VOLTAR

,

30.10.2017

Postado por Marcela Ferroni

Três análises sobre a 31a. rodada do Corinthians

Ponte Preta 1 X 0 Corinthians – R31 Campeonato Brasileiro 2017

Sobre o jogo

O time considerado ideal esteve em campo. Esteve?!!! Não me parece mais ser o ideal ou não entrou em campo.

O primeiro tempo foi levado meio em banho-maria por ambas as equipes, o Corinthians teve uma chance em uma cabeçada de Jô, a Macaca em uma cabeçada de Rodrigo (impedido), até que a “lei do ex” deu as caras e Lucca marcou de cabeça, no contrapé de Cássio.

No segundo tempo, já em desvantagem, Carille sacou Gabriel para entrada de Clayson, o que movimentou mais o jogo, abrindo possibilidades para o empate ou mesmo a virada, todas frustradas por Aranha. Bem como depois sacou Romero para entrada de Pedrinho e Maycon, substituído por Kazim. Nada surtiu efeito e o time ainda ofereceu chances de contra-ataque ao mandante.

Assim, o jogo terminou com mais uma derrota, situação desconhecida no primeiro turno.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2017 PONTE PRETA X CORINTHIANS

Sobre o time

Como falado anteriormente, não acredito mais que “esse” seja o time ideal. Alguns jogadores não estão rendendo e isso tem sido mais nítido a cada jogo. Jadson e Rodriguinho, mesmo em chances claras, desperdiçam e erram passes em demasia. O primeiro não acerta sequer um escanteio.

Jogadores reservas servem para esses momentos, não apenas em casos de lesão. Clayson tem entrado muito bem em todos os jogos, acho que está merecendo uma vaga no time titular, e Pedrinho pode ser um elemento surpresa num esquema de jogo que já parece manjado.

Os jogadores têm que arriscar mais, chutes de fora da área são raridades, Arana não desce mais ao ataque, estamos padecendo de criatividade e a defesa menos vazada tem dado muitas brechas.

Agora, situação ainda mais irritante tem sido o discurso de calma e ponderação de toda equipe, técnico e diretoria. Calma?!!!!! Até quando? Até perder um título que já estava praticamente ganho? Não que devam estar em desespero e desequilíbrio, mas o sinal de alerta está ligado há tempos e estão se apoiando na “gordura” acumulada, que já pode se esgotar na próxima rodada a depender do resultado do jogo de hoje (Palmeiras X Cruzeiro) e do confronto direto que pode nos tirar a liderança, mantida desde a 5ª rodada.

É hora de mexer com o brio desse time que já pôde muito mais e hoje está acomodado numa situação de completo risco.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2017 PONTE PRETA X CORINTHIANS

Sobre o título

Se o Corinthians não faturar esse campeonato terá perdido para ele mesmo, uma equipe que perdeu apenas oito jogos na temporada tem que ter resultados expressivos em termos de título, sim.

Uma equipe que já chegou a registrar 82,5% de aproveitamento agora apresentar 33,3%, aproveitamento de Z4, é uma situação inaceitável. Claro que o rendimento inicial era algo fora da curva, como também o é o atual para o líder do campeonato.

Em textos anteriores já disse que o campeonato não tinha cara de Corinthians, com a falsa aparência de fácil. Circula inclusive, atualmente, nas mídias sociais a #nuncafoifácil (encabeçada pelo Meu Timão), mas também não precisa ser tão difícil, com dificuldades criadas pela inércia do time em alguns jogos e pela teimosia do treinador em alguns jogadores.

Ainda temos chances de título? Claro que sim, mas para isso a postura do time tem que ser mais parecida com a da equipe aguerrida, efetiva e desacreditada do primeiro turno e não com a equipe “já campeã” ou “torcedora” pelos empates e derrotas dos adversários que brigam pelo título.

Apesar de tudo, nunca foi fácil, não tem sido e nunca será, mas estaremos contigo Timão, sem abrir mão das críticas necessárias e do “Vai Corinthians”!

CAMPEONATO BRASILEIRO 2017 PONTE PRETA X CORINTHIANS

 

Fotos de Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Ler mais da Marcela Ferroni

Ler mais do Corinthians

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu