VOLTAR

,

17.08.2017

Postado por Raisa Rocha

O Hexa é realidade!

Grêmio 1×0 Cruzeiro – Semifinal da Copa do Brasil 2017

Foi dada a largada! Pelo menos por uns dois ou três dias conseguiremos dormir e pensar em trabalho, ir ao mercado, no preço da gasolina, no senado e na democracia brasileira. Foi superado o primeiro round da luta de copeiros por mais uma final da Copa do Brasil. E deu a lógica, deu Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o melhor time do Brasil neste 2017, da melhor e maior torcida do Rio Grande do Sul.

gremio x cruzeiro - ducker2

O jogo começou da maneira esperada, com o Grêmio praticando toda a sua arte e indo pra cima de um Cruzeiro sufocado que, durante toda a partida, não conseguiu encarar o imortal de igual pra igual. No segundo tempo quem teve a bola foram eles, sem conseguir chegar perto da área, uma posse de bola burra que só se fez porque o Grêmio assim permitiu. Sem sequer dar cruzamentos pra área, não vi nem Sóbis, nem Thiago Neves, nem ninguém. E não adianta, pode ser em Minas, no Sul, no Brasileiro, na Copa do Brasil, em amistoso, aonde for, que o Cruzeiro não consegue jogar contra o Grêmio. Assim como o seu rival, Atlético-MG.

gremio x cruzeiro - lucas uebel4

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A maturidade e a consciência com que jogam o tricolor é impressionante. Se for pra fazer resultado e se o adversário permitir, vamos ao ataque. Se não permitir, vamos insistir até furar. Se for preciso esperar, este time defende-se com soberania e sem nunca deixar de buscar uma brecha. Sim, o Grêmio sabe contra-atacar como poucos, mas se engana quem enxerga somente isso a cada vez que balançamos a rede vindo de trás. Não, não é contra-ataque, é bote! E foi assim que furamos a retranca.

Objetivo e letal, que ataque tem o Grêmio! Que jogadores temos, senhoras e senhores! E que homem é este tal de Lucas, o Barrios. O paraguaio se entrega, vai atrás dos zagueiros, se movimenta, faz triangulações e parede, está sempre na hora e no local certo pra empurrar pra rede. Já é um dos artilheiros da Copa do Brasil com 5 gols e tem tudo para ser o matador master da bagaça toda. O gol do jogo veio aos 45′, no espírito copeiro, bem quando já se lamentava um intervalo em empate. Era feita a justiça ao que rolava em campo pelos pés dele, que largou um “calma, calma, estou aqui”, ao melhor estilo dos melhores atacantes do mundo.

gremio x cruzeiro - luiz munhoz estadão conteudo1

Luiz Munhoz/Estadão Conteúdo

Renato é um homem iluminado, sempre foi. Como jogador, como treinador, em tudo o que faz na vida. E neste 2017, tem tido mais sorte do que juízo. Longe de mim desejar o mal ao capitão Maicon, não é sobre nada disso que se trata esse raciocínio. Aliás, aos gremistas que comemoraram a lesão do jogador, tenham dignidade e se desculpem ao universo por ato tão pequeno. Mas, como disse, o Grêmio tem tido sorte nesse caso. O meio de campo com Michel e Arthur é intocável e na cabeça do Portaluppi também deveria ser. O que jogam os dois é uma barbaridade e ontem foram supremos, ambos. Desarmam, fecham, cobrem, acalmam o jogo, armam jogadas, aceleram, passam… Que qualidade, que meia cancha, que jogadores têm o Grêmio!

gremio x cruzeiro - lucas uebel6

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Falando em dupla… Meu Deus, eu somente te agradeço por estar viva no mesmo espaço de tempo que Pedro Geromel e Walter Kannemann. Venceram todas. Que homens, que zagueiros, que seriedade, que respeito à camisa do Grêmio, sua história e sua gente! Anularam toda e qualquer esperança de ataque do Cruzeiro que, repito, mal chegou perto da área. A lesão de Geromel é de causar lágrimas. O mínimo tempo da ausência é de um mês, um mês nessa época de decisão quarta-feira sim e outra também… Já vimos em Brasileiro o Kannemann jogando por dois… Bressan, meu filho, que a mística tricolor te inunde e te guie.

gremio x cruzeiro - lucas uebel7

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Pra finalizar a sessão de destaques, Luan. Rapaz… ele tava bem louco ontem! Gastou a bola (como sempre), humilhou os marcadores que tentaram lhe tirar a redonda (como sempre), esteve no lance em todos os momentos que o Grêmio teve a posse (como sempre), foi no campo de defesa começar jogo (como sempre), deu passe milimétrico (como quase sempre), participou do lance do gol (já sabe, né), mordeu a saída de bola como se fosse a primeira vez (e que não foi a última!) e mostrou, novamente, porque Romildo precisa vender a alma e manter o guri até dezembro.

gremio x cruzeiro - lucas uebel5

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Grohe foi importante em um par de momentos, um deles na finaleira da partida. Paulo Victor é uma ova! Cortez esteve mais contido, mas fez bom jogo e é o dono da lateral. Edílson ainda precisa de muito para chegar ao seu melhor (olha o Léo Moura, Renato!). Ramiro não jogou bem, errou muito e tem todos os méritos e créditos para gastar, vamo Ramirinho! Pedro Rocha foi marcado de perto, mas o guri é pic* e, mais uma vez, foi primordial no gol marcado.

O jogo foi digno de semifinal de Copa do Brasil, digno das grandezas e do histórico de Grêmio e Cruzeiro, os maiores campeões da competição. Na saída da Arena eu comentava entusiasmada que foi muito bom o resultado ter sido de apenas 1×0. Por quê? Porque é preciso que alguns torcedores se lembrem que este não é um jogo qualquer, que é uma semifinal de Copa e que não é assim sair amassando todo mundo. Jogo encardido, difícil, com poucas chances de gol, com um segundo tempo onde demos a bola para eles e jogamos com o regulamento e com o relógio.

O time de Mano Menezes deu o seu melhor e fez o que pode contra um Grêmio que vive fase espetacular e, jogando fora de casa, conseguiram segurar a desvantagem mínima. Enquanto isso, pro nosso lado, a vantagem é enorme. Não sofremos gol em casa e, pelas palavras de Renato: “Se conseguirmos um gol lá, o Cruzeiro precisará fazer três. Teremos que jogar com muita inteligência. Em uma decisão, qualquer vantagem é vantagem. Já fizemos um gol aqui. Respeitamos o Cruzeiro, que é uma grande equipe, mas o Grêmio está preparado para jogar em qualquer lugar contra qualquer equipe”.

E em Belo Horizonte o Cruzeiro vai precisar do gol, irá se abrir e o Grêmio irá encontrar as redes. O Grêmio está preparado, pra o que der e vier, e nós queremos a Copa!

 

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu