VOLTAR

,

18.04.2018

Postado por Raisa Rocha

Melhor um ponto na mão do que três voando…

Cerro Porteño 0 x 0 Grêmio – Fase de Grupos da Copa Libertadores da América 2018

O empate com o Cerro foi um tanto quanto frustrante, mesmo que jogando na casa deles lotada. Saímos com a sensação de que com um pouco mais daria pra vencer.

Se dizia que os paraguaios iriam pra cima, que seriam os donos da casa e buscariam a vitória, mas não foi isso exatamente o que se viu. É verdade que Grohe fez duas ou três defesas importantes, mas todas de tiros de fora da área, o máximo que se pode fazer contra o Grêmio. Sabemos muito bem que olhe lá o Real Madrid conseguiu entrar na nossa área pelo chão. Aliás, Geromel de capitão foi monstruoso, acertou a trave numa bicicleta que dói tanto quanto a barreria do Mundial e foi eleito o melhor em campo (redundância).

Beto Azambuja

Beto Azambuja

O que se viu do time da casa foi força bruta e linhas adiantadas, diminuindo o espaço de campo do Grêmio, que não conseguiu jogar ou ter a posse de bola para impor seu estilo de jogo.

Se repetiu na noite de ontem o que viveremos até o final da temporada – o giro de jogadores no time. E fomos surpreendidos com as entradas de Madson e Jaílson nos lugares de Léo Moura e Maicon, enquanto a ausência de Luan e a insistência inexplicada em Cícero já eram esperadas. E passa muito por aí a não vitória contra o atual líder do grupo.

Norberto Duarte/AFP

Norberto Duarte/AFP

É chover no molhado lembrar que Arthur e Luan são insubstituíveis. Não há no Grêmio nem no futebol brasileiro inteiro jogadores com a categoria ou a facilidade com que jogam ou que desempenhem funções semelhantes às deles. Sem o camisa 7 e o capitão, restava a Arthur a missão de conduzir o meio de campo tricolor, tarefa que o craque não conseguiu cumprir e, na minha opinião, por receio. Cedo no jogo Arthur começou a apanhar e dali em diante vi o guri evitando o contato com o marcador naquele seu giro característico. Como raramente vemos, Arthur ficava pouco tempo com a bola nos pés, jogando longe dos adversários e longe das zonas ofensivas, muito mais próximo aos zagueiros e raramente subindo para auxiliar na armação, mesmo que tivesse um Jaílson brigador e marcador para segurar tudo e lhe liberar.

E sobre Luan, como se não bastasse sua ausência, Renato ainda teima em escalar Cícero. Porque? Faz tempo que eu digo: com o “camisa 10” o Grêmio joga com um a menos em campo. Cícero não ajuda e ainda atrapalha. Ele não parece entender nada da dinâmica do time que já integra a mais de 6 meses. Não me lembro de uma assistência sua, não o vejo roubando bola, dá passes errados, pensa errado, faz escolhas erradas, não chuta quando deveria, passa quando não deveria… Ontem foi à gota d’água – espero que para Renato também. De todos os jogos ruins do jogador polivalente que não joga bem em nenhuma posição, este foi o pior.

Pensando então que o Grêmio jogou com 10 jogadores, na casa do adversário pegando fogo bem ao estilo Libertadores da América, sem Maicon, sem Luan e ainda com um pênalti a seu favor não marcado (em Everton, no primeiro tempo), foi um baita resultado o empate. Estamos mesmo mal acostumados, se o Grêmio não samba na cara do adversário na sua casa ficamos preocupados, nos negamos a aceitar. Renato ontem nos ensinou um pouco de humildade, porque foi essa a escolha e a estratégia, a de não perder o jogo. É melhor um ponto não mão do que três voando.

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Mas Renato também erra e demorou demais em substituir. Pelos 20′ do segundo tempo o Cerro começava a parar. Cansado, já não marcava nem ocupava seu campo de ataque, mas só aos 23′ entrou Michel (Cícero), aos 30′ Alisson (Arthur) e aos 36′ Thonny Anderson (Jael). Se os ofensivos tivessem entrado antes, é bem possível que a história tivesse sido diferente, mas tudo bem, voltemos às lições da humildade, a nossa trajetória pelo tetra não saiu do prumo.

O próximo jogo, sim. No dia 01 de maio, em Porto Alegre, o Grêmio tem que ganhar do Cerro Porteño de qualquer maneira, esta partida irá praticamente definir a classificação. Depois, o saco de pancadas Monagas, dia 15 de maio, na Venezuela, e pra fechar a fase de grupos, Defensor, na Arena, dia 23 de maio.

Sem lamentações, gurizada. Em busca do tetra, meu tricolor!

 

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais da Copa Libertadores da América

A Bola que Pariu