VOLTAR

,

07.10.2018

Postado por Jéssica Mendes

Uma tragédia anunciada

São Paulo 0 x 2 Palmeiras – R28 Campeonato Brasileiro 2018

A dificuldade que tive para comprar os ingressos (e acabei não fazendo) parecia ser um sinal de que algo não correria bem. Mas o tabu de 16 anos, a invencibilidade no Morumbi nesse Brasileirão e a possibilidade de retomar a liderança nos fazia crer em um resultado positivo. Confesso que antes do jogo, enquanto conversava com minha família tricolor sobre o que esperava do embate, já me opunha a estratégia de que a equipe se contentaria com o empate, o negócio era ganhar – quem dera sair com ao menos um ponto dessa pelada e manter viva a disputa do título com o rival.

Fernando Dantas / Gazeta Press

Fernando Dantas / Gazeta Press

Faltam 10 partidas ainda, estamos a quatro pontos do líder e a rodada (obviamente excluindo nosso resultado desastroso) foi favorável. Ainda estamos no embolado G4 e na próxima leva de jogos temos um confronto direto, assim como nosso adversário de ontem.

Porém, precisamos falar do comportamento trágico e apático do time do São Paulo Futebol Clube na partida. Irreconhecível, o grupo comandado por Diego Aguirre – sob os corações apreensivos de mais de 56 mil tricolores – não deu um chute a gol em praticamente 80 minutos. Foi um jogo muito parecido com o último clássico que jogamos em casa, porém, os apáticos, recuados e sem reação fomos nós. Não tivemos nem a chance de meter um golzinho de mão.

A zaga fez sua pior partida, aliás, o time inteiro. A começar pelo arqueiro. Que partida horrível de Sidão. Definitivamente, em 2019 precisamos de outro goleiro, afinal, uma Libertadores nos espera e precisamos e merecemos mais. A tríade Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins é sempre uma fortaleza, não importa quem esteja em campo, o revezamento entre os três não é nem de longe um problema, ao contrário. Entretanto, o ex-defensor do Vasco estava em uma noite lamentável.

Fernando Dantas / Gazeta Press

Fernando Dantas / Gazeta Press

A proposta de escalar Rodrigo Caio, um bom jogador, mas ainda sem ritmo, em um jogo tão importante como esse foi um tiro no pé. Jucilei, não é de hoje, está abaixo do que já foi, é muito lento. Não é porque perdemos não, mas eu já estou há tempos pedindo uma dupla de volantes formada por Hudson e Liziero.

As laterais e o setor ofensivo foram aquém. Não conseguir construir um lance ofensivo, especialmente jogando em casa, foi péssimo e expôs de vez a fragilidade de nosso elenco. O goleiro alviverde foi um mero expectador, não deve ter nem transpirado.

Alexandre Schneider / Getty Image

Alexandre Schneider / Getty Image

Perder faz parte, mas sem tentar ganhar é ridículo! Inaceitável. O adversário não precisou se esforçar para fazer seus gols ainda no primeiro tempo.

Bom, agora é votar consciente. Tricolores ou não, vamos barrar o retorno de uma ditadura nesse país.

E depois a gente pensa mais no Brasileirão.

Ler mais da Jéssica Mendes

Ler mais do SPFC

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu