VOLTAR

31.05.2017

Postado por Pamela Souza

Quando foi que nos tornamos “dois”?

Há tempos a discussão sobre mais jogos no Pacaembu é pauta de conversas entre os torcedores, porém, no último mês os nervos estão mais aflorados e o tema vem dividindo cada vez mais a torcida santista.

Que nossa casa é a Vila Belmiro, isto é indiscutível, porém, mandar mais jogos no Pacaembu faria com que o clube perdesse sua identidade? Óbvio que não. Sempre fui defensora ferrenha de nosso alçapão, porém é preciso olhar de uma forma um pouco mais ampla e pensar grande.

Foto  Blog do Odir Cunha

Foto Blog do Odir Cunha

Alguns dizem que de nada adianta trazer os jogos à capital paulista, pois os custos são elevados e o público não seria de 30 mil torcedores em todos os jogos, outros dizem que jogar em Santos para quatro mil pessoas não dá. Ambos estão corretos! Por isso é preciso equilibrar. Subir a serra se faz necessário para que tenhamos sim, um público maior do que temos hoje na Vila, até porque, para atrair novos patrocinadores os números são relevantes, mas jogar em nossa casa também é importante, pois em Santos nascemos e não podemos simplesmente abandoná-la.

Quando os jogos são na baixada, é discutido o valor gasto pelo torcedor que mora na capital, com gasolina, pedágio, estacionamento, alimentação e ingresso, que pesam e muito. O que não acontece em São Paulo, para a maioria o bilhete único resolve, e a gratuidade que não há para idosos e crianças em nossa casa, encontramos por aqui. Porém, temos que concordar que, quando escolhemos torcer pelo maior do mundo sabíamos qual era seu endereço, portanto, utilizar-se somente deste argumento não é válido.

Para os torcedores da baixada santista, sair do bar e entrar no estádio conta bastante. Quantos amigos já vi na porta do templo sagrado dizendo não ter um real no bolso para o ingresso, mas a mesa do bar estava cheia de garrafas de cerveja?

Foto Pamela Souza

Foto Pamela Souza

Há um comodismo de ambas as partes, há quem não desça a serra, há quem não suba e há também aqueles que trocam as arquibancadas por uma mesa de bar. O que estamos esquecendo é o foco principal, o SANTOS FUTEBOL CLUBE, é apoiar incondicionalmente e para isso é preciso estarmos unidos com um objetivo em comum e parar de dividir a torcida entre baixada e capital. Somos todos torcedores do maior time da Terra! Paremos de ofender os amigos em publicações nas redes sociais e passemos a pensar juntos em algo que realmente possa contribuir com o time. Lembrando que as eleições são logo ali, em dezembro, e você, está com seu programa de sócio em dia? Que tal participar efetivamente da vida do clube e decidir nosso futuro? Não adianta querer apenas mudar o mundo pelo Facebook, é preciso mais, é preciso ir ao estádio, conversar com os amigos, apoiar o time e saber a hora e como cobrar.

Ler mais da Pam Souza

Ler mais do Santos

A Bola que Pariu