VOLTAR

,

12.10.2017

Postado por Raisa Rocha

Amargo regresso

Grêmio 0 x 1 Cruzeiro – R27 Campeonato Brasileiro 2017

Nunca foi fácil para o Grêmio. Nunca será. Foi bom enquanto durou a ilusão do melhor Grêmio que você já viu jogar, mas ela sai de campo pra entrada da realidade. É a hora da camiseta, é a hora da torcida.

Depois de 10 dias de treinamentos e uma saudade imensa de ver o tricolor em campo, voltamos à Arena pra pegar o Cruzeiro, pelo menosprezado Brasileirão de 2017. Apesar da folga, o que não cessaram foram os desfalques – a média da temporada tem sido de, mais ou menos, pra cada retorno, duas novas baixas. E nosso Renato, lindo de camisa rosa em apoio à campanha de prevenção ao Câncer de mama, foi obrigado a experimentações, entrando com um Grêmio diferente novamente, de alguns retornos e outras novidades. O que não funcionou como o planejado.

gremio x cruzeiro br - lucas uebel4

Durante a semana visitei o sempre excelente Flickr do clube e vi fotos do Marcelo Oliveira treinando. Pensei de pronto que “ihh, lá vem ele”. E veio. No final das contas, foi o Oliveira um dos que se destacou em campo. Jogou bem, quer dizer… aquele seu jogo que bem conhecemos, de muita vontade e dedicação às três cores, alguns acertos meio sem querer, chegando até a arrancar aplausos da torcida (o que faz se ter uma noção do nível de atuação dos outros 18 jogadores de linha). Fechou a noite totalmente atrasado na cobertura do lance de gol do Cruzeiro.

Michael Arroyo fez o seu melhor jogo até então com a tricolor. Não que ela tenha sido um Messi contra o Equador, duas voltas na Terra longe disso, mas começa a aparecer sua qualidade com a bola no pé, nos tiros livres, a malemolência e um maior entrosamento e dedicação ao time. No segundo tempo, já perdendo no placar, saiu pra entrar o Everton. Pega a esquerda, Miky, pega que ela tá facinha!

gremio x cruzeiro br - lucas uebel5

É de se celebrar o jogo razoável que o Jaílson fez, visto o péssimo 2017 do guri. Arthur fez o primeiro mau jogo desde a sua estreia, lá no início de fevereiro. O craque tentou carimbar e carregar o time pelas suas pernas tortas, mas transpareceu cansaço e saiu de campo mancando (mais orações nos aguardam). Pesados devem ter sido os treinamentos da turma da CBF…

Na briga pela uma vaga que resta pra Copa, Portaluppi deu chance a Jean Pyerre. Perdido, acrescentou pouquíssimo ao meio de campo, o setor mais afetado, o x da questão, o cerne do problema do tricolor nessa altura da temporada (que horas Luan volta?). Patrick entrou no segundo tempo e na desorganização do gol sofrido, não conseguiu grandes êxitos.

Quando o Grêmio muito cruza a bola na área, como fez ontem, é porque tem algo errado. Não por acaso, a incidência aumentou desde a infeliz combinação da saída do Pedro Rocha + lesão do Luan. O fato é que Edílson jogou mais de 10 vezes a redonda pra dentro, com uma única resultando em conclusão perigosíssima do Everton, que parou em defesa brilhante do goleiro Rafael (àquela altura, o jogo ainda estava empatado).

gremio x cruzeiro br - lucas uebel1

A melhor zaga que você respeita esteve em campo, mas nem eles saíram ilesos. Geromel desarmou e jogou com a classe de sempre. Kannemann foi o cão de guarda bravo e aguerrido de sempre. Mas ambos sentiram o peso da confusão nas linhas do time e o argentino errou por centímetros o corte na assistência que deixou Sóbis na cara de Grohe. Nosso goleiro ainda teve tempo de salvar em outras oportunidades que viriam a piorar a derrota.

Fernandinho foi Fernandinho. Não o culparei pela bola perdida no contra golpe do gol deles, acontece, é do jogo e o mau encaixe do time foi muito mais determinante pro desenrolar do lance do que a entrega da posse. Mas sim o criticarei pelo gol perdido dentro da área, com a bola na perna canhota (a que deveria ser a boa), com tempo para ajeitar o corpo e pensar, ainda no primeiro tempo.

gremio x cruzeiro br - lucas uebel3

Lucas, pobre Barrios, sozinho, isolado, uma ilha em campo. Correu, tentou apertar goleiro e zagueiro, tentou subir e fazer parede, triangular, mas não recebeu uma sequer. Aliás, recebeu e guardou, mas estava em impedimento. O gol do Cruzeiro derrubou a carapuça de que o Grêmio poderia estar minimamente organizado e pra botar mais um nervoso, na saída de Arthur (sentiu o tornozelo), entrou o Beto da Silva. E aí sim a coisa ficou pior, jogamos os últimos 10 minutos com dois definidores em campo, Beto e Barrios.

O jogo em si foi bastante péssimo, um primeiro tempo inteiro sem praticamente nada de criação ofensiva, nem de Grêmio, menos ainda de Cruzeiro. E a apresentação gremista me lembrou de uma situação que muitos de vocês já devem ter vivenciado, a do aprendizado de um novo idioma:

Nas aulas, nos exercícios, em casa e cantando músicas tudo parece bem, você repete e acerta a pronúncia, entende o que escuta, jura acompanhar e ter a capacidade de formar novas frases. Até que chega o momento em que você é jogado numa situação de conversação. Bate o desespero e cada palavra sai solta, quebrada, sem conexão ou lógica completa. E assim vi o tricolor em campo; tocando bola, ciscando e girando sem conexão entre os jogadores, sem o ritmo, a intensidade, a aproximação e a criatividade de outros tempos.

gremio x cruzeiro br - lucas uebel6

Faltam 3 jogos e 13 dias pro jogo que importa. Que longos e tensos dias nos aguardam! O time titular e ideal há tempo, muito tempo, já não pode ser escalado e os ajustes parecem ainda distantes. Pedro Rocha não volta. Luan precisa voltar (e segue o mantra: Luan, Luan, Luan!).

Ah, e Renato avisou: aquele futebol não se retoma, é a hora de conseguir resultados. Traduzindo: é a hora de pesar a camiseta! É a hora da torcida e vamos Grêmio, pra cima deles, que volte o Gremismo!

 

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu