VOLTAR

15.11.2016

Postado por Renata Figueira de Mello

Um chocolate histórico que rendeu 9 anos de gozações

Bota

O time de 72 / Dailymotion

Há exatos 44 anos, o Flamengo comemorava (com dois dias de antecipação) seus 77 anos de clube (dia 17.11), com um jogo que entraria para a história do futebol brasileiro, contra o Botafogo, no Maracanã. Imaginem um 15 de novembro, como hoje, feriado, com o Maraca lotado, 5 horas da tarde… Os dois times fortes e com boas campanhas, mas o Flamengo confiante, dirigido pelo técnico tricampeão mundial Zagalo, dois anos depois da Copa de 70 e em dia de aniversário. Enquanto isso o elenco do Botafogo se ressentia de uma crise financeira e tinha o salário dos jogadores em atraso. Se o Flamengo não era o favorito, tinha mais chances de vitória, pela lógica. Mas, cá pra nós… o futebol conhece alguma lógica?

jornais

Manchetes do dia seguinte nos jornais da época/ reprodução

Foi um fiasco que os torcedores do Mengão com certeza preferem esquecer e que os botafoguenses durante nove anos exibiram como medalha de honra e bravura: um 6 a 0 impiedoso em cima do rubro-negro, orquestrado pelo técnico botafoguense Sebastião Leônidas, que dizia cultuar Zagalo como um grande mestre… ironias do destino.

charges

Charges de Leônidas e Zagallo do Museu da Pelada

Zagalo, que tinha dois desfalques, preferiu não escalar Zico, ainda em início de carreira, para “não queimar o garoto” num clássico que ele julgava poder ganhar sem tanto esforço ou novidades. Acontece que Leônidas tinha Jairzinho como titular, o “furacão” da mesma recente Copa de 70… e que estava em dia iluminado e marcou 3 dos 6 gols do Botafogo, naquela tarde em que o torcedor do Flamengo deixou o estádio cabisbaixo e os jogadores saíram do chuveiro direto para o ônibus.

jairzinho_botafogo_jogoflamengo_arqglobo.jpg_95

Um dos gols de Jairzinho Aquivo/Agência O Globo

O placar humilhante rendeu muita gozação. Fio Maravilha, que participou da partida, nada fez pelo Flamengo… E a torcida botafoguense, em paródia ao sucesso de Jorge Ben Jor (enaltecendo Fio e o Flamengo), lançou o MEME da época, cantarolando “nós gostamos de voXseis”, placar que foi pintado em faixas gigantes e que era exibido todas as vezes que os rivais cariocas se encontravam em campo.

golaco

O gol de Fischer “de peixinho”, pra enlouquecer a geral! / Arquivo MundoBotafogo

O Mengão só se refez do trauma 9 anos depois, em 1981, quando devolveu o placar de 6 a zero, no mesmo Maracanã, também em novembro, só que num dia 8, para afastar os fantasmas de uma disputa dessas tão próxima ao dia de aniversário, desta vez com Zico marcando dois dos gols da goleada invertida, que só assim calou o escárnio da torcida alvinegra.

6 x 0 jornal flamengo

Não há registros em vídeo da fabulosa vitória do Botafogo em 72, mas algumas edições juntando fotos e narrações do jogo foram montadas para eternizar o feito, que se não tivesse tido seu antídoto em 81, até hoje seria motivo muita piada contra o Flamengo… porque torcida rival, sabem como é, não perdoa!

E essa rivalidade já teve ao longo dos anos um toma lá da cá de goleadas e humilhações que fazem parte da cultura futebolística carioca. Aliás, vexames também de placar mínimo, mas igualmente inesquecíveis, como o Botafogo x Flamengo em 1997 – que os alvinegros venceram os rivais com o time reserva por 1 a 0. Gol de Renato, conhecido como Pé Murcho.

1997

Arquivo Botafogo News

Histórias vivas na memória de ambas as torcidas, seja em placares apertados ou goleadas, que -por sinal- não começaram no duelo dos 6 a 0… Muito antes, nos anos 1920, os dois clubes já haviam trocado um bocado de gols. Em 1926, o Flamengo venceu o Botafogo por 8 a 1. No ano seguinte, os alvinegros devolveram: 9 a 2.  Coisas do futebol. Mas como hoje é aniversário do tal 6 X 0…

É dia de o Botafogo sacudir a bandeira, lembrando do histórico chocolate que Zagallo “teve que engolir”…

A Bola que Pariu