VOLTAR

,

08.06.2017

Postado por Marcela Ferroni

Revés do revés

Vasco 2×5 Corinthians – R05 Campeonato Brasileiro 2017

Clássico interestadual, na casa do adversário, este vindo de derrota, time sem quatro titulares absolutos: Balbuena, Rodriguinho, Fagner e Romero, elementos para deixar o resultado positivo mais difícil à primeira vista.

Mas o Corinthians foi cirúrgico, soube muito bem aproveitar as chances que teve, apesar da bobeada no início do segundo tempo, em dez finalizações acertou a meta 50% das vezes, o que rendeu uma vitória surpreendente.

()  SPO

No primeiro tempo finalizou apenas duas vezes e marcou dois gols. O primeiro foi marcado aos três minutos, após passe de Arana para Marquinhos Gabriel, que com um belo chute de primeira abriu o placar, aproveitando a oportunidade como titular (dessa vez, vai?).

Após o primeiro gol, o Vasco mandou na partida por algum tempo, mas não teve efetividade, aí o Corinthians equilibrou o ritmo. Passou a ser um jogo rápido, a posse de bola dividida entre as equipes, até que num contra-ataque bem armado, um passe milimétrico de Marquinhos Gabriel rendeu um belo gol, fruto da calma e boa fase de Jô, que driblou o goleiro e o zagueiro e mandou tranquilamente para os fundos da rede.

()  SPO

Construímos um excelente resultado para no intervalo pensar estratégias para manter a vantagem e levar os três pontos, mas no início do segundo tempo, o revés do futebol deu as caras de forma inesperada, tomamos dois gols em bolas aéreas em dois minutos (!), os dois dele: Luís Fabiano, no primeiro Cássio saiu mal do gol (pra variar) após cobrança de falta perto da área, no segundo Pablo perdeu de cabeça, uma raridade, após bola alçada da lateral.

O time sentiu o baque, passou a sofrer muita pressão, jogando só defensivamente, mas conseguiu reagir, e num revés do revés voltou à frente do placar, em passe de Clayson, estreante como titular, para Maycon marcar, também em jogada de contra-ataque.

Dessa vez quem sentiu e muito foi o Vasco, que abatido não conseguia levar perigo, sendo assim, Clayton após um minuto em campo marcou o quarto gol do Timão, após assistência de Jô e nos acréscimos ainda conseguiu marcar o quinto dessa vez em cruzamento de Pedrinho.

Nesse jogo, diferentemente dos demais, o Corinthians fez muitas faltas, levou três cartões amarelos. Talvez pela característica do adversário que jogou ofensivamente e com velocidade a maior parte do tempo. Mas também mostrou um poder de reação surpreendente, conseguindo calma para seguir em frente, sem afobação, diante de um cenário reverso imposto em pouco tempo.

Carille mexeu bem no time, apesar de substituições seis por meia dúzia, como dizemos no mundo da bola, quem entrou foi importante para renovar as energias e liquidar de vez a partida. Jadson foi substituído por Giovanni Augusto, Clayson por Pedrinho e Marquinhos Gabriel por Clayton.

Marquinhos Gabriel jogou muito bem, sendo dele o primeiro gol e a assistência para o segundo, Clayson também foi importante, tirou a marcação de Marquinhos no primeiro gol e deu passe para Maycon marcar, já Clayton a última substituição, apesar de pouco tempo em campo, anotou seus dois primeiros gols pelo Corinthians.

()  SPO

Que continuemos assim, as substituições entrando bem, sendo peças de reposição à altura num campeonato longo, mantendo os pés no chão diante das limitações técnicas do time, mantendo também a maturidade que nos fez enfrentar a adversidade e sermos exitosos e o papel tão bem desempenhado ontem pelo técnico. Mas não nos esqueçamos de que ainda precisamos de reforços, principalmente na zaga e na lateral direita.

Agora é aguardar o jogo entre Chapecoense e Grêmio para sabermos se continuamos na primeira colocação, lembrando que depois da goleada nosso saldo de gols foi ampliado, então só a perderemos se a Chapecoense derrotar o Grêmio por três ou mais gols de vantagem, outro revés?

 

Fotos de Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Ler mais da Marcela Ferroni

Ler mais do Corinthians

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu