Cruzeiro, Libertadores da América
28.04.2018
Postado por Letícia Carolinne
Cruzeiro 7 x 0 Universidad de Chile – Fase de Grupos Copa Libertadores da América 2018
Um 7×0 para lavar a alma do time e espantar a “zica”, mas principalmente para se desculpar com o torcedor, que teve de engolir aqueles dois jogos do Brasileiro e a partida no Chile. O Cruzeiro jogava sem brilho e sem objetivo, como se esperasse qualquer coisa acontecer, pelo bem ou mal. E em se tratando do Brasileiro, o pior aconteceu: duas rodadas, duas derrotas ridículas. Sem menosprezar nenhum dos adversários, sabíamos que o Cruzeiro de verdade teria entrado em campo de maneira diferente. Porque será que esse elenco espera a torcida perder a paciência para jogar? Porque precisamos esperar até o último momento para retomar a confiança?
Na quinta-feira, um jogo que foi gostoso de assistir.
Dedé e Léo novamente anularam o poder de ataque do adversário, soberanos pelo alto, extremamente seguros com a bola nos pés. As laterais funcionaram muitíssimo bem, obrigada. Egídio inspirado e cruzando como gostaríamos que fosse, Edílson sempre cirúrgico a cada toque na bola. Assistimos Henrique acordar para o jogo e proteger a zaga com muita dedicação e empenho, essas que nos fazem cantar “Henrique, guerreiro” antes das partidas. E com muita alegria digo que o Lucas Silva de 2014 vem dando sinais de vida, que partida! Dominando o meio, saindo com muita qualidade e distribuindo o jogo com assistências e passes perfeitos.
Thiago Neves quando se propõe sempre é figurinha da partida. O camisa 30 prometeu empenho e jogou muito bem, sem preguiça, como foram seus últimos jogos. Arrascaeta, o nome do jogo, bagunçou a cabeça dos chilenos e deu pesadelos ao seu torcedor. Incisivo, objetivo, sem firulas, jogando para frente, para agredir a defesa, para fazer gols! Sassá e Rafinha fizeram as pazes com o gol e esperamos que venham mais pela frente. Mano Menezes finalmente se propôs a agredir o adversário e o resultado está ai e não deixa ninguém duvidar: jogando para frente o Cruzeiro é muito forte!
Faço a observação de que nessa partida contra a LaU, se contássemos com Fred em condições ele jogaria muito bem, porque os cruzamentos chegaram até o Sassá. Imagina com um camisa 9 renomado como o Fred? Uma pena essa contusão…
Inquestionável o equilíbrio defensivo que os elencos de Mano Menezes têm. Mas jogar recuado nos faz perder nossos principais jogadores e quando Mano deu liberdade a eles, os gols saíram. Não queremos simplesmente não perder, tratando de pontos corridos, fazer gols é essencial. Uma coisa leva a outra, sua competência defensiva somada ao poder de ataque do teu elenco vão trazer frutos, basta que isso seja administrado.
E Mano, por mais que nós questionemos seu trabalho, escalação, treinamentos, nunca deixaremos de acreditar, cobrar e esperar resultados positivos. Porque o Cruzeiro em sua essência é assim: somos torcedores que cobram, mas vão a campo e se tornam 12° jogador. Por isso, peço que mantenha saudável a relação time/torcida, pois somos mais respeitados com o Mineirão lotado e, como você mesmo disse lá no Chile, “é em casa que sempre decidimos!”. Nossos objetivos são idênticos e somadas as forças, somos respeitados e até temidos, o resultado dessa goleada mostra isso!
Domingo, apesar de entrar com time alternativo podemos vencer, temos jogadores qualificados para buscar o resultado. O momento de retomar confiança é esse e temos pela frente uma difícil sequência de jogos nos campeonatos disputados. Mas nessa sintonia e com liberdade para atacar, sei que o Cruzeiro vai superar! Apoio incondicional não faltará, já provamos isso em todas as “decisões” em casa que o Cruzeiro teve.
Força Cruzeirão e que venha o Lautaro ao Mineirão, porque o mesmo “estrago” que ele fez na Argentina, Arrascaeta vai fazer na nossa casa. Libertadores é raça e nós queremos a taça.
Fotos de Araceli Souza
Ler mais da Copa Libertadores da América