23.01.2017
Postado por Patrícia Muniz
Brasil 3×2 Paraguai – Sul-Americano Sub20
Na tarde deste domingo, a seleção brasileira enfrentou o Paraguai pela terceira rodada do Campeonato Sul-Americano sub-20. Após o embate sem gols contra o Chile, na sexta-feira, o técnico Rogério Micale alterou bastante o time, improvisando o lateral Robson na zaga, ao lado de Gabriel, e mexendo também no sistema ofensivo.
O estádio Bellavista, no Equador, apresentou um gramado em péssimo estado. O campo prejudicou muito o toque de bola e a qualidade do jogo. Os dois times enfrentaram dificuldades na criação e recorreram aos chutões com frequência. Apesar de os brasileiros chegarem com mais volume ao ataque, era o time paraguaio quem conseguia boas arrancadas de contra-ataque em velocidade.
Um primeiro tempo ruim em que o Brasil não conseguia empregar velocidade no meio campo e parecia mesmo faltar vontade e raça para vencer. Levamos um susto após falha do goleiro Caíque, que espalmou mal e deixou sobrar nos pés do atacante paraguaio, que desperdiçou.
Diante de um campo tão ruim e da dificuldade de tocar a bola no campo adversário, o gol brasileiro não poderia vir de outra forma: bola parada. Na cobrança de falta do flamenguista Matheus Sávio, que estreava como titular, a bola desviou na barreira e matou qualquer reação do goleiro, que apenas a observou entrar.
O Brasil voltou com mais vontade e sede de bola do vestiário. Um início de segundo tempo mais veloz e com mais qualidade de jogo, mas novamente não foi com o toque de bola rasteiro que o time brasileiro chegou com êxito no gol: após chutão vindo da defesa, Richarlison domina muito bem e desvia do goleiro batendo para o gol. O atacante do Fluminense marcou merecidamente após vir se destacando no decorrer da competição.
Assim como vem acontecendo, o Brasil jogou o segundo tempo com um a mais em campo após a expulsão de Villalba. Entretanto, dessa vez o time brasileiro aproveitou bem a vantagem e ampliou o placar, fazendo logo o terceiro gol, com Felipe Vizeu.
A equipe paraguaia parecia dominada e sem poder de reação, mas, após cobrança de falta na área o árbitro marca pênalti para o Paraguai e Jesus Medina diminui o placar. O atacante foi também o autor do segundo gol, uma pintura no ângulo, aos 45 do segundo tempo.
Apesar da pressão paraguaia no fim do jogo, o Brasil venceu a partida por 3×2 e se mantém na liderança do grupo A. O futebol apresentado na competição não está convencendo o torcedor brasileiro, mas a atuação de ontem esboça uma mudança no comportamento da equipe.