VOLTAR

,

03.08.2017

Postado por Jaqueliny Botelho

Pelo fim do discurso que naturaliza os recentes fracassos do Flamengo

Santos 3×2 Flamengo – R18 Campeonato Brasileiro 2017

Não sei o quão estou decepcionada com o Flamengo após a grande expectativa no início da temporada. Após a imensa maioria postular o rubro-negro como um dos favoritos em todas as competições que disputaria ao longo ano veio a primeira decepção, a eliminação prematura da Taça Libertadores. A partir daquele momento, o Brasileiro viraria obrigação.

Gilvan de Souza/Flamengo

Gilvan de Souza/Flamengo

Não sei em que momento passamos a naturalizar derrotas. E quando digo derrotas me refiro também aos empates, só sei que isso não é Flamengo e nunca foi. Todo esse conformismo não faz parte do DNA do urubu guerreiro. Enquanto guerreamos discutindo de quem é a culpa, o Flamengo vai se distanciando cada vez mais da ponta do campeonato e nem vale a pena ter a confiança de que os rivais irão tropeçar se não estamos fazendo o nosso papel.

Difícil citar um jogador que não tenha errado nos últimos jogos, o time vem de uma sequência de erros coletivos e individuais. E vai além dos 11, estamos errando também, e principalmente, no conformismo; falta raça, o maior patrimônio rubro-negro, chega a ser desanimador olhar esse time no papel e não o ver engrenar.

Ontem perdemos mais uma, dessa vez para o Santos. Chegamos a estar à frente do placar na metade do segundo tempo e conseguimos a proeza de deixar eles empatarem e depois virarem o jogo. Tem aquele ditado de que a bola pune e parece que esse Flamengo ainda não aprendeu, mesmo falhando em uma sequência de jogos. Ontem, mais uma vez perdemos gols inacreditáveis e desperdiçamos a oportunidade de liquidar a partida. Quem não faz, leva.

E como leva… ainda mais com a deficiência que temos na zaga. Lendo meus últimos textos notei que venho sendo repetitiva, mas é incrível como o Flamengo vem cometendo os mesmos erros e não tem um filho de Zico para chegar e falar: galera, bora aqui, chega desse erro, vamos corrigir! Muito pelo contrário, enquanto o time erra temos um Presidente que acha que a torcida está “perseguindo” jogadores e que eles merecem proteção.

Erros individuais ocorreram nas últimas partidas e não isento ninguém, nem as estrelas do time. Como já citei, é tarefa difícil citar um nome que não tenha errado e é isso o que me incomoda. O Flamengo segue tropeçando nas próprias pernas e caindo sozinho.

Como disse o Galinho, em reportagem para o Globo Esporte:

– Todo jogador que vai jogar no Flamengo deveria conhecer a história do clube e da torcida. A torcida não pede gênios, pede que o cara lute, corra, tenha garra. Não foi à toa que o Rondinelli se tornou o “Deus da Raça”. Aconteceram alguns resultados e a torcida cobra, e todo jogador tem que saber que se a torcida está cobrando, ele deve ficar satisfeito, porque ninguém cobra de quem não pode dar. Eu adorava quando me cobravam, porque os caras estavam preocupados, sabiam o que eu podia dar. O Flamengo é diferente por isso, espero que os jogadores entendam. Flamengo não é time de passagem, para fazer currículo. É time de conquistas. E quanto mais você valoriza em números cada um, mais a torcida vai cobrar. A gente sabe que este ano entramos na competição podendo disputar o título. E os jogadores têm que mostrar que estão em função da disputa do título. Se vai ganhar ou não é outra coisa. É essa mentalidade de conquista, de “eu quero ganhar, eu posso ganhar”, que tem que levar para dentro do campo a cada jogo.

A raça está em falta. Sabemos que temos uma lista de jogadores técnicos e que fazem a diferença e um lance. Mas a vontade de ganhar, tá em falta… Nós, como torcida, de certa forma ficamos apreensivos quando nos deparamos com um Flamengo sem a cara de Flamengo, com meias vontades. Tenho repetido fervorosamente: não somos medianos!

Que a torcida não tenha receio de cobrar. O Clube de Regatas do Flamengo é nosso, é do povo! Sem desculpas, arbitragem, “desgastes”, ausências de jogadores. De nada adianta ficar esbravejando com o mundo e não resolver um problema tático na defesa, por exemplo. O próximo jogo será no domingo, contra o Vitória, logo cedo às 11 horas da manhã. Vamos ver se no turno matutino o time joga de olhos bem abertos. Já estamos cansados de vexames!

Vai pra cima deles, queremos raça!

Saudações rubro-negras!

 

Ler mais da Jaqueliny Botelho

Ler mais do Flamengo

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu