VOLTAR

, Futebol Feminino

29.09.2017

Postado por Marina de Mattos Dantas

Prointer: origens (parte 1)

No dia que visitamos o campo da Barragem Santa Lúcia, o treino de sexta-feira já havia iniciado. Bárbara e Malu nos receberam, pediram licença, e voltaram para as atividades da equipe.

Enquanto treinavam, conversamos com José Evaristo, presidente da agremiação desde 1975, ano de sua criação. Naquela época, o Prointer contava com a categoria adulto (masculino) e mais dois quadros de categorias de base (meninos). O clube era chamado de Internacional. A mudança de nome ocorreu por causa de um homônimo no bairro Primeiro de Maio, na região norte de Belo Horizonte.

Seu Evaristo

Patricia Muniz

Segundo Seu Evaristo – como todos o chamam – com o tempo, algumas meninas começaram a aparecer para jogar e eram incluídas no time dos meninos. Em um amistoso, conta Seu Evaristo:

“A gente foi jogar em Açucena e, chegando lá, em um dos quadros, faltou um atleta. E os masculinos não queriam dobrar, já estavam cansados. Aí uma menina chegou e disse: ‘eu jogo’. E aí foi aquela briga. O pessoal dizia: ‘não, nós não vamos jogar contra mulher!’. Aí eu disse: ‘Mas por que vocês não podem jogar contra mulher? Qual é a diferença?’.

Depois de muita insistência, os rapazes concordaram que a menina jogasse.

Seu Evaristo relata que o número de meninas aparecendo para jogar em meio aos meninos foi aumentando com o tempo e ele teve a ideia de montar um time para que elas disputassem amistosos com outros (poucos) times de meninas de Belo Horizonte.

O primeiro Campeonato Mineiro

“No bairro Tirol (região do Barreiro) tinha um time igualzinho a gente e tinham poucas meninas, e tinha umas meninas boas de bola”. E aí eu chamei o cara (o presidente) e falei com ele: ‘Você não quer unir comigo? Trazer pelo menos umas oito meninas dessas e disputar o Mineiro?’ Aí ele falou: ‘Topo!’. Oito era certinho, era um Kombi, né?”.

Seu Evaristo pagou o aluguel da Kombi e assim o time feminino do Prointer disputou o primeiro Campeonato Mineiro, em 1997, ano que o Prointer foi registrado na Federação Mineira de Futebol.

Na semana seguinte, Dona Dirce – que organizava o Campeonato Mineiro feminino – ligou para seu Evaristo para que ele comparecesse ao sorteio das chaves, dizendo que tinha uma boa notícia. “Fiquei ansioso… nunca tinha disputado um campeonato” – conta Seu Evaristo. Dona Dirce o avisou que ele poderia jogar no campo de terrão da Barragem Santa Lúcia e que haveria uma chave com 4 times no campo dele.

“Aí minha chave ficou: Prointer, Atlético, o Cerâmica de Juiz de Fora e o Cruzeiro. Daí eu disse: ‘nossa mãe! Eu vou levar uma sepada de todos esses times!”.

Instagram @prointer_fc

O presidente do clube, então, narrou os confrontos naquela chave:

“O primeiro jogo foi contra o Galo. Perdi de cinco a zero. Falei: ‘Tá bom, ué, o time já está acostumado a disputar campeonato, tá bom, perder de cinco a zero’. O segundo jogo foi contra o Cruzeiro. Perdi de cinco a um. Já fizemos um gol! Falei: “Opa! Pelo menos um gol nós fizemos no Cruzeiro’. Aí, no terceiro jogo, veio o Cerâmica de Juiz de Fora. Aí a gente foi lá e empatou, um a um”.

Os resultados não levaram o Prointer à próxima fase do campeonato, mas Seu Evaristo ficou satisfeito com a participação de seu jovem time de mulheres. No período de dez anos seguintes, o clube participou de outras competições, mas os custos e a falta de periodicidade levaram o Prointer a não participar mais dos campeonatos mineiros, até o ano de 2007.

seu evaristo

Instagram @prointer_fc

O primeiro título do Prointer foi conquistado em 2002, na segunda edição de um torneio organizado pela secretaria estadual de esportes da época, chamado Torneio Rola-Bola. “Uma taçona desse tamanhozão assim, dessa altura. As meninas nem aguentavam carregar a taça, de tão grande!” – mostrou o presidente, fazendo gestos com as mãos.

E assim Seu Evaristo nos narrou alguns dos acontecimentos que deram forma ao time feminino do Prointer no futebol amador em Belo Horizonte. Semana que vem voltamos com a segunda parte dessa história!

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Às vésperas do início do Campeonato Mineiro a FMF impôs regulamento que ameaça as equipes de não poderem participar da competição por falta da presença de médico na comissão técnica e ambulância em jogos como mandante. Dessa dificuldade, as meninas do Prointer criaram um projeto no Catarse para viabilizar o montante necessário. Clique aqui para ajudar, com quantias a partir de R$ 10,00.

 

Ler mais da Marina de Mattos Dantas

Ler mais do Prointer

Ler mais do Futebol Feminino

A Bola que Pariu