VOLTAR

,

10.09.2017

Postado por Jéssica Mendes

Nada de novo sob o sol

São Paulo 2 x 2 Ponte Preta – R23 Campeonato Brasileiro 2017

É amigos, mais uma vez levamos um chapéu. E o que aconteceu ontem no gramado do Morumbi fez com que nada se alterasse na tabela, ao menos nas duas últimas posições, dali pra cima só depois do último jogo da rodada para sabermos. Fato é que parece que o São Paulo está grudado na casa dos 20 e poucos pontos, há um mês ultrapassamos a marca do vigésimo ponto, HÁ UM MÊS, e ainda estamos com míseros 24.

Por sorte, o campeonato é equilibrado (não na ponta de cima, infelizmente), uma vitória pode colocar um time que está beirando a zona de rebaixamento no G6, e vice-versa. E este fator é o que nos permite sonhar em escapar da degola após a 38ª rodada, só esse, porque se levarmos em consideração a situação psicológica e uma perspectiva de melhora da equipe são-paulina em campo, já podemos decretar aquilo que não vou dizer o nome.

Em paz a gente já sabia que não seria, mas levamos o jogo com certa tranquilidade durante  os 60 primeiros minutos, aproximadamente. Tivemos ampla posse de bola, embora sem finalizações de perigo no primeiro tempo, a não ser pela magistral cobrança de falta de Hernanes. Uma pintura do profeta do (no) Morumbi! O cara desse nosso campeonato. Se o São Paulo ainda tem chances de permanecer na série A em 2018 o mérito é desse cabra arretado.

Paulo Pinto/saopaulofc.net

Paulo Pinto/saopaulofc.net

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro, o tricolor dominando e uma aparente serenidade, que se validou logo, com cabeçada do estreante Bruno Alves em falha de Aranha, ampliando o placar e nos tirando momentaneamente da zona de rebaixamento.

Doce ilusão. O respiro de alívio (natural ao vencer em casa por 2×0 e estar quase na metade da segunda etapa de partida) teve prazo de validade, e após a expulsão de Jucilei em lance de pênalti, aos 18′, a Ponte converteu e marcou seu primeiro. O São Paulo, ~ pra variar ~ se abalou, isso sem contar a desvantagem numérica, que acabou expondo e alterando nosso esquema tático.

Foto: Sergio Barzaghi/ Gazeta Press

Foto: Sergio Barzaghi/ Gazeta Press

O empate era questão de tempo, estava programado. Todos os mais de 42 mil são-paulinos presentes no estádio mais os milhões não presentes já esperavam que isso aconteceria, era a consequência natural pelo rumo que tomava a partida. E aconteceu. A virada não veio por pouco.

Mais uma vez não conseguimos segurar um simples resultado dentro de casa. Mais uma rodada na zona de rebaixamento, mais um jogo que poderia ser tranquilo se transformou em caos. Mais uma vez a torcida encheu o Morumbi e saiu frustrada… Ainda teremos mais algumas chances, mas até quando poderemos escapar, não se sabe.

Ler mais da Jéssica Mendes

Ler mais do SPFC

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu