20.07.2017
Postado por Jaqueliny Botelho
Flamengo 2×2 Palmeiras – R15 Campeonato Brasileiro 2017
O Flamengo, mais uma vez, tropeça dentro de casa, em confronto direto com o Palmeiras. O primeiro tempo foi mais dinâmico, o Flamengo abriu o placar com o Pará que, após receber a bola do Guerrero dentro da área, chutou forte na frente de dois marcadores do Palmeiras conseguindo marcar um bonito gol. Apesar de ter o domínio da partida e ditar o jogo, o Flamengo sofreu o empate após uma falha crucial da zaga, aos 31 minutos, quando Willian marcou para o visitante, que minutos depois virou a partida com um gol de Roger Guedes.
Para diminuir a tensão dos flamenguistas, já nos minutos finais da primeira etapa, o goleiro Thiago deu um chutão, ou passe, se preferir, para Guerrero chutar forte e com raiva para empatar a partida.
No segundo tempo as equipes se fecharam, o jogo foi menos movimentado e novamente o Flamengo não conseguiu furar a defesa do adversário, assim como foi no jogo contra o Grêmio. A primeira substituição veio aos 23’, Éverton Ribeiro saiu para a entrada de Geuvânio, que novamente entrou bem, buscou o jogo e em uma jogada aos 27 minutos conseguiu arrancar um pênalti para o Flamengo, que Diego bateu e perdeu. O time já não ia bem na segunda etapa, mas após as duas últimas substituições, com as entradas de Berrío e Mancuello, o time morreu em campo.
O jogo terminou empatado e ao todo o Flamengo já acumula sete empates no campeonato. Após a partida houve muita reclamação e protesto. Por parte da diretoria, a reclamação partia dos erros da arbitragem que influenciaram diretamente nos gols da primeira etapa contra o rubro-negro, essa também foi a reclamação do Guerrero, que também cobrou uma atitude da diretoria. E a outra reclamação foi da torcida, que ficou na bronca com o técnico Zé Ricardo e em forma de protesto pediu sua saída, ao fim do jogo.
Desde a chegada do Zé Ricardo me mantive a favor da sua permanência, principalmente porque ele pegou um time do renomeado Muricy Ramalho e o melhorou, e muito. Em algumas partidas as opiniões divergiam em relação às trocas (?) que ele fazia e com o tempo, uma parte da torcida foi perdendo a paciência com a cabeça dura do técnico, com as demoras para trocar o time e principalmente com a insistência em jogadores que não estavam rendendo ou que cometiam muitos erros e influenciavam diretamente nos resultados.
Desde a sua chegada, foram duas eliminações internacionais, um Brasileiro não conquistado e um título carioca. Quem olha por um lado mais positivo, é um Brasileiro não conquistado, mas com uma classificação para a Libertadores. Inclusive, a Copa Libertadores foi mais um motivo para que uma parcela de indecisos se voltasse contra o treinador. Sendo bem franca, ainda acredito que o Zé tem potencial para ser um grande treinador, mas penso que seja o momento de procurar outro clube.
Como todo aprendiz, é natural o erro, é natural testar. Mas não é natural fazer isso dentro de um clube da dimensão do Flamengo e ainda mais com o elenco que ele tem nas mãos. Não é natural que ele ache natural derrotas e também não é natural que a diretoria caia na mediocridade de achar que está bom. O futebol é imprevisível, mas das certezas o que prevalece são os resultados, eles dão sustentação aos grandes clubes.
Vitórias, isso é o que no final contam. E a diretoria e comissão técnica têm que aguentar sim a pressão, e tem que mudar, trocar as caras. Não é aceitável que o presidente do clube, autoridade máxima, bata boca com os torcedores sempre que é questionado. Inadmissível.
O torcedor quer o melhor para o Flamengo, quer ver o time somando pontos e sendo campeão. Falta muito disso na gestão do Bandeira, falta a visão do torcedor, o Flamengo não é uma empresa para apenas gerar lucros, envolve paixão. Falta também a humildade de reconhecer que existe uma falha e os torcedores não estão cobrando só pelo prazer de reclamar. Somos gigantes pelas conquistas, relembro aquela recente propaganda engraçadinha do canal por assinatura “Isso aqui não é Flamengo” para se contentar com empates, derrotas e achar que está bom. De fato, NÃO É FLAMENGO. Flamengo não se apequena!
A arbitragem foi ridícula, prejudicou sim o Flamengo. Mas o Flamengo também foi péssimo, principalmente no segundo tempo e isso não pode ser descartado. Existem erros e eles precisam URGENTEMENTE de soluções, caso contrário chegaremos no fim da temporada nos lamentando por não termos chegado em lugar algum. Por fim, Diego errando o pênalti nos custou caro, a zaga falhando nos custou caro, a desorganização da equipe custou caro. A hora de mudar é agora, caso contrário nos custará caro e será mais um ano sem grandes conquistas.
Ler mais do Campeonato Brasileiro