VOLTAR

03.10.2017

Postado por Mariana Moretti

Um gigante chamado Morumbi

Em 1952, a campanha Pró-Estádio liderada por Cícero Pompeu de Toledo, ex-jogador tricolor e presidente do São Paulo, almejava a construção do maior estádio particular do mundo, na zona ainda inabitada do Morumbi. No mesmo ano se iniciou a concretização do sonho, projetado pelo arquiteto Vilanovas Artigas, que levou 18 anos para sua conclusão.

Acervo Folha de S.Paulo - Estádio do Morumbi em 1970

Acervo Folha de S.Paulo – Estádio do Morumbi em 1970

No dia 02 de outubro de 1960, o São Paulo abriu as portas para a inauguração parcial do Morumbi, ainda sem o anel superior, vencendo o Sporting de Lisboa com um gol de Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho, que veio a batizar os gols feitos com o famoso “mergulho de cabeça”. O São Paulo Futebol Clube conquistaria em 2006 o tetra campeonato brasileiro nos gramados do Morumbi, sob comando de Muricy Ramalho.

Crédito: SPFC.net - O fabuloso vestindo a amarelinha saúda nosso escudo

Crédito: SPFC.net – O fabuloso vestindo a amarelinha saúda nosso escudo

O Morumbi não é apenas um estádio, mas um sonho concretizado, um monumento símbolo da cidade paulista e um local de grandes vitórias, não apenas para o Tricolor, mas para a Seleção Brasileira. Atualmente é um exemplo de democratização dos jogos de futebol, com ingressos a preços acessíveis, onde a torcida tem sido a grande protagonista do campeonato.

Crédito: SPFC.net - Estádio lotado como nos dias atuais

Crédito: SPFC.net – Estádio lotado como nos dias atuais

Ler mais da Mariana Moretti

Ler mais do SPFC

A Bola que Pariu