VOLTAR

,

11.09.2017

Postado por Marcela Ferroni

O Futebol é de TODXS, o Corinthians também

Santos 2 x 0 Corinthians – R23 Campeonato Brasileiro 2017

O que poderia ser melhor do que voltar a vencer após a pausa de 14 dias no campeonato, num clássico estadual e abrir novamente 10 pontos de diferença em relação ao segundo colocado? Nada! Mas, infelizmente, isso não aconteceu…

Na temporada, foi o primeiro clássico perdido pelo Corinthians e com o time titular, exceção à Guilherme Arana (voltou a sentir dores após treinar normalmente durante a semana), substituído por Marciel.

()  SPO

O jogo foi bastante bom, com chances de gol para ambos os lados. O Santos não apostou na retranca como fizeram os adversários que saíram vitoriosos frente ao Corinthians, mas impôs seu ritmo e conseguiu dois gols na defesa menos vazada do campeonato. Aliás, esse era o confronto das defesas menos vazadas e nesse quesito Vanderlei se deu bem. Cássio também evitou que o placar fosse mais elástico e mais uma vez justificou sua convocação para a Seleção Brasileira.

Mas o que podemos perceber após três derrotas em três jogos no returno é que o esquema de jogo do Corinthians ficou manjado e os adversários aprenderam a neutralizá-lo, cabendo agora ao nosso técnico (em processo de renovação de contrato) promover alterações. Tempo não lhe faltou para repensar padrões de jogo, esquemas táticos e etc…

()  SPO

O que também não podemos esquecer é que o Campeonato parecia fácil demais e, sendo assim, não tinha “cara” de Corinthians. Ser Corinthians é ser sofredxr, lutadxr, valente, guerreirx e persistente. A vantagem conquistada no primeiro turno é mérito dessa equipe que não pode ser menosprezada agora ou relegada novamente à quarta força ou somente à aspirante à vaga na Sul-Americana ou o que quer que seja. A “gordura” tem sido queimada aos poucos, mas ainda existe, e esse talvez foi o jogo para aproveitar a vantagem conquistada e então perder, o que num clássico seria natural, nos jogos anteriores não. Pode estar aí um início de descontentamento; perder em casa para times que lutam contra o rebaixamento após a sequência histórica de invencibilidade é algo inexplicável.

()  SPO

Mas temos que manter a confiança nessa equipe, que pode nos fazer esquecer um pouco a sina de sofredorxs ao fim do campeonato, talvez só lá…

Foto: Bruno Teixeira Rolo

Foto: Bruno Teixeira Rolo

Para finalizar, mas não menos importante, o futebol é o esporte mais democrático do mundo, gostamos de falar e ouvir essa máxima, mas temos que vivenciar isso também. Sou corinthiana, sofredora graças a Deus e sou MULHER, como as outras setoristas desse blog. Temos a paixão por esse esporte e por nossos times do coração, presentes em nossas vidas, e queremos como torcedoras, jogadoras, jornalistas, árbitras e assistentes vivenciar do futebol plenamente, sem discriminações, sem sabatinas (quem sendo mulher nunca se deparou com perguntas do tipo “defina impedimento” ou “diga a escalação de seu time”?), sem ofensas… QUEREMOS RESPEITO e que o futebol realmente seja de todos, como o Corinthians nasceu para ser, nas palavras de Miguel Battaglia, sócio-fundador e primeiro presidente do clube, “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”. Façamos juntxs, então!

Foto: Marcos Ribolli

Foto: Marcos Ribolli

PS: Último parágrafo motivado por insultos em redes sociais sofridos por uma de nossas setoristas d’A Bola que Pariu, mas não só, afinal todas estamos expostas a esse tipo de abordagem em múltiplos espaços pela paixão pelo futebol ou pelo simples fato de sermos mulheres.

 

Fotos de Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Ler mais da Marcela Ferroni

Ler mais do Corinthians

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu