VOLTAR

, Futebol Feminino

18.06.2015

Postado por Arquivo

Uma ode às meninas!

Fonte: Agência Reuters

Fonte: Agência Reuters

As meninas da Seleção Brasileira estão dando um baile na Copa do Mundo Feminina, ganhou de 1 a 0 da Costa Rica e avançou para as oitavas de final da competição.

Você sabia disso? Talvez.

Se você gosta de futebol e acompanha de maneira fora das grandes mídias, com certeza você sabia dessa notícia. Tá sabendo da Copa do Mundo, que o Brasil é favorito e que Marta é o grande nome dessa Seleção feminina – e que provavelmente será sua última Copa.

Agora, se você assiste às grandes mídias e tá torcendo pro Brasil na Copa América, pode ser que você nem saiba que há mulheres jogando futebol de maneira séria e aguerrida.

Mas olha: a culpa não é tua. Eu me compadeço da tua dor.

Estamos no “país do futebol”, mas também no país que não dá valor a essa Seleção (feminina) que realmente tem chance de levar esse título. Infinitamente mais chances do que a masculina na Copa América. Mais dignidade e garra, inclusive.

Marta (que está sendo poupada e acompanhada pela equipe médica) já tem 14 gols, está a 1 gol de se igualar a Klose e se tornar a maior artilheira da história das Copas, masculinas e femininas, passando Ronaldo, o ‘Fenômeno’. Ou seja, um puta orgulho. Só essas informações deveriam fazer você parar com frescura e ir contemplar as meninas.

Fonte: Getty Images

Fonte: Getty Images

Tirando todas as questões machistas e paternalistas de um país como o Brasil, que são determinantes para o insucesso comercial da Seleção feminina de futebol, é óbvio que há um boicote de informações dessa Copa. Se as meninas estivessem levando sarrafo atrás de sarrafo, ouviríamos em todo o canto comentários do tipo: “é por isso que não faz sucesso”, “falta vigor” ou “nunca será igual”. Mas como elas andam jogando demais, contra uma seleção que está no Chile sofrendo contra a Colômbia, armando uma defesa com 8 na linha de zaga, é necessário abafar para dar brio aos homens.

Sabe, com a minha inocência, eu fico aqui torcendo para o dia que o brasileiro vai dar tanta importância ao futebol feminino quanto ao masculino. Mas, ao ver o cabide de negócios que a CBF se tornou e a vergonha internacional que essa Seleção masculina tá pagando, pelo bem do futebol, é melhor deixar as meninas intocáveis.

Torce por elas quem realmente acha que futebol é arte, paixão e alegria.

Fonte: FIFA/Getty Images

Fonte: FIFA/Getty Images

Tuane Vieira

Ler mais do Futebol Feminino

Ler mais da Seleção Brasileira

A Bola que Pariu