VOLTAR

,

16.03.2017

Postado por Raisa Rocha

Grêmio seguro

Brasil 1×1 Grêmio – Campeonato Gaúcho 2017

Parece que a Libertadores ligou o Grêmio. Jogadores, torcedores, o tricolor inteiro estavam“só por este dia”, como dizemos. Depois da estreia com 2×0 fora de casa, de volta ao Gauchão pra um jogo encardido, em Pelotas, no Bento Freitas. Apesar do empate, o time foi muito bem mais uma vez, principalmente no primeiro tempo. Passadas as lesões, o jogo começa a encaixar. Chegaram novos e bons jogadores, o elenco está praticamente fechado, mas, o mais importante: no time titular não se mexe. E Renato tem ido muito bem com o grupo.

lucas uebel4

Foi um começo de jogo perfeito. Não sei se foi o Brasil que marcou o Grêmio ou se foi o Grêmio que empurrou o xavante. O tricolor ia tranquilo procurando os espaços num campo lotado de jogadores atrás da linha da bola. Entrosamento é sinônimo de futebol e de Grêmio nesse momento de março. O imortal seguia soberano e num escanteio o Brasil empatou, no cantinho do Leo, não sei se Grohe cataria, mas o guri com a camisa 20 demorou pra cair. Foi de Gustavo Papa, num cabeçaço, matador formado no Grêmio, 37 anos, mais de 100 gols pelo Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, onde joga desde 2012.

Na segunda etapa o Grêmio foi mais, foi maior, mas o que define são as bolas na rede e terminou com uma pra cada lado, graças a Eduardo Martine.

O jogo foi pegado, violento, Daronco já no primeiro tempo perdeu o comando quando antes dos 15’ de jogo ficou de conversa longa. O segundo tempo foi porrada, o que acabou com a movimentação ensandecedora do nosso ataque.

lucas uebel3

Luan e Bolaños juntos não tem como dar errado. Ainda tem o Pedro Rocha. E o Ramiro, que tem sido monstruoso e não serei repetitiva.

Thyere é uma confirmação. Não se apavora com as dificuldades de ser zagueiro do Grêmio e fez outro bom jogo, de desarmes precisos e ótimo posicionamento. Michel vem mostrando muita categoria e agora aguardo por mais de seus atributos defensivos.

Tanto quanto Léo Moura melhora a cada jogo (exceto nas cobranças de falta, apenas pare!) o Marcelo Oliveira é cada vez mais ineficaz. O melhor é mesmo que ele não suba, mais atrapalha do que ajuda, mas é impressionante a falta de intimidade com a bola. Já o lateral direito tem feito grande dupla com Ramiro e me lembra do Zé Roberto, tamanha disposição física, tática e mental durante as partidas. Baita contratação!

Barrios entrou bem, novamente. Ainda não chegou nenhuma bola na feição pra ele nesses três jogos, mas em cada um deles o paraguaio deu pelo menos uma pifada. Tenho gostado muito da movimentação e postura de combate que vem mostrando. É sempre o mais avançado quando o time está com a bola, um nove verdadeiro. Porém, quando perdemos a posse, ele vai firme pra marcação da saída, logo menos alguém vai entregar a paçoca. Além de apertar, vai até o campo de defesa recuperar bola e ajudar na marcação, igualmente ao que tem feito Bolaños.

Miller tomou o terceiro amarelo e desfalcará o time por convocação, quatro jogos no total. É a hora e a vez de Lucas mostrar serviço. Pro time é bom, faz tempo que sabemos que nos faltam alternativas ao esquema principal. Everton poderia ter marcado na sua primeira bola, que deu de cara na trave, e de resto não foi bem. Renato vem ganhando minha confiança e me surpreendo a cada dia mais, justo eu, que sempre fui do time que o qualificava como “não técnico”…

De qualquer forma, anseio mais pela confirmação de Gata Fernández. Isso porque a falta de Douglas é um problema grave que será sentido mais fortemente a partir de agora. Explico:

lucas uebel2
O que fazem Luan e Miller é muito desgastante, não tem como bancar 90 minutos com toda essa movimentação que vem compensando a ausência do 10 e o buraco que se criou no meio. Por mais que driblem, encarem os marcadores, chutem de fora, estejam em todos os lados, se apresentem pras jogadas e por diversas vezes façam passes geniais, é preciso um cara que ocupe o meio e faça so-men-te isso. Renato fez golaço na entrevista, avisou que não botou Gata porque sequer o rapaz sabe o nome dos companheiros. Nada mais coerente. Logo menos ele vai entrar e que o dito na apresentação se torne verdadeiro: que Gastón Fernández honre a 10 do maestro.

 

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Gaúcho

A Bola que Pariu