VOLTAR

18.06.2014

Postado por Alessandra Salgueiro

O Fim da Fúria

Fonte: Jorge Silva/Reuters

Fonte: Jorge Silva/Reuters

 

O que dizer do futebol apresentado pela seleção espanhola neste mundial… A Fúria realmente não é mais a mesma; esteve irreconhecível nos jogos que disputou, jogou um futebol pobre e em alguns momentos até violento, como contra o Chile.

 

Pelos últimos 6 anos a Espanha conquistou títulos importantes como as Eurocopas de 2008, 2012 e o maior de todos, a Copa do Mundo de 2010. Um elenco experiente e de craques não foi o suficiente para apresentar um bom futebol nesse mundial. Bem pelo contrário, jogaram de uma maneira que há muito não se via. Nem parecia aquela seleção que encantou o mundo nos últimos anos. Em nenhum momento conseguiram impor seu ritmo e perderam os 2 primeiros jogos sofrendo incríveis 8 gols e marcando apenas 1, de pênalti.

 

Após perder o primeiro jogo, já entraram em campo para a segunda partida cabisbaixos e perdidos. Acredito que a hegemonia do futebol espanhol chegou ao fim e é notória a necessidade de uma reformulação nesta seleção. Aos espanhóis, só resta agora voltar para casa com o rabinho entre as pernas e refletir. Um pouco de humildade não faz mal a ninguém. Ao que parece, os espanhóis não estão sabendo perder, pois o que vemos é cada vez mais atitudes racistas nestes que se dizem grandes e que têm os maiores craques em seus estádios. Alguns conceitos básicos precisam sair das placas de publicidades e se tornar reais: somos todos iguais, independente de cor, raça ou classe social.

 

Sinto que o futebol sul americano vem crescendo e a possibilidade de que um de nós conquiste a taça fica cada vez mais clara e próxima pra mim.

 

A Bola que Pariu