VOLTAR

,

23.03.2018

Postado por Colaboradoras

A classificação do Grêmio

Internacional 2 x 0 Grêmio – Quartas de final do Campeonato Gaúcho 2018

O Grenal que aconteceu anteontem, 21/3/18, foi de suma importância para ambos os times. Vindos de três grenais em dez dias, o jogo foi o último da série na classificação do Grêmio para a semifinal do Campeonato Gaúcho. O primeiro grenal desses três foi ótimo para o Grêmio, com resultado de 2×1, num jogo decisivo. O segundo, seguiu a linha do primeiro, mas com um resultado melhor, 3×0. Com isso, nesse último grenal, não tinha como a classificação do Grêmio dar errado; a não ser que o Inter fizesse três gols, para levar para os pênaltis considerando o placar agregado – o que não aconteceu.

ducker 1 - grenal 21.3.18

O início do jogo foi tranquilo, o Inter estava mais nervoso, mas o Grêmio parecia ter controle da partida. Conforme o tempo foi passando, o desespero deles foi aumentando. Esse grenal foi como os outros todos: jogado intensamente, do primeiro ao último apito. E quando digo intensamente, não quero me referir apenas a partida, mas também as manobras utilizadas nas jogadas, a forma de jogo, a postura dos atletas. O próprio Renato disse na coletiva pós-jogo que quando é grenal, os jogadores entram em campo com mais determinação para jogar.

ducker 4 - grenal 21.3.18

O tempo foi passando e o jogo foi ficando retrancado, difícil. Quanto mais os jogadores do Inter ficavam desesperados por gol, mais os do Grêmio tinham dificuldades em segurar suas jogadas e marcar determinados jogadores, como por exemplo o Nico López e o D’Alessandro. Até que, num ato falho de Bressan, que empurrou Rodrigo na pequena área o árbitro Leandro Vuaden marcou pênalti. Uma atitude, como disse Renato, infantil e que gerou problemas para a equipe do Grêmio pois o Inter fez seu primeiro gol da partida. A intenção era que eles não fizessem nenhum, para, no segundo tempo, entrarem desesperados e o Grêmio achar falhas na zaga deles e consequentemente, gols. E assim acabou o primeiro tempo.

Na volta para o segundo tempo, ambos os times voltaram com a mesma formação. Entretanto, me chamou a atenção que o treinador do Inter fez uma substituição aos três minutos de jogo. O que for que ele tenha pensado, no final não alterou muito o clima. Ambos os times estavam nervosos no segundo tempo. O empurra-empurra típico de grenal se seguiu, porém, aos 65’, o D’Alessandro fez um gol de bola parada que instalou o desespero nos jogadores tricolores. Afinal, se eles fizessem mais um gol, tudo iria para os pênaltis e sabe-se lá o que aconteceria.

Com ideias e atitudes um tanto teatrais, ao ver dos dirigentes do Inter, os jogadores do Grêmio seguraram o jogo. Renato gesticulava e pedia calma aos tricolores. Ao meu ver, conseguimos segurar o jogo por condições táticas e técnicas superiores às do Inter. Claro que Geromel fez falta com Kannemann, assim como não deu para entender o porquê do Cícero estar ali! Mas a entrada de Arthur deu uma aliviada no coração da torcida – ao menos no meu.

ducker 3 - grenal 21.3.18

Por fim, com o placar do jogo aos 2×0 para o Inter, mas o agregado de 3×2 para o Grêmio, eis que o time Dono da América se classificou para semifinal do Campeonato Gaúcho, e enfrenta o Avenida no próximo domingo (25/3/18).

Todavia, uma das maiores pérolas do jogo foi, como de costume, a entrevista coletiva de Renato pós-jogo. Quando perguntado sobre o que achava desses três grenais e principalmente do que ele achava do terceiro grenal, eis que ele respondeu: “Jogamos contra o Internacional na Arena, foi uma grande partida… Digamos assim, que foi uma das melhores partidas do Grêmio sob meu comando. Chegamos aqui hoje, nós tínhamos um modo de jogar e infelizmente nós pecamos, como já falei pra vocês (jornalistas) pelo erro infantil (pênalti). Então o que eu posso falar do que aconteceu nesse três grenais, é que o Grêmio levou a melhor. Volto a repetir, o Grêmio não faz um campeonato estadual somente contra o Internacional. Nós eliminamos o nosso maior rival. Nós fizemos festa aqui dentro do Beira-Rio. O Grêmio está na semifinal.  Então pronto, eu acho que o que eu vou falar mais do grenal? Fomos superiores, a nossa torcida está feliz. A deles está feliz pela vitória de hoje, entendeu? Mas quem está na semifinal é o Grêmio, quem vai ver o Grêmio jogar na semifinal é a torcida do Internacional.” […] “O Internacional, por azar deles, cruzou o caminho do Grêmio!”.

grenal 415 - b

Como bem diz uma das nossas músicas de torcida: “Um minuto de silêncio, shhh! Para o Inter que está morto!” Descanse em paz Inter, E DALHE GRÊMIO EM BUSCA DE MAIS UM CANECO PARA A ALEGRIA DA NAÇÃO AZUL PRETA E BRANCA!

ducker 2 - grenal 21.3.18

Leia a versão colorada da partida

 

Por Karyne Gheller

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Gaúcho

A Bola que Pariu