VOLTAR

25.11.2017

Postado por Tainá Moraes

Aos 7 irmãos que se foram

25 de novembro de 2007. Se você é torcedor do Esporte Clube Bahia irá lembrar dessa data, irá lembrar da dor e de como aquele dia foi complicado para a nação tricolor. O Baêa estava disputando a Série C naquele ano, o time buscava o acesso para a segunda divisão, 60 mil pessoas (segundo a PM, pois havia mais) estavam na Fonte Nova para acompanhar aquele momento, o adversário era o Vila Nova e a festa já estava planejada para ser realizada assim que o jogo acabasse.

Reprodução

Reprodução

A partida estava empatada e aquele empate nos levaria à Série B. A torcida vibrava, cantava, era um verdadeiro caldeirão, quem foi à antiga Fonte Nova sabe que aquela atmosfera era surreal. Tudo parecia perfeito, mas quis o destino que aquele dia terminasse em tragédia. Aos 25’ da segunda etapa, um clarão foi visto no anel superior da arquibancada, próximo à torcida BAMOR, parecia um principio de confusão, mas o que tinha acontecido era algo que ninguém poderia imaginar: a arquibancada cedeu, desabou e derrubou 30 torcedores. Desses, 11 despencaram de 20 metros de altura.

Eduardo Martins/Agência A TARDE

Eduardo Martins/Agência A TARDE

O jogo continuou e as pessoas não faziam ideia do que havia acontecido, os jogadores continuavam dando a vida em campo, o canto da arquibancada continuava, apenas os que estavam próximos tinham noção da gravidade. O juiz apitou e a partida acabou, 0x0, o tricolor subiu e a festa era enorme, invadiram o gramado, derrubaram o alambrado.

Uma das torcedoras que estava lá naquele dia, Patrícia Goes, contou que foi uma das pessoas que estiveram no gramado. Ela estava eufórica, reparou que no local onde a BAMOR deveria estar havia apenas um clarão, mas ainda não tinham notícias de nada, ela era só alegria, a emoção tomava conta e o trio elétrico estava preparado para dar continuidade ao carnaval fora de época. Segundo Patrícia, ela soube o que aconteceu já na ladeira da Fonte, cerca de 45’ depois do ocorrido. E o que era felicidade, se tornou tristeza.

Márcio Santos relatou que encontrou alguns amigos antes de entrar no estádio, uma das vitimas estava naquele grupo, eles “resenharam” e se separam ao inicio da partida. Segundo ele, algumas pessoas tentaram alertar que algo havia acontecido, mas não deram atenção. Um primo dele se machucou, ele viu uma conhecida estirada no chão, essa cena e tudo o que sucedeu depois marcou sua vida e a dor o acompanha até hoje. Esses relatos são para tentarmos compreender o que o torcedor viveu naquele momento, como foi à mistura de sentimentos daquele dia, a alegria que foi substituída por uma dor que até hoje não sarou.

Reprodução

Reprodução

Perdemos. Sim, eu e todos os tricolores perderam, 7 vidas, 7 irmãos de arquibancada, 7 pessoas que tinham amor ao clube e que estavam ali para viver um momento de glória depois de tantos anos de sofrimento que havíamos passado entre a série C e B e a ausência de títulos. Todos que se foram naquele dia merecem cada homenagem, cada lembrança, tudo que o Bahia e a torcida podem oferecer. Hoje, completam-se 10 anos do pior momento que o clube viveu, 10 anos que ninguém consegue explicar o que aconteceu na Fonte Nova, 10 anos de dor e saudade.

Anísio Marques Neto, Djalma Lima, Jadson Celestino, Joselito Lima Júnior, Márcia Santos Cruz, Midiam Andrade Santos e Milena Vasques Palmeira, eu sempre digo isso, mas devo escrever aqui, para aqueles que sempre vibraram e cantaram pelo Baêa, 1’ de silêncio é muito pouco, mas é o que nós, torcedores e torcedoras, podemos e faremos na partida de domingo. Eu trocaria o acesso por essas vidas, trocaria qualquer triunfo. Que vocês escutem de onde quer que estejam que não esquecemos e que continuamos amando esse clube como vocês amaram. PARA SEMPRE serão parte de nós.

 

Ler mais da Tainá Moraes

Ler mais do Bahia

A Bola que Pariu