VOLTAR

,

04.02.2018

Postado por Raisa Rocha

Campeões voltando!

Grêmio 0 x 1 Cruzeiro – R05 Campeonato Gaúcho 2018

Se eu estou preocupada com a situação atual no Gauchão, se nós estamos? Um pouco, o necessário somente, o mínimo. Todos nós concordamos com esse planejamento, que podia sair fora do que se esperava e que saiu, saiu muito, mas como Renato falou e o presidente reforçou, é uma competição que garante oito vagas para próxima fase é muito difícil que o Grêmio não consiga nenhuma delas. Caso isso venha a acontecer, igualmente não será motivo para crise pelas razões óbvias que todos conhecemos.

Quanto à derrota de ontem, o resultado e o desempenho são totalmente compreensíveis. É o primeiro jogo no ano do nosso time titular enquanto os adversários já estão na sua quinta partida, coisa que faz a diferença por mais que sejam clubes com menor estrutura. Ainda assim, o Grêmio poderia muito bem ter saído com a vitória, principalmente pelo primeiro tempo jogado.

É também verdade que no horizonte de Renato já surgem pontos que ele precisa resolver logo. Tenho convicção de que conseguirá, até porque, temos mais opções nos setores em questão do que estávamos acostumados. E eu me refiro aos lados do campo.

005 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA3

A esquerda, que era do Pedro Rocha e ficou emprestada ao Fernandinho parece mais resolvida. Everton larga na frente na disputa e terá prioridade para mostrar suas condições. Ação justíssima do Renato, sempre coerente no seu trato com os jogadores, que sabem que as vagas vêm de merecimento e por hierarquia. Aos 21 anos de idade, o Cebolinha inicia sua quarta temporada vestindo a tricolor com alguns grandes momentos na bagagem e na história do Grêmio – desde a disputa intensa com PR32 nos tempos do Roger até a participação essencial na conquista da Copa do Brasil, os grandes jogos no Brasileirão do ano passado e o gol na semifinal do Mundial. Gosta do drible, gosta de ir às redes, é decisivo, tem personalidade e torço para que tenha chegado o seu momento de elevar o patamar – não mais um substituto eterno, que sempre entra no decorrer do jogo para aproveitar o cansaço dos adversários e sim o titular, parte importante da engrenagem do time. Foi o melhor em campo ontem.

005 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA2

Mas a grande charada deste fevereiro é o lado direito. Madson fez sua quarta partida no ano, a primeira com os titulares, e passou longe do futebol de qualidades interessantes que vinha mostrando na transição. Não se entendeu com Léo Moura e não mostrou a aparente compreensão das mecânicas e estilo de jogo do Grêmio. Ainda cometeu um pênalti de certa forma infantil, o seu segundo nesta temporada. Sem pânicos, é jovem e tem por onde aprimorar, confiem.

O setor sofreu revezamentos na partida, sem respostas ainda visíveis. Léo Moura começou por dentro e terminou a noite na lateral, com aparente falta de ritmo e desentrosamento com os companheiros. Se a saída de Edilson é permanente, a ausência de Ramiro é temporária, mas sua solução urgente. E isto tudo não é motivo para qualquer desespero, são apenas constatações. O Grêmio é um dos raros times do Brasil que a cada ano mantém a sua espinha dorsal e em questão de jogos começaremos a ter novos encontros com o melhor futebol da América. Alguém duvida?

005 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA1

Alisson fechou o rodízio de tentativas pela direita. Quase marcou o empate em lance de cruzamento, quando chegou atrasado na conclusão, mas ao meu ver, ainda precisa entender melhor como funciona o Grêmio. O vejo com muitas qualidades e que poderia encaixar perfeitamente no nosso esquema, não sabemos ainda se pela esquerda ou pela direita, mas vem de um Cruzeiro do Mano Menezes que não joga nada parecido ao que o Grêmio faz. Parece ainda tímido nas suas característcas, não arriscando ir pra cima. É promissora a espera para que comece a jogar com a bola no pé, junto a Luan e aos volantes.

Falando neles…

Maicon e Michel de fato não deveriam jogar juntos. Sendo assim e com Arthur ainda fora, entramos com o capitão e Jaílson. O primeiro, de conhecida qualidade, está muitíssimo pesado, retomando a confiança e sem qualquer ritmo de jogo. Tempo ao tempo. Já sobre o nosso Will Smith, repete as oscilações recorrentes na carreira, com grandes partidas intercaladas a momentos bizarros de erros básicos, como a tarde de ontem. Mas este é um setor que não preocupa, temos titulares excelentes e reposição no mesmo nível, além de novidades por vir da base.

Pra encerrar, Cícero não é nove. Renato tentou mais uma vez, como já tinha feito no ano passado e como fará outras vezes mais (lembram da parte da hierarquia e do trato com os jogadores?). Ali ele não irá funcionar e, se bobear, o gol da Recopa vai sair dos pés do Jael, que agora começa a mostrar um pouco mais as suas armas e garras. Vigor, juventude e força física, faz o pivô melhor que Barrios fazia e sabe-se lá como, está “empoderado” e confiante. Foi pra cima, tentou jogadas individuais, mostrou algum repertório e ousou tabelas bonitas com os craques da meia cancha. Vai, Cruel, mostra pra eles!

De resto, amigos, curtam o pré-carnaval, está tudo certo por aqui. Queremos a Recopa!

 

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Gaúcho

A Bola que Pariu