VOLTAR

, , Futebol Feminino

12.03.2017

Postado por Raisa Rocha

Estreia à la Imortal das gurias do Grêmio

Pode ser na várzea, no botão, na rua, no gramado ou no salão. Na rádio, ao vivo ou um VT. Crianças, homens ou mulheres, estamos falando de futebol. E eu convido vocês a seguirem comigo a máxima de estar com o Grêmio aonde o Grêmio estiver.

001 Feminino - Lucas Uebel Grêmio FBPA4

E a estreia no Campeonato Brasileiro Feminino A1 2017 foi ao estilo Imortal Tricolor. O gol da vitória veio aos 48 minutos finais contra o segundo colocado do ranking nacional, com direito à torcida presente, feliz e hino ao final do jogo do CT Aírton Pavilhão!

Dentro das expectativas, pouca repercussão no Rio Grande do Sul. Acompanhei via Rádio Tabocas FM, local de Santo Antão, Pernambuco, o que reduz os aprofundamentos táticos. Que assim seja, seguimos na missão de dar visibilidade às mulheres nas diversas alçadas futebolísticas.

O desafio era dos grandes, mas nada que assustasse tanto. O pouco tempo de treinamento (4 semanas) é um entrave em todo o futebol, no mundo inteiro. Mas o trabalho feminino do Grêmio está em seus primórdios em todos os aspectos e a equipe acaba de ser formada porque é também a Seleção Gaúcha, um projeto idealizado no final do ano passado pela Associação Gaúcha de Futebol Feminino. Quem escolheu as melhores jogadoras do último Campeonato Gaúcho foi a nossa técnica, a Patrícia Gusmão.

001 Feminino - Lucas Uebel Grêmio FBPA3

A forte chuva neste domingo prejudicou a qualidade do gramado com pontos empoçados. Mesmo assim, como o time da casa, as tricolores tentaram tomar as rédeas da partida, o que não foi tarefa fácil. O tricolor das Tabocas, o Vitória de Santo Antão, é um time já estruturado, hepta e atual campeão pernambucano. O jogo seguia movimentado, as duas equipes procurando espaços, mas aos poucos as pernambucanas começaram a predominar as ações, assustando nossa zaga e acumulando faltas a seu favor.

Segundo a transmissão dos visitantes, a arbitragem pendia um pouco para as donas da casa e, com o andar da carruagem, perdeu o controle da partida. Mais uma vez, nada que diferencie tanto assim os fatos do futebol feminino com os do masculino… Tamires e Rafaela foram as jogadoras do Vitória que mais tiveram seus nomes pronunciados. Findado o primeiro tempo, um 0x0 positivo.

001 Feminino - Lucas Uebel Grêmio FBPA1

Outro ponto legal da transmissão foi a troca de figurinhas com a Jessica Maldonado, nossa conhecida da Rádio Grêmio Umbro, que no intervalo bateu um papo sobre os assuntos não só das mulheres do Grêmio, mas do nosso Imortal e Rei de Copas que joga a Copa Libertadores da América este ano, as novas contratações e as expectativas da torcida pra este 2017.

No segundo tempo o Vitória veio com sangue nos olhos. Sem conseguir escapar pro ataque ou acalmar o jogo as gremistas continuavam parando tudo nas faltas e angariando cartões amarelos (parece que o juizão esqueceu o vermelho em casa, que deveria ter sido usado).

Renata, conheçam o nome da goleira tricolor. Esta semana ela foi destaque por ter sido a primeira mulher registrada no BID na história do Grêmio. E neste primeiro jogo oficial precisou trabalhar várias vezes e honrou as nossas cores fechando a meta.

001 Feminino Reprodução1

No todo o Vitória seguia melhor, sem significar que o tricolor gaúcho não tivesse seus momentos. Dos 20 minutos em diante as gurias retomaram e começamos a forçar no ataque, causando envolvimento da torcida presente. Aliás, quanto mais o jogo avançava, mais eu lamentava não poder assistir à partida. Era um tal de lá e cá dos bons. Pode ser que seja somente aquela ênfase característica das transmissões de rádio, pode ser que futebol feminino não seja tão chato assim…

As duas equipes continuaram se jogando até o final. Aos 43′ o Grêmio meteu bola na trave sem goleira e parecia que tudo ficaria no empate. Só que não! Estamos falando dum time de façanhas, imortal. Karina, formada no rival, sabe disso muito bem. A camisa 10 e capitã é uma das mais experientes do elenco, já jogou pela Seleção e participou de todas as jogadas de ataque. Para coroar, tirou a goleira pra marcar o gol da vitória nos acréscimos e foi eleita a melhor da partida!

001 Feminino - Lucas Uebel Grêmio FBPA6

As jogadas ofensivas e as conclusões a gol parecem carecer de aperfeiçoamento. Ainda é cedo, mas a estreia foi boa e, se representar o Grêmio é responsa, é ainda maior num contexto de obrigatoriedade. A cobrança por resultados é mania de brasileiro e vencer sendo mulher é ainda mais significativo, pois favorável para que nosso time feminino se estabeleça cada vez mais forte.

Parabéns gurias e vamos tricolor!

001 Feminino - Lucas Uebel Grêmio FBPA5

 

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Futebol Feminino

Também não deixem de conhecer e apoiar nosso manifesto pelo futebol feminino clicando na imagem.

DáBolaPraElas_FINAL - Cópia

A Bola que Pariu