VOLTAR

,

24.08.2017

Postado por Marcela Ferroni

Sorte de campeão

Chapecoense 0x1 Corinthians – R20 Campeonato Brasileiro 2017

()  SPO

Como o Corinthians se portaria em campo após sua primeira derrota no campeonato? Como a defesa estaria sem três titulares (Pablo, Balbuena e Guilherme Arana)? Como os substitutos renderiam? Algumas dúvidas pairavam em nossas mentes antes de pensarmos em abrir dez pontos de vantagem para o vice líder, Grêmio.

Segundo Jô, a invencibilidade era uma pressão desnecessária para a equipe. Concordo e na resenha anterior já citei ter sido melhor como foi, mas que estava divertido cinco meses sem derrota, isso estava… Tinha até manual para ganhar do Corinthians!

Pelo lado da Chapecoense, Alan Ruschel, aniversariante do dia (23/08), voltou ao banco de reservas pela primeira vez após o acidente.

No jogo como um todo o Corinthians errou muitos passes, sobraram lançamentos longos interceptados e cruzamentos, faltou criatividade e chegada dos homens de trás para surpreender a defesa bem montada da Chapecoense.

Na primeira etapa tivemos um gol invalidado pela arbitragem por toque no braço de Rodriguinho. A Chapecoense chegou algumas vezes ao ataque, com apenas uma jogada perigosa em cabeçada de Túlio de Melo, mas teve bem mais finalizações: foram seis contra duas.

No segundo tempo o Corinthians voltou melhor, com maior disposição ao ataque. Rodriguinho teve duas ótimas chances não convertidas. Romero não tem jogado bem, errando muitos passes e finalizações, que já não é um dos seus pontos fortes, e especificamente nesse jogo perdeu uma chance sozinho, de frente pro gol. Léo Santos, jovem zagueiro da base, fez a defesa quando Cássio falhou, tirando a bola de cima da linha.

Aos 44′ o Corinthians, que não teve a efetividade que vinha tendo ao longo do 1º turno, contou com a sorte para conquistar os três pontos: Romero fez passe longo (desses que tinham dado errado durante todo o jogo), a defesa da Chapecoense furou, Clayson cruzou para a bola caprichosamente bater no pé de Jô e morrer dentro do gol. O delírio foi tanto que os torcedores presentes, ao término da partida, entoaram “é campeão”.

()  SPO

Tentando responder às dúvidas iniciais:

1. O Corinthians não fez uma boa partida, mas a sorte de campeão parece estar ao nosso lado, os três primeiros pontos no 2º turno foram conquistados e agora sim podemos pensar nos dez de vantagem. O que não podemos é continuar fazendo esses jogos sem efetividade, nossos titulares fazem a diferença e o ritmo de jogo vai voltando. Teremos outra pausa no campeonato em breve e dessa vez tem de nos servir para recuperar os lesionados e voltarmos a ter sequência de time.

2. Nossa defesa se portou bem, mesmo sem os titulares. Moisés não é nenhum Arana, mas…

3. O jovem substituto Léo Santos pode ser considerado o nome da partida por ter salvo o gol da Chapecoense.

Assim, o que tem que nos nortear agora é que a vantagem é boa, mas não nos permite acomodação, ainda há muitos pontos em disputa. Nossas chances de título são reais e não apenas porque os principais adversários priorizaram outros campeonatos, mas por méritos de uma equipe organizada e bem comandada que desempenhou um 1º turno quase perfeito e que vai manter o rendimento para abrilhantar o returno e fazer jus ao canto das arquibancadas de Chapecó.

()  SPO

 

Fotos de Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Ler mais da Marcela Ferroni

Ler mais do Corinthians

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu