Corinthians, Libertadores da América
16.02.2016
Postado por Arquivo
Salve Nação Corinthiana invicta no Estadual!
Hoje vamos falar do Corinthians na Libertadores 2016. O Campeão Brasileiro, com melhor campanha na história dos pontos corridos, é cabeça de chave do Grupo 8 e acompanhado por Cerro Porteno (PAR), Cobresal (CHI) e Santa Fé (COL).
Histórico na competição
Todos sabem da dificuldade que o Timão tem nesse torneio. É, provavelmente, a maior pressão que o time sofre no ano. E que faz a torcida ficar mais empolgada, lotando os estádios e principalmente, cobrando resultados. Na última Libertadores que participamos, em 2015, o Corinthians teve um início arrasador e uma eliminação súbita e não esperada nas oitavas de final. Eu até escrevi um texto muito sincero sobre isso, que você pode ler aqui “Eu já sabia”.
O Corinthians em 2016
Desde que foi campeão em 2012 o time não fez mais uma campanha muito expressiva. E hoje, se tem algum azarão nesse torneio, esse é o Corinthians. Depois do tufão chinês que devastou o time, levando nossos principais jogadores e que nos colocariam como favoritos ao bicampeonato, hoje o Corinthians não tem mais nenhum timaço expressivo. Os bons resultados no Paulista nos dão uma fagulha de esperança, mas a real é que muito corinthiano ainda olha esse time com desconfiança. Não é ainda de encher os olhos. E quer saber: esse é o nosso grande trunfo!
Prefiro um time assim: quieto, na boa, sem alarde e estrelas galáticas; foi assim que chegamos em 2012. Expectativa zero.
O Grupo 8
Mas vamos falar de 2016 e sobre o que temos de concreto. A chave não é a das mais complicadas não. Acredito que o jogo mais aguerrido seja contra o Cobresal, que é o atual campeão chileno. O Chile é o atual campeão da Copa América e seu futebol anda muito em voga. É o time a se preocupar. E já é o time que enfrentaremos na estreia, lá em El Salvador, no meio do deserto do Atacama, no dia 17, já nesta quarta-feira.
Dos rivais brasileiros
Dos times brasileiros nas outras chaves, eu acredito que todos passarão pra segunda fase, mas definitivamente quem vai ter que correr mais atrás do resultado é o Guarani da Capital. No Grupo 2, enfrenta já na primeira fase times como Rosário Central (ARG) e dois do Uruguai; Nacional e River Plate (aliás, um ode à criatividade para nomes de times na América do Sul). Não vai haver tristeza e choro aqui na quebrada se o GC (Guarani da Capital) não passar pra segunda fase. Oremos.
Quanto aos que nos assustam… pra mim, na Liberta, o time a ser temido é apenas um: GRÊMIO. E explico: é o time com mais experiência e cadência de jogo que a Liberta pede. Pela localização, pelo histórico e pelo jeito de jogar. É o brasileiro a ser temido. Todos os outros são bobagens que vão caindo no caminho, esse é o meu palpite pros brasileiros.
Quem pode fazer a diferença!
Eu aposto num torneio sofrido, difícil e cheio de emoções. Mas se tivesse que jogar fichas em alguém no Timão, eu voto no Elias. Acho que ele fará um torneio incrível e fará a diferença com seus passes mágicos e assistências. Fora Cássio, que vai fechar o gol lá atrás, repetindo o feito de 2012. Mas, porém e entretanto, o nosso maior trunfo não joga. O nome dele é TITE. MESTRE TITE. O mago das 4 linhas, o sacerdote das estratégias, o rei da motivação. Ele vai focar totalmente para esse time ir atrás do objetivo. É ele que os demais times (inclusive os brasileiros) tem que temer. Acredito que esse Corinthians, com nosso Mestre à frente, vá dar trabalho na Liberta.
Bem, quarta, contra o Cobresal, a luta começa. Não quero time jogando bonito. Não quero time goleador. Não quero time “estrelático.” Quero 1 a 0, bola no fundo da rede, a garantia dos 3 pontos. Em 2012 foi assim. Um jogo de cada vez, sem expectativas. Vamos juntos, que assim tem tudo pra dar certo.
E VAAAAAAAAAAAAAAAAI CORINTHIAAAAAAAAAAAAANS!!!!