VOLTAR

,

26.04.2018

Postado por Raisa Rocha

Momento de críticas construtivas

Goiás 0 x 2 Grêmio – Oitavas-de-Final da Copa do Brasil 2018

Já que está tudo muito bom e muito bem, me dedicarei a encontrar problemas no Grêmio, o melhor teste defensivo que qualquer equipe brasileira (e sul americana) pode ter.

No Serra Dourada, jogo de ida das oitavas, no começo de jogo era tudo do Grêmio. Com marcação alta, o tricolor matava todos os desarmes e as tentativas de saída, levando a bola com calma e sempre próximo do gol de Marcelo Rangel.

Se nada na vida está tão bom que não possa melhorar, o Grêmio tem aprimorado sua posse de bola com cada vez mais passes de primeira, envolvendo e causando tonturas nos adversários.

021 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA7

Porém, tem faltado maior agressividade nessa posse de bola. As proposições contra a máquina tricolor têm sido cada vez mais defensivas e duras, espaços são raros. Não falta intensidade e sim maior criatividade pra burlar e encontrar brechas dentro do campo do adversário.

Ganhamos recentemente as Copas do Brasil e da América via muitos contra-ataques. Hoje, atacar e dar espaços ao Grêmio é perigoso. Gosto da iniciativa de chutes de fora da área, coisa que Renato incluiu logo que chegou, mas parece ser esquecido pelos jogadores, visto o toque e toque e toque e toque até entrar nas redes.

É preciso apostar nas enfiadas que jogadores de visão como são Arthur, Maicon e Luan podem dar. E quando eles acertam, tem faltado efetividade. Não falarei de sorte. Seria a famosa teoria que a massa de comentaristas repete, do “acha que vai fazer gol quando quiser”?

021 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA8

É preciso também maior eficiência nas bolas aéreas. Luan e Ramiro este ano revezam nas cobranças, ainda distantes de causarem o mesmo perigo que sentimos nas que são contra a nossa meta.

Sobre nosso Luanel, diríamos que passou o auge da fase de ouro do guri da América? Ele de fato já viveu momentos melhores, assim como já viveu alguns outros bem piores. Portanto, não serei eu a criticar nosso craque, não mesmo. A observação conta como isso, como mero apontamento, sem preocupações. É certa a habilidade no corpo magro do nosso 7 e sabemos que ainda vai decidir muitas vezes.

E segura esse tiro – não erra mais pênaltis e vem batendo cada vez melhor. Colocou o goleiro no lado oposto da pelota e abriu 0x2 aos 25′, num segundo tempo em que o Goiás até teve mais jogo – muito por optar pelas faltas duras, arma conhecida contra o tricolor.

021 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA4

Ah, nos falta, sim, um lateral direito. Madson é aquém do peso da camiseta mais copeira, Léo Moura e seu corpo já não aguentam o tranco e na lateral é onde Ramiro rende menos, dentre todas as possibilidades onde atua.

Enquanto isso, nada a declarar do nosso sistema defensivo. Intransponível e com Grohe acumulando mais de 13 horas sem sofrer gols. E contando.

021 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA9

Passado o primeiro tempo de placar fechado e análises em busca da melhora, o Goiás entrou na segunda etapa querendo jogo. Pronto. Foi pra cima, abriu suas linhas e deu o espaço que faltava. Toque de bola, Jael acertou o pivô e Everton riscou área a dentro com embaixadinhas pra livrar a marcação e cair na cara do goleiro, aos dois minutos. Dessa vez não teve defesa, erro ou trave. Gol do Grêmio!

021 Grêmio - Lucas Uebel GFBPA0

Luan minutos depois ampliou e dali em diante só deu a mística. Entrou Alisson e pelo lado do Goiás, Madison Costa foi expulso. Vieram ainda André e Thonny Anderson. O Grêmio fincava forte seus pés nas quartas-de-final.

Alisson entrou outra vez na do lateral direito. Com paciência, esse guri pode ser muito importante nesta e nas próximas temporadas, quando cedo ou tarde será titular.

Kannemann precisou sair por tontura após choque de cabeça com Cortez quando o Grêmio já estava com um a mais em campo.

Fim de jogo e vitória. Se não garante a classificação, encaminha muito bem.

Lamento, mas é muito provável que no domingo, contra o Botafogo pelo Brasileiro, iremos de time reserva (transição). Quem sou eu pra questionar? Ademais, recém será a terceira rodada, há ainda muito em jogo no campeonato de pontos corridos.

E vamos Grêmio!

 

Ler mais da Raisa Rocha

Ler mais do Grêmio

Ler mais da Copa do Brasil

A Bola que Pariu