Bahia, Vitória, Campeonato Baiano
30.01.2018
Postado por Tainá Moraes
Quando eu era pequena, esperava ansiosamente pelo BaVi, sempre foi meu jogo preferido e a atmosfera criada em torno desse clássico me fez entender a importância do futebol do meu estado. Eu via as pessoas nas ruas com as camisas do seu time e provocando o rival, via alegria por irem ao estádio, de fazerem a maior festa e por ser dia de resenha com a galera (independente de qual time você torcia, todos podiam ir ao estádio), mas acima de tudo eu via respeito, as pessoas sabiam ‘zoar’, pertubar e provocar sem usar de violência.
No ano passado, o BaVi passou a ser de torcida única após um torcedor morrer nas intermediações do estádio. Um caso isolado de violência, que levou a Federação a tomar tal decisão. Ao tornar esse clássico um jogo de torcida única, acabaram com a tradição de famílias e amigos que saíam juntos para irem assistir a esse jogo. Aos poucos, estão acabando com nosso futebol e com a rivalidade sadia que foi construída ao longo dos anos.
Não podemos permitir que eles destruam o que amamos. Não podemos aceitar que um jogo dessa dimensão não possa ter duas torcidas. Não podemos calar a voz de milhares de torcedores que querem ir ao estádio para cantar pelo seu time do coração. O brilho do nosso esporte deve voltar e nós, torcedoras e torcedores, devemos nos unir para exigirmos que retirem essa punição injusta e sem explicação. Independentemente da cor das nossas camisas, esse é o momento de lutarmos por um único objetivo.
O BaVi é um dos maiores clássicos do Brasil, um jogo daqueles que a gente se esforça para ir, pois sabemos que será emocionante, vibrante e contagiante. O caso de violência ocorrido foi lamentável, mas não é a realidade desse jogo, não é a realidade dessas duas torcidas que são rivais em campo, mas NUNCA foram inimigas. O estádio é o templo dos amantes desse esporte e não vamos deixa-lo, não podemos impedir que as crianças e jovens vivam a magia desse clássico.
Dia 18/02/2018 teremos o primeiro BaVi do ano e desde já estamos lutando para que possamos ter torcedores do Bahia e do Vitória no estádio, afinal, o #OBAVIÉNosso #BAVIDaTorcida.