VOLTAR

,

16.06.2017

Postado por Raisa Rocha

Ao infinito e além!

Fluminense 0x2 Grêmio – R07 Campeonato Brasileiro 2017

O caso é de amor, o momento parece um sonho, mas é tudo verdade. E o tricolor carioca é a grande prova viva, a grande vítima deste Grêmio implacável. Em menos de um mês, em 26 dias, Grêmio e Fluminense se enfrentaram três vezes. O total, 7×1 para os gremistas em três bailes. Se os cariocas são fregueses, o das Laranjeiras é o melhor. E o Maracanã é nosso!

Dois a zero, dois de falta. O Grêmio deitou e mereceu com sobras. Tá jogando muito, seja na Arena, fora de casa, de zero, de goleada, de qualquer jeito.

O jogo nem tinha começado direito e do meio da rua Edílson meteu os três dedos do pé direito na bola, golaço.

Luan discutiu, botou a bola no braço, não deixou Edílson bater e provou o porquê.

Pelo segundo jogo seguido Renato repetiu a formação com um meio povoado. Não gosto de jogar com Michel, Maicon e Arthur. Não por serem três volantes, mas por não ver essa necessidade de encaixar o capitão, que está longe do 100% e por deixarem o setor embolado. Maicon e Arthur gostam de trabalhar a bola, tem qualidades similares e por vezes atrasam um pouco a transição do time.

Aliás, o jogo foi bastante lento, embaçado e com poucas chances de gol. O tricolor tá malandro e com o gol cedo soube controlar o Fluminense na sua própria casa. Sem ressalvas, o Rei de Copas tem jogado com muita experiência e sobriedade, está quase sem graça!

Teve até gol de empate do Fluminense com Rycharlison, totalmente impedido e anulado. Mas, apesar deste acerto, o juiz esteve atrapalhado a partida inteira. Diria que favoreceu o Grêmio em alguns momentos, mas errou feio em sonegar cartões ao Fluminense, que bateu de todos os jeitos. Aliás, assinalou absolutamente nada numa entrada criminosa de Lucas, que poderia ter quebrado a perna do Luan no meio.

fluminense x gremio rafael ribeiro framephoto estadao conteudo3

Rafael Ribeiro/Framephoto/Estadão Conteúdo

Barrios faz falta e Luan jogando mais adiantado não é a melhor opção. Mas isso é coisa pequena, longe de ser um problema. A fase é excepcional e além do futebol primoroso, é tudo resultado da força do elenco e do esquema de jogo do Grêmio. É triste perder Barrios e Léo Moura no mesmo jogo, mas quem entra não prejudica, pelo contrário. Por exemplo, Edílson por Léo Moura: diferentes, cada um com suas armas para somar e quem ganha é o time. Como diz o clichê, Renato vem tirando o melhor de cada jogador.

Demorou bastante pro Grêmio encaixar, toda a primeira parte do ano – o Campeonato Gaúcho. Mas agora, chegamos no ponto de dizer que temos 14 ou 15 titulares. Barrios é titular, Everton vem retomando a confiança, por mais que eu não goste do Fernandinho ele segue aí, o time tem qualidade pra se adaptar ao Gastón, Léo Moura pode ir pro meio, Miller deve encontrar seu lugar, Oliveira voltará querendo mostrar serviço e etc. As opções são muitas e independente da escolha do Portaluppi, tudo está funcionando!

fluminense x gremio 1

Os números são impressionantes, nos últimos 9 jogos venceu todos e passou 7 deles sem sofrer um gol sequer.

Na defensiva não passa nada, absolutamente nada. É notável a forma como os jogadores ocupam todos os espaços e como Geromel e Kanemmann estão sempre no lugar certo pra afastar. A melhor dupla de zaga do Brasil tem sintonia perfeita, nunca erra o bote, está sempre bem posicionada e a cobertura quase nunca falha. A compactação do time pra defender é absurda, o Fluminense não concluiu uma sequer de dentro da área e sempre que perdemos a bola tinha alguém pra morder.

A realidade é uma só: enquanto vierem na Arena pra se defender, vão cansar e vai ruir. Se tentarem atacar, ninguém nem nada passa e tem contra-ataque mortal no lombo… difícil enfrentar o Grêmio!

É um time que marca, morde, fecha espaços, ataca, rasga a bola, tem contra-ataque mortal, jogadores habilidosos, faz gol de cabeça, de bola parada, de pé em pé, não rifa uma bola, joga pelo drible e pela posse de bola – na sua melhor concepção.

Se estamos no auge? Não, ainda há muito a evoluir, este não é o topo. A cada dia, a cada rodada vivemos o jogo mais importante. E as semanas que seguem serão as mais importantes das nossas vidas.

fluminense x gremio tabela

 

Foto de capa: Futura Press

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu