VOLTAR

, Futebol Feminino

15.04.2018

Postado por Jaqueliny Botelho

Ao futebol feminino, migalhas

Longe dos holofotes atletas da Marinha/Flamengo resistem às péssimas condições de trabalho.

staff images flamengo

Flamengo e Marinha iniciaram a parceria no futebol feminino em meados de 2015. Ao longo de quase três anos, a equipe conquistou o Tricampeonato Carioca e um Campeonato Brasileiro. Comparando com o time profissional masculino, durante o mesmo período, o elenco feminino foi mais vitorioso.

Não se sabe ao certo os detalhes desse acordo. E, principalmente, qual foi o tipo de financiamento que o Flamengo se dispôs a fazer. O que se sabe é que as profissionais não estão satisfeitas com as condições de trabalho e com o descaso por parte do clube.

Nessa semana, um assunto veio à tona por meio das redes sociais. Após o lançamento do novo uniforme do time masculino, foi descoberto que os uniformes que são utilizados pelo time feminino foram entregues no início do ano passado. Segundo relatos, as jogadoras receberam kits com 4 uniformes de treino e dois uniformes de jogo. Esses, já utilizados pelo masculino e com tamanhos desproporcionais.

Uma das jogadoras ressalta que a falta de materiais é um problema, mas a reivindicação delas vai além de ter materiais de qualidade, “esperamos mesmo uma melhora dos materiais… acho que a gente não luta pelo uniforme, a gente luta por igualdade no futebol”.

Outra jogadora acrescenta que “clubes grandes estão investindo muito no futebol feminino e infelizmente o Flamengo não olha para gente da mesma forma”.

ANONIMATO

Outro questionamento das jogadoras é quanto ao anonimato dentro do Clube, raramente representantes da Diretoria aparecem nos treinos, “temos só um coordenador que é do Flamengo e ele vai aos treinos umas 2 vezes por ano. Ele só vai quando é para inscrever alguém em algum campeonato e precisa de assinatura. Onde a gente treina, tem uma escolinha do Flamengo, lá tem membros do Flamengo. A gente até aproveita um roupeiro para fazer massagem, porque ele já foi massagista de outros clubes”.

Mesmo sendo mais vitoriosas do que o atual elenco masculino, as jogadoras estão longe, inclusive, de divulgações publicitárias do clube. São rostos e nomes desconhecidos da torcida que aparecem apenas quando conquistam títulos, como foi o caso da conquista do Campeonato Carioca de 2017. Segundo as próprias jogadoras, raramente elas são convidadas a participarem de ações na sede e, nesse ano, a única ação em que elas participaram foi a do Dia da Mulher.

Uma das jogadoras conclui que aposta na torcida como ferramenta de mudança, “acho que as coisas irão melhorar quando a torcida começar a participar disso tudo”.

Os nomes das jogadoras não foram divulgados para evitar que haja algum tipo de penalização por parte da Marinha/Flamengo.

 

Foto de Staff Images/Flamengo

Ler mais da Jaqueliny Botelho

Ler mais do Flamengo

Ler mais do Futebol Feminino

A Bola que Pariu