VOLTAR

, Futebol Feminino

15.10.2017

Postado por admin

Carta aberta das veteranas do futebol feminino do brasil

Lendas do futebol feminino brasileiro clamam por reformas

Nós, ex-jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol Feminino (SBFF), estamos muito tristes e angustiadas pelos recentes acontecimentos na CBF no que concerne ao futebol feminino e a nossa seleção brasileira, dentre os quais:

● O péssimo tratamento às mulheres como líderes e jogadoras por muitos anos, como seguem esses que são apenas alguns exemplos recentes: a técnica Emily Lima, apesar do apoio das jogadoras expressado em carta endereçada à CBF, datada de 19 de setembro, foi abruptamente demitida e ainda as cinco jogadoras de destaque que se aposentaram – Cristiane, Rosana, Andreia Rosa Francielle e Maurine – exaustas dos anos de desrespeito e falta de apoio.

● O fracasso da CBF ao longo de vários anos em providenciar oportunidades relevantes para as jogadoras avançarem até uma posição de liderança – mesmo quando nós ganhamos nossas qualificações de técnicas a um alto custo e com o encorajamento da CBF. Até o presente momento, nós tivemos uma ex-jogadora da SBFF (Daniela Alves) trabalhando com a configuração da SBFF e, apesar das promessas, apenas Emily Lima teve a chance de ter um papel de liderança na Seleção Feminina.

● A falta de mulheres em papéis de liderança na CBF, a ausência de qualquer estrutura na CBF que permita que mulheres façam parte da gerência e da administração do futebol e a ausência de voz daquelas que vivenciaram o futebol feminino em decisões sobre a modalidade.

● O fracasso em apoiar e estimular o futebol feminino em todos os níveis do esporte no Brasil, desde a grama do campo.

Nós, as jogadoras, investimos anos das nossas próprias vidas e toda a nossa energia para construir essa equipe e criar toda essa força que o futebol feminino tem hoje. No entanto, nós e quase todas as outras mulheres brasileiras, somos excluídas da liderança e das tomadas de decisão relativas à nossa própria equipe e ao nosso esporte.

Nós convidamos a CBF a trazer reformas de igualdade de gênero para o Brasil

No ano passado a FIFA fez grandes reformas, como a inclusão obrigatória de mulheres em seu próprio Conselho e a adição de mulheres em todos os níveis de administração do futebol. Membros como a CBF são obrigados a levar em conta a importância da igualdade de gênero na composição de seus órgãos legislativos.

A CBF ainda não tem nenhuma mulher no seu conselho diretivo. Não há quase nenhuma mulher em seu congresso ou em altos cargos administrativos. Não há nenhum caminho relevante para ex-jogadoras entrarem na CBF e ajudarem a gerir o seu próprio jogo.

Nos últimos anos, nós temos vivido e assistido horrorizadas a maneira como as mulheres brasileiras foram negligenciadas pela CBF. Os eventos da última semana – quando as vozes das jogadoras foram ignoradas e algumas agora se aposentam em protesto – são o resultado de um longo histórico de portas fechadas. Enquanto algumas validamente escolhem permanecer na equipe e buscam mudanças a partir de dentro, o fato de jogadoras terem que fazer tal escolha traz à tona alguns problemas mais graves. A partir disso, nos decidimos a falar sobre e exigir mudanças. É chegada a hora da CBF rever suas práticas, em linha com as reformas e os princípios da FIFA.

Especificamente, nós pedimos à CBF que:

(1) Respeite as reformas internacionais de governança, incluindo mulheres em todos os níveis de tomada de decisão, especialmente no seu Conselho.

(2) Construa um caminho inclusivo para as mulheres que praticaram o esporte durante todas as suas vida por meio da:

a) Criação de um Comitê de Futebol Feminino dentro da CBF, composto de especialistas na modalidade e que tenham poderes para construir a estrutura de desenvolvimento para o futebol feminino praticado, organizado e gerenciado no Brasil.

b) Criação de caminhos relevantes para mulheres ocuparem posições administrativas, gerenciais e nas comissões técnicas da CBF.

Nós somos gratas pela oportunidade de ter jogado pelo nosso amado país por tanto tempo. Nós permaneceremos gratas pelo resto das nossas vidas pela chance de servir a nossa nação e nossa equipe e poder chegar tão perto de realizar nosso sonho de sermos campeãs do mundo.

As ações que estamos tomando agora são motivadas por um desejo de que todas as mulheres e meninas que seguem os nossos passos possam ser capazes de alcançar mais do que nós, dentro e fora do campo.

Esta foi a reprodução traduzida da carta original, que você pode encontrar neste documento online, acrescido de depoimentos das jogadoras que assinaram – Andréia, Cristiane, Formiga, Fran, Juliana Cabral, Marcia Tafarel, Sissi – e demais atletas de todo o mundo e diferentes repercussões em apoio às mulheres jogadoras brasileiras. Compartilhem!

 

Foto de Lucas Figueiredo/CBF

Ler mais do Futebol Feminino

A Bola que Pariu