VOLTAR

,

04.03.2018

Postado por Patrícia Muniz

Não se cale

Atlético 0 x 1 Cruzeiro – R09 Campeonato Mineiro 2018

Não consigo compreender quem teve a péssima ideia de realizar jogos às 11 horas da manhã, ainda mais no verão, em partidas de alta intensidade, que exigem ainda mais dos atletas. O horário é ruim para ambos os times, extremamente desgastante e prejudicial para a manutenção do condicionamento físico do atleta, que está enfrentando uma rotina de jogos a cada três ou quatro dias. E não cabe aqui atribuir alguma culpa pela derrota. O resultado do jogo se construiu na incapacidade do Galo de se impor e criar ofensivamente, mesmo com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo.

Foto de Bruno Cantini

Foto de Bruno Cantini

Durante a primeira etapa, as equipes estavam cautelosas para tomar a frente, mas o time atleticano já demonstrava dificuldade de romper a marcação alta do rival, que foi quem propôs o jogo. Otero era a grande esperança de gols e assistências e, de fato, esforço não faltou. Mas algumas limitações são decisivas em jogos importantes. Sofremos com a pressão do cruzeiro, mas conseguimos ir para o vestiário sem sofrer gols e isso pareceu suficiente em alguns momentos. As melhores chances foram apenas na bola parada.

Mal começou o segundo tempo e já estávamos atrás no placar. Logo nos primeiros minutos, um descuido fatal da defesa do Atlético deixou Raniel livre para decidir e fazer o único gol da partida. No lance, Rafinha recebeu no meio, a marcação demorou a chegar e ele viu Raniel passar com tranquilidade para receber a bola, nas costas do Leonardo Silva. O Galo quase devolveu com a mesma moeda, mas Fábio fez grande defesa diante da finalização do Erik.

Foto de Bruno Cantini

Foto de Bruno Cantini

Na sequência, Otero deixou Edílson para trás e o lateral cruzeirense tentou pará-lo com falta, mas foi expulso após levar o segundo cartão amarelo. Estádio lotado, a massa atleticana empurrando o time, mesmo com o cansaço causado pelo calor. E ainda tínhamos um jogador a mais para ajudar a avançar o time. Nós precisávamos ir para cima, impor o jogo, e as condições eram favoráveis. Cazares e Luan entraram para tentar incendiar o jogo, mas, dessa vez, as substituições de Thiago Larghi não surtiram efeito.

Aumentamos o volume de jogo, tentamos criar, tivemos o dobro de finalizações e até carimbamos o travessão no último minuto, com cabeçada do capitão Leonardo Silva. Porém, ao final, não conseguimos aproveitar a vantagem numérica para penetrar com eficiência a defesa cruzeirense, pesando a ausência de um jogador de criação no meio. O resultado frustrante, porém, não apagou o golaço marcado pela diretoria nesta semana do Dia Internacional da Mulher.

Foto de Bruno Cantini

Foto de Bruno Cantini

Depois de inúmeras derrotas sofridas no marketing social, finalmente, o Galo entendeu a importância de seu papel histórico na formação das pessoas dentro dessa sociedade e dessa torcida tão heterogênea. A maior vitória nós já conquistamos: #NãoSeCale é uma campanha de combate a violência contra a mulher lançada pelo Atlético, em parceria com o Instituto Maria da Penha e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Líder de movimentos em defesa dos direitos da Mulher e vítima emblemática da violência doméstica, Maria da Penha Maia Fernandes esteve presente no estádio Independência e entrou em campo com o elenco. Os jogadores utilizaram na camisa o número 180, do disque-denúncia e Leonardo Silva, inclusive, utilizou a camisa 180.

Para quem acredita que esta é apenas uma estratégia de marketing adotada pela diretoria, após o cruzeiro divulgar a campanha “quebre o silêncio”, eu digo que esta é uma conquista de todas as atleticanas de luta que, há muito, manifestam suas insatisfações com as posturas adotadas pelo clube e eventos promovidos.

Foto de Bruno Cantini

Foto de Bruno Cantini

Essa não é a primeira ação social importante que o rival realiza e ano passado eles entraram em campo, pela Copa do Brasil, carregando nas costas estatísticas que mostram a violência contra as mulheres. Vergonhosamente, o Galo limitou-se a distribuir flores para as mulheres que foram assistir ao jogo nos setores mais caros do estádio Independência. Agora, o Dia Internacional da Mulher foi reconhecido pelo clube como um dia de luta e resistência, portanto flores já não são suficientes para o 8 de março atleticano.

É importante que o clube dê esse passo a frente, inclusive para mostrar para uma grande parcela da torcida que precisamos mudar e evoluir. Muitos insistem em bradar cânticos misóginos e homofóbicos, chegando ao cúmulo de se colocarem contrários à campanha “não se cale” e reclamando nas redes sociais do Galo. E, sinceramente, as tentativas absurdas de piadas com a situação da Maria da Penha deixam claro de qual lado dessa história eu quero estar. A luta das mulheres jamais será em vão. E nós seguiremos ocupando e resistindo até que todas sejam livres, inclusive para torcer.

Foto de Patrícia Muniz

Foto de Patrícia Muniz

 

Ler mais da Patrícia Muniz

Ler mais do Atlético Mineiro

Ler mais do Campeonato Mineiro

A Bola que Pariu