VOLTAR

,

13.10.2017

Postado por Roberta Pereira da Silva

Ensaio sobre a cegueira?

Ponte Preta 1 x 1 Santos – R27 Campeonato Brasileiro 2017

Dez pontos de diferença separam o Santos do primeiro colocado. Se balizarmos apenas nas análises dos “espertos” da telinha e do rádio, não há motivos para o peixe estar em segundo lugar. Tampouco sonhar com a taça. O discurso qualifica a equipe como fraca, sem vontade de vencer o campeonato, apática, etc, etc e etc. Diante de tais afirmativas, sempre fico com várias dúvidas: meu coração inebria o olhar e me impede de ver a real situação do time? Ou de fato o Santos somente é reconhecido pelos vários raios que insistem em cair na Vila? Há duas rodadas atrás o time da Turiassu, mesmo estando em quarto lugar, era o time a bater o líder. Mas este mesmo time perdeu para o “fraco” Santos. Aí, corre a galera analista a refazer os cálculos e suas afirmações, tentando encontrar justificativas para desqualificar o Santos.

Fotos Santos IIa

O time “desmerecido” tem 13 vitórias, 9 empates e 5 derrotas. Tal desempenho não é suficiente? Quando é campeão do Campeonato Paulista, a retórica é “só ganha o Paulista”. Na Libertadores, foi o único time invicto até a eliminação dramática por apenas um gol, mas não estava entre os possíveis campeões. Em 2016, terminou o campeonato em segundo lugar com um desempenho extraordinário. O empate de ontem fez com que houvesse uma enxurrada de comentários como os listados acima. Portanto, sou inteiramente grata à BOLA QUE PARIU por me proporcionar o espaço de fala, um espaço onde posso compartilhar com os demais torcedores(as) algumas problematizações e questionamentos quanto à retórica oficial e sobre a forma como o Santos é “enxergado”.

Não estou aqui afirmando (como o zagueiro do fair-play) que a mídia é torcedora do time que está na liderança, contudo, é fato que o Santos televisionado não é o Santos que acompanhamos diariamente. Assim, mais do que nunca vou seguir os passos de Ricardo Oliveira, que declarou ao final da partida entre Palmeiras x Santos, pela 26º rodada do Brasileiro, que “a forma que vão enxergar o Santos é o que menos importa”. Este será meu mantra daqui pra frente… Não se trata de se contentar com pouco, mas se as análise estão corretas, o Santos deveria estar lutando contra o rebaixamento.

Fotos Santosa

Na partida de ontem a equipe da baixada foi superior e teve chances espetaculares de gol, mas segundo palavras de Bruno Henrique o campo não foi molhado, o que dificultou as finalizações. Quanto à postura de Levir em não fazer alterações, bem, quem havia no banco? Não sei se foi tão equivocada a atitude do professor.

Matheus Jesus, uma máquina disputando as bolas, com vigor mesmo nos últimos minutos da partida, sob um calor de rachar… Isso sim foi uma falha da diretoria, não tê-lo inscrito para a Libertadores. A defesa tem se mostrado muito consistente e a volta de Lucas Lima dá outra cara ao time. O gol saiu no finalzinho do primeiro tempo. Bruno Henrique bem que tentou, mas foi só.

Como torcedora gostaria que os astros da bola e dos céus auxiliassem, mas 10 pontos são 10 longos e distantes pontos, não há matemática que dê conta.

 

O título é humilde alusão à obra Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago.

Fotos de Marco Galvão/Fotoarena/Lance

Ler mais da Roberta Pereira da Silva

Ler mais do Santos

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu