, três vezes sentiram, pela primeira vez, a taça se aproximar das suas mãos. E, mais de 50 anos depois, sinto o arrepio que percorreu os jogadores e torcedores naquele dia. O segundo jogo, o último passo para o tão sonhado título, foi no estádio do Pacaembu, 40 mil torcedores alviverdes lotaram as arquibancadas, todos unidos pelo mesmo amor, pela mesma ansiedade e, acima de tudo, pela mesma vontade de sentir aquela taça em nossas mãos, digo “nossas mãos”, pois cada palmeirense, desde os mais velhos até os que estão acabando de nascer passaram por aquele estádio, naquele dia. Todo Palmeirense sabe o que é ser Palmeiras. E naquele dia foram Palmeiras, foram gloriosos! Além de conquistarem a vitória no segundo jogo, conquistaram com goleada. Zequinha, Chinesinho, Romeiro, Julinho, Cruz e Humberto marcaram os gols de um inesquecível 8 a 2. O Palmeiras ganhava ali o seu primeiro título de Campeão Brasileiro. O primeiro de uma história de glórias, o primeiro título do maior campeão nacional!

Reprodução

Reprodução

 

Por Carol Araújo

Ler mais do Palmeiras

A Bola que Pariu