VOLTAR

,

25.02.2018

Postado por Caroline Araujo

Lições para aprender com o Dérbi

Corinthians 2 x 0 Palmeiras – R09 Campeonato Paulista

Perdemos para o Corinthians… Mais uma vez, a quarta vez seguida! Perder para o maior rival tem um gosto diferente, amargo, raivoso. Clássico é um campeonato a parte… E nós perdemos!

Perdemos, mais uma vez, com polêmica da arbitragem. Só para variar um pouco… seria cômico se não fosse trágico. Mas não há tempo para pararmos em volta da discussão do pênalti, o jogo já acabou, não há tempo para reclamações. É hora de focar no que deu errado, acertar o que não deu certo e partir para a estreia na Libertadores (que acontece na próxima quinta-feira).

26594673378_48306de983_o

Durante o clássico, foi possível perceber algumas jogadas que não deram certo e que precisam de mais atenção. No meu ponto de vista, as principais falhas ocorreram no ataque e na defesa. O ataque palmeirense estava lento, sem conseguir furar a zaga adversária e levar perigo ao gol de Cássio… poucas foram as vezes que isso ocorreu. É necessário mais agilidade, toque de bola e criatividade nas jogadas para surpreender o adversário. Não quero, de forma alguma, dizer que nosso ataque está desqualificado ou atuando mal, são falhas momentâneas que não podem se tornar corriqueiras.

A defesa pecou ao deixar os jogadores do Corinthians encontrarem espaço para jogar próximo à área. O primeiro gol sofrido foi a prova disso. Os adversários conseguiram tocar a bola durante um longo período de tempo, criando jogadas, tirando a zaga palmeirense do caminho e encontrando o caminho do gol. Não dá! Não podemos deixar o adversário chegar e se sentir a vontade próximo à nossa área.

25594208217_601e53bcc0_o

O Palmeiras conta com um elenco invejável, um técnico competente que solucionará as falhas encontradas, mas o ponto que mais me preocupa é o estado emocional dos jogadores. Não há qualidade técnica que resista a um elenco desestabilizado. Após o pênalti e expulsão de Jailson, vimos um time nervoso, inquieto e Dudu, nosso capitão, foi quem mais se destacou, chegando a sugerir a alguns jogadores que abandonassem o campo. Nervoso, comprometeu seu futebol, cometeu faltas e um pênalti. Não há quem não fique nervoso diante de um episódio de injustiça, mas o jogo continua e exige sangue frio para seguir em frente e dar o troco da melhor forma, no placar, virando o jogo.

O Dudu é ídolo, é quem comanda o time e ver o comandante desestabilizado mexe com toda equipe. É preciso racionalidade dentro de campo para, mais tarde, buscar os meios cabíveis para resolver o que pode ser resolvido. Estamos prestes a estrear na Libertadores, é preciso sabedoria para enfrentar times e jogadores que ultrapassam os limites do jogo limpo.

26594665028_0682029bfc_o

O clássico passou, manchado pela derrota e pela arbitragem… que fique para trás e que sirva de impulso, de aprendizado para seguirmos, cada vez mais, em busca de um futuro campeão! Libertadores está chegando! Avante, Palmeiras!

 

Fotos de César Greco/Ag.Palmeiras

Ler mais da Carol Araujo

Ler mais do Palmeiras

Ler mais do Campeonato Paulista

A Bola que Pariu