VOLTAR

,

25.02.2017

Postado por Renata Figueira de Mello

O Santos vence, alivia, mas ainda não convence

Santos 2×0 Botafogo – Campeonato Paulista 2017

Verdade seja dita: o Santos ficou, sim, muito abalado com a derrota no seu primeiro clássico do Paulistão, contra o São Paulo, na Vila Belmiro. Não era só a questão da invencibilidade jogando em casa, mas era o atual campeão paulista e vice brasileiro que fez seu primeiro jogo goleando o Linense por 6X2 e venceu o segundo com determinação e volume de jogo por 3 X 2, contra o RB Brasil, no Pacaembu, parecendo estar pronto para embalar e manter uma liderança isolada. Tudo caiu por terra, na terceira rodada, com a derrota no SanSão, na Vila, por 3 X 1. A torcida não perdoou. Vaiou Lucas Lima e até o técnico Dorival Junior.

sansao1

A derrota no clássico ficou entalada… (foto:futebolhoje.com)

Na sequência, vieram a derrota para a valente Ferroviária, por 1X0, também na Vila, e um empate inexpressivo e sem gols, contra o Ituano, em Itu. Ou seja, se o Santos não vencesse o jogo deste sábado contra o Botafogo, outra vez no estádio Urbano Caldeira, podem apostar que uma crise estaria instaurada no alvinegro praiano. Bastam 3 jogos sem vitória para um grande time se sentir abalado. Felizmente, para a sorte de Dorival Junior, isso não aconteceu. Não que o cargo do treinador estivesse em risco, uma vez que ele conta com total apoio do presidente do clube, Modesto Roma, mas como todo mundo sabe, vida de técnico não é fácil. Torcida e diretoria já estavam torcendo o nariz para o trabalho consistente dele e o arranque com goleada no estadual criou falsas expectativas.

Dorival

GoogleFreeShare

Contra o Botafogo, Lucas Lima, outro desafeto temporário da torcida não jogou. E fez falta. Mas veio a vitória magra, por 2X0, com o último gol marcado nos descontos do segundo tempo. Suficiente para espantar o fantasma da crise e baixar a poeira das últimas semanas. Mas o treinador ainda não está satisfeito e a torcida, menos ainda. É hora de esfriar a cabeça, trabalhar muito a defesa – que anda fraca – e treinar sem folga, bem ao estilo de Dorival.

finalsantos

Hora de a torcida fazer as pazes com Lucas Lima, que tem contrato com o Peixe até o fim do ano e tem se mostrado fundamental na ligação do meio de campo com o ataque. Ricardo Oliveira voltou depois de muito tempo de molho e com o tempo estará em sua melhor forma. Contra o Botafogo mostrou raça e muita vontade de jogar (talvez por isso o mais atingido pela dura marcação do time de Ribeirão Preto).

Ricardo Oliveira

No jogo de hoje, Dorival mostrou que sabe mexer no time. Os gols só vieram no segundo tempo, para o desespero do público presente (pouco mais de 5 mil pagantes! O que é isso torcida? Justo quando o time mais precisa?). Ele apostou tudo em Vitor Bueno, que segundo ele, só precisa se adaptar melhor e ter mais opções de jogo pelas laterais e pelo centro do campo. Vitor foi o autor do primeiro gol, aos 17 minutos do segundo tempo.

Vitor Bueno

O técnico tirou Leandro Donizete para a entrada de Rafael Longuine. Fez efeito. Longuine foi mais combativo e armou várias jogadas ofensivas. Já nos descontos, aos 46′ , ele deixou sua marca, fazendo justiça à estratégia do treinador. O zagueiro Samuel Santos recuou mal para o goleiro, Longuine roubou a bola, driblou o goleiro, e mandou pro fundo das redes.

Foto Sergio Barzaghi - Gazeta Press Santosbota

Final, Santos 2X0. Ninguém precisava de uma goleada. Só dos 3 pontos. E da cabeça erguida outra vez. Aliviou, mas pode melhorar.

Fotos de Sérgio Barzaghi/Gazeta Press

Por Renata Figueira de Mello

Ler mais do Santos

Ler mais do Campeonato Paulista

A Bola que Pariu