VOLTAR

,

02.03.2018

Postado por Marcela Ferroni

Por ora, um ponto nos basta

Millonarios 0 X 0 Corinthians – Fase de Grupos da Copa Libertadores da América 2018

A estreia do Corinthians na Libertadores não foi como queríamos, não conseguimos trazer a vitória e os três pontos na bagagem, mas um empate fora de casa, na altitude de 2600 metros não é nenhuma aberração.

jadson

Quem achava que o jogo seria fácil se enganou redondamente, o Millonarios toca bem a bola, tem jogadores velozes que fazem boas infiltrações e mantém a posse de bola com tranquilidade. Por vezes chegaram bem ao ataque, não fosse o bom posicionamento da zaga corintiana fazendo a linha de impedimento, tinham conseguido alterar o placar. No que pecam em demasia são nas finalizações, o que não exigiu de Cássio nenhuma defesa difícil.

No primeiro tempo vimos um Corinthians com muita dificuldade de jogar, o esquema 4-2-4 deixa a defesa mais compacta, mas aumenta a distância entre essa e o ataque, e lançamentos longos visando velocidade na altitude diferenciada não foram a melhor opção.

Assim, ainda no decorrer da etapa inicial nosso treinador pediu que os jogadores alterassem a forma de jogar para o 4-2-3-1, com Jadson mais à frente. Apesar de sua teimosia característica, Carille tem se mostrado um bom observador e atualmente mais flexível às mudanças exigidas a cada novo adversário.

Como o Timão desde o ano passado tem mostrado bastante disciplina tática, o segundo tempo foi outro, com a mudança no esquema voltamos visando mais o ataque e a permanência de mais tempo com a bola, o que fez com que os colombianos recuassem suas investidas.

Não conseguimos alterar o placar, mas também a defesa teve bem menos trabalho e por azar Henrique não fez seu primeiro gol com a camisa corintiana ao carimbar a trave adversária.

mateus vital

Em relação a desempenhos individuais: Mateus Vital substituiu Rodriguinho, não teve inspiração como a demonstrada pelo titular no clássico passado, mas também não comprometeu; Maycon na lateral tem se apresentado muito bem, inclusive passando mais segurança do que Juninho Capixaba; Gabriel esteve bem na defesa, como sempre, e ainda chegou como elemento surpresa pelas laterais do campo em algumas ocasiões; Renê Júnior caiu como uma luva nesse time; e, Carille continua surpreendendo, a experiência vai o tornando melhor a cada jogo e temos que contar com isso em um time sem grandes estrelas.

Para um primeiro jogo, fora de casa, na altitude, acho que um ponto nos basta, sabemos que a tendência é melhorar o desempenho e cada vez mais jogar com raça e com o coração visando grandes conquistas nessa temporada.

E domingo, outro clássico nos aguarda.

Fotos de Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Ler mais da Marcela Ferroni

Ler mais do Corinthians

Ler mais da Copa Libertadores da América

A Bola que Pariu