VOLTAR

,

04.10.2016

Postado por Arquivo

Vencemos mais uma final!

Palmeiras 3×2 Santa Cruz – 28ª rodada Campeonato Brasileiro 2016

Ninguém disse que seria fácil, né? Mas precisava me matar do coração?

O verdão começou e terminou a 28ª líder. Fomos a Recife encarar o segundo colocado de baixo pra cima, o Santa Cruz. Vencemos por 3×2, mas vacilamos demais, então, vamos aos melhores momentos:

Posso dizer que Dudu fez falta, mas não perdemos sem ele! Victor Hugo como sempre foi muito seguro. Eu quero muito ser amiga dele! O que dizer do nosso “menino” Zé? Mas que golaço! Estamos, eu estou de boca aberta até agora.

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Não fomos brilhantes no primeiro tempo, mas saímos com a vitória parcial. Voltamos e o apagão. Egídio, não tenho nem palavras pra você. Parecia que o time bom era o deles, toda pressão em cima do verdão… então, gol! Nos desesperamos por alguns segundos, mas a calça roxa da sorte de Cuca deu resultado! Leandro Banana que entrou no lugar de Eric, que parecia nem ter entrado em campo, fez! Gol!

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Então era só administrar, certo? Não! Jean, sendo penal ou não, foi imprudente e juvenil e o “ótimo” juiz marcou né! Empate novamente. O time sabia que precisava desses três pontos e empatar com o santinha seria inaceitável pra quem quer ser campeão. Então ele, Roger Guedes com o coração na ponta da chuteira, resolveu.

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

Cesar Greco/ Ag. Palmeiras

A arbitragem foi uma piada. Jejus apanhou mais que Jesus na cruz. Mesmo jogando mal, conseguimos vencer. Para eles era tudo ou nada e jogar no Arruda não é fácil. Mais uma guerra vencida, 3 pontos!

Eu não tenho como deixar de retransmitir essa nota de Mauro Beting postada no seu blog, um jornalista PALMEIRENSE ASSUMIDO, mas um exímio comentarista.

“Palmeiras segue sendo o maior favorito ao título. Mas de um campeonato para se definir na última rodada, contra Flamengo e também Atlético Mineiro. Flamengo que tem jogado melhor que o Palmeiras, Galo que tem tabela menos complicada e mais elenco.

Mas o Palmeiras faz campeonato mais equilibrado, e segue vencendo até quando não joga bem, como acabou de fazer contra o Santa Cruz.

E segue com o Palmeiras tendo de vencer até as manchetes da imprensa: a do Twitter da FOLHA desta segunda-feira já é histórica:

“Palmeiras vence e tentar afastar retrospecto negativo na liderança”.

Palmeiras é líder há 11 rodadas.
Das 28 do BR-16 ele liderou 19.
Abriu três pontos no mais equilibrado campeonato dos últimos anos.
É o melhor visitante do torneio.
Tem o maior número de vitórias.
Melhor ataque.
Maior saldo.

É o maior campeão nacional, desde 1959.

Mas, para a edição do jornal, ainda precisa “afastar retrospecto negativo na liderança…”.

De fato, em 2008 e 2009, quando tinha menos time, elenco e futebol que agora, o Palmeiras de Luxemburgo e Muricy ficou pelo caminho. Pode até citar isso amanhã. Mas não minutos depois da vitória emocionante. Dar mais espaço e atenção a mero dado estatístico que ao claro calor e clamor do jogo é jogar contra a galera. É praticar o jornalismo do contra. É torcer contra. 

É absurdo e sem noção levantar a dúvida depois da vitória do líder sem lembrar o ”retrospecto” das Taças Brasil de 1960 e 1967, do Robertão de 1967 e 1969, do BR-72, BR-73, BR-93 e BR-94.

Pode lembrar 2008 e 2009.
Mas jamais esquecer 1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994.

O futebol não começou em 1990.
Mas o jornalismo pode acabar neste século por insistir em desconhecer a história.
Ou por repetir a velha história do mau humor velhaco.

Clubismo não é assumir o time pelo qual torce. Clubismo é não disfarçar o que distorce contra quem não torce.

Todos têm o direito de torcer no futebol. No jornalismo esportivo, todos têm o dever de não distorcer.”

Domingo tem mais! Palmeiras pega o América-MG fora de casa. Mas como o jogo é em Londrina, um reduto palmeirense, esperamos por mais 3 pontos. Seja time de cima ou de baixo da tabela, pra sermos campeões precisamos ganhar e domingo é mais uma guerra! Avanti Palmeiras

 

Ler mais da Camila Natrielli

Ler mais do Palmeiras

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu