25.09.2017
Postado por Camila Souza
Bahia 1 x 0 Grêmio – R25 Campeonato Brasileiro 2017
O Grêmio não disputa mais o Campeonato Brasileiro, ao menos é essa a impressão que eu tenho. O Brasileirão virou muito mais um campo de testes e treinamento do que qualquer outra coisa e no jogo contra o Bahia, tivemos mais uma amostra preocupante do futebol precário que o time vem apresentando.
Parece que finalmente Renato aprendeu que o lugar do Fernandinho é na direita. Mas no jogo desse domingo, Fernandinho nos lembrou que se ele é péssimo jogando na esquerda, na direita ele só é menos pior. É um jogador pouco técnico, que não compromete, mas que também não dá pra esperar muita coisa dali.
Arroyo acho que só precisa de mais alguns jogos para mostrar a que veio, hoje foi mais agudo e participativo em campo, mas ainda com pouquíssimo entrosamento com o time. Jael é um dos piores jogadores do elenco do Grêmio, falta calma e inteligência dentro do jogo. Por mais que eu não goste do Éverton jogando de centroavante, se a alternativa é o Jael, que fique Éverton ali, mesmo fora de posição.
Ramiro não vem jogando nada há tempos, acho que está merecendo sentar no banco por um tempo pra pensar no que precisa fazer. Patrick entrou no jogo muito melhor que ele, aliás, ainda não vi o Patrick entrar mal em nenhum jogo, é um bom jogador e que tem muito a acrescentar ao time. Enquanto Luan não volta, não faz sentido manter Patrick no banco.
Essa Luan-dependência que o Grêmio desenvolveu me preocupa; nos últimos 5 jogos marcamos apenas 1 gol, de uma bola parada alçada na área. Não é assim que esse time do Grêmio joga, não podemos depender desse tipo de jogo. Não há nem lembrança daquele time de um mês atrás que apresentava o melhor futebol do país.
Edílson desde que retornou de lesão não conseguiu voltar no mesmo ritmo do ano passado. Tem feito jogos horríveis, não faz nada na frente e compromete na defesa, e hoje protagonizou um dos lances mais bizarros da história do futebol (ok, exagero, mas foi bizarro). Conseguiu tropeçar nas próprias pernas e cometer um pênalti, extremamente duvidoso, diga-se de passagem – até agora acho que o Edílson não tocou no jogador do Bahia. Não vou condenar o árbitro porque realmente foi um lance bem difícil, mas PRA QUE SERVE AQUELE IMBECIL QUE FICA ATRÁS DO GOL? Os caras estão ali só para isso, mas nunca se manifestam. É sempre assim, na hora do vamos ver, quando são exigidos, se omitem.
O Grêmio precisa mudar, com a perda de Pedro Rocha e outras ausências provocadas por lesões acho difícil voltar a apresentar aquele futebol que tanto nos encantou. Mas nesse returno o Grêmio é o lanterna do Brasileirão e já tem o G6 ameaçado. Alcançar o Corinthians acho que ninguém mais espera, mas não podemos seguir desse jeito. Assim, além do risco de acabar o ano sem título nenhum, podemos ainda ficar fora da Libertadores do ano que vem. E isso é inaceitável.
Fotos de Felipe Oliveira/EC Bahia
Ler mais do Campeonato Brasileiro