VOLTAR

,

05.06.2017

Postado por Raisa Rocha

Grêmio e Vasco fazem jogaço na Arena!

Grêmio 2×0 Vasco – R04 Campeonato Brasileiro 2017

Aliados fora de campo, Grêmio e Vasco fizeram um jogaço de dois grandes, de Série A. Depois de humilhações em série, hoje o Vasco tem um bom time, bem treinado. E ganhar jogos difíceis como este são essenciais pra quem quer taças.

Antes que eu me esqueça, 24 mil torcedores fizeram uma baita de uma festa na Arena do Grêmio neste domingo. Que cantoria! Ignorando a chuva, o frio e a crise, a alma castelhana ecoou pra garantir os 9 pontos, apenas 1 atrás dos líderes.

Renato conseguiu montar um time que joga a vida a cada jogo. Mais uma vez o Grêmio foi forte e impôs seu ritmo, brigando por cada bola com foco e empenho.

A defensiva tricolor tem chamado a atenção pela formatação aproximada, compacta e com muita imposição física, sem ser violento. O Vasco conseguiu quebrar nossas linhas na velocidade, se colocando de maneira mais espaçada em campo e acertando passes rápidos, fazendo nossos marcadores correrem atrás do lance. A noite foi de dois times encurtando o espaço do jogo.

Só que Cortez esteve inspirado. Jogou muito, defendeu como um verdadeiro lateral e atacou em grande parceria com o Pedro Rocha. Os dois já foram flagrados em outros jogos tendo um tête-à-tÊte e o entrosamento melhora a cada partida. Pode não ser jovem, já tem 30 anos, mas me parece estar no auge da sua forma física. Fininho, vem correndo muito, subindo e voltando com vigor. Em um momento, perdemos a posse na meia cancha e pela direita de ataque abria um jogador vascaíno, sozinho. Bruno Cortez deu o pique e como um louco alcançou o lance e fechou o espaço.

gremio x vasco - lucas uebel gremio fbpa1

Na jogada aérea continua sobrando gente. Mas isto é coisa do futebol, em todos os continentes. Em dois escanteios Paulão assustou e num deles quase acertou o único canto possível.

O Vaxcão da Colina marcou de perto os nossos principais jogadores e a bola queimou por boa parte do jogo. Pro gol sair era preciso um algo especial, de classe, de genialidade. Enquanto não acontecia, muitos recuos na tentativa de ficar com a bola no pé. Até que aconteceu o esperado com Geromel, o maior de todos, que sofreu  pênalti! Barrios pegou a bola e largou uma patada, na veia, que ninguém pega. 1×0 pro Grêmio aos 38’, merecido!

Fim do primeiro tempo com uma bela vitória parcial.

gremio x vasco - lucas uebel gremio fbpa2

Barrios foi buscar uma bola colado à lateral, na altura do meio de campo. O paraguaio segue em grande fase, mostrando que tem bola e que ser centroavante não é só banheira. E também mostra que está muito bem fisicamente. Foi o destino quem preparou as coisas pro cara – não deu pra jogar no Palmeiras porque era seu caminho vestir as cores do Grêmio, e está voando!

Pedro Rocha esbanjou de novo, saindo em velocidade na cara do goleiro e por trás da zaga. Participativo como sempre e tirando bola na risca do escanteio foi aplaudido, mas na noite de hoje não balançou as redes.

As mesmas dificuldades e os erros no passe final seguiram na segunda etapa. Se o empate carioca tinha lá suas chances de ocorrer, o tricolor gaúcho queria matar o jogo. Luan sempre que conduzia a bola e limpava o campo não encontrava alguém bem posicionado. Arthur não conseguiu ser tão decisivo e justamente hoje errou dois passes cruciais: duas vezes ele recebeu no contra-ataque e errou os passes pra um Luan no meio da área, pronto pra matar as bolas que não chegaram.

Ás vezes o tricolor jogou feio e deixou o Vasco ter algum espaço. Por momentos trouxe receio, como o Kannemann se expondo e tentando fazer o time sair, por exemplo. Era preciso arrumar o meio.

E Renato entrou em cena.

gremio x vasco - lucas uebel gremio fbpa4

Michel fez um baita jogo, baita mesmo! Com posicionamento, marcação e técnica ele sabe jogar, tá seguro e caiu como uma luva a dupla com o Arthur. Mas esta foi a noite da volta do Maicon, que entrou aos 33 minutos, na saída do Barrios. Como se não bastasse, voltou também o Edílson na do Ramiro. La Gata, a seguir, substituiu Arthur.

Tá certo que todos ficaram menos de 20 minutos em campo e já pegaram os outros jogadores cansados, mas Edílson e Maicon melhoraram o time e ajudaram a controlar o meio. O placar era perigoso e ambos não acusaram qualquer falta de entrosamento ou de tempo de jogo. Edílson desarmou e botou o corredor direito sob sua tutela, como de costume. Maicon carimbou algumas jogadas de ataque e participou do lance do gol do Luan com um toquinho de classe. Pra fechar, Gastón Fernández voltou pra casa com uma assistência na conta (te liga na jogada!).

Luan foi destaque mais uma vez. Desarmou, voltou pra ajudar, tentou de fora da área, apareceu de centroavante e tanto tentou que ganhou o merecido gol pouco antes do apito final. ]

Descontrole de arrepiar os pelos na Arena do Grêmio, com seus recém completados 150 jogos! 150 também são os jogos de Renato como técnico do Grêmio. E Geromel também cravou as 150 vezes que honrou o manto. E são agora 50 gols do Luan, sendo 29 no nosso estádio, aonde é o seu maior artilheiro até o dia de hoje.

Nos próximos dias tem Miller Bolaños e Marcelo Oliveira. Que baita time tem o Grêmio, que torcida tem o Grêmio, que baita vitória e que belo problema tem o Renato pela frente, heim?

 

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu