VOLTAR

,

20.02.2017

Postado por Raisa Rocha

Muita calma nesta hora

Grêmio 1×1 São José – Campeonato Gaúcho 2017

Agora sim. Batemos os 5 jogos oficiais na temporada e de agora em diante é que da pra começar a dizer alguma coisa efetiva sobre o Grêmio. Ou não, visto que o que NÃO tivemos foi continuidade para o time titular. Por lesões ou escolhas da comissão, cada jogo é uma novidade.

O resumo da opera, até o dado momento, leva o gremista a avaliar o início de 2017 como mediano pra ruim, passando pelo nível do preocupante. E eu me incluo nesta. Mas… ainda mantenho a racionalidade e precisamos ponderar algumas coisas antes de supervalorizar o empate de atuação fraca no jogo de ontem:

007 Grêmio - Lucas Uebel Grêmio FBPA3

1. Faltou Luan. Faltou Douglas. Bolaños não é armador e, salvo o gol e a baaaita jogada do primeiro tempo (que golaço seria!), jogou pouco coletivamente porque não encontrou seu espaço em campo, nem parceiros pras jogadas de aproximação. Everton não sabe jogar pelo meio e pouco acrescentou. Sem seus organizadores o time não conseguiu ter ou tocar a bola, menos ainda criar com qualidade para a definição a gol.

2. O desentrosamento perante tantas alterações no time base já era de se esperar. Muita calma nesta hora.

3. Wallace já foi e Jaílson precisa jogar mais se quiser manter a titularidade. Arthur seria minha aposta pro próximo jogo, quando Maicon não jogará por suspensão. Na fila ainda temos Kaio e Michel.

Ah, Maicon foi tirar satisfações com a torcida. Eu entendo a birra de quem esteve em campo e viu o lance, mas em hipótese alguma faria o mesmo em pleno Gauchão, quinto jogo do ano, as coisas ainda muito longe de estarem nos seus devidos lugares… Porém, sendo ele o capitão, pega mal e sinaliza um alerta: o que anda tão errado a ponto de causar este destempero no jogador que há menos de dois meses atrás era todo amor?

Sobre Lincoln, não se iludam. Espero estar errada, mas acho que não.

Por favor, Renato, se queres que teus laterais joguem bola na área, treine o bendito do fundamento do cabeceio. Claro, se isso for o mais adequado prum ataque que não passa dos 1,70 metros de altura…

007 Grêmio - Lucas Uebel Grêmio FBPA2

O Grêmio esteve muito afoito, errando passes curtos e antecipando a decisão nas mesmas jogadas que, num passado recente, seriam trabalhadas com calma. O time marcou mal, não executou as linhas e correu de mais. E é isto o que me preocupa; ter a bola e não acalmar o jogo, não rodar, se atirar pro ataque de qualquer jeito e ver o Geromel desesperado tentando armar. Um amigo juventino me disse “tem que fazer o gol logo”. Isso eram 29 minutos de jogo. A minha resposta foi um simples “Não! Não tem que”.

007 Grêmio - Lucas Uebel Grêmio FBPA1

O resultado foi de certa forma justo. O São José não se entregou ao Grêmio, suportou a nossa pressão (mal executada) no primeiro tempo e fez a sua, nos assustando. Depois do gol o tricolor parou e por mais que o Zequinha não tenha forçado, merecia o resultado. Temos uma semana inteira pra trabalhar. Que ninguém mais quebre uma unha sequer. Aceito que seja aos poucos, mas o que eu quero é simplesmente ver um Grêmio jogando bem, encaixado, consciente e seguro em campo como o gigante que é.

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Gaúcho

A Bola que Pariu