Corinthians, Campeonato Paulista
30.04.2017
Postado por Marcela Ferroni
Ponte Preta 0x3 Corinthians – Final do Campeonato Paulista 2017
Os dois clubes entraram em campo há dois passos do paraíso, em situações bastante diferentes, uma vez que o Corinthians lidera em números o Campeonato Paulista e a Ponte Preta busca o primeiro título expressivo de sua história centenária.
O Corinthians entrou com uma nova tática; adiantou a marcação e não deixou os donos da casa terem domínio da posse de bola ofensivamente, o que melhorou muito o nível do jogo e já não dependíamos somente dos contra-ataques.
Aos 13 minutos de jogo pudemos soltar o grito de gol da garganta após a bola passar por quatro jogadores do Corinthians: Cássio para Jô, Jô para Romero, Romero para Jô e Jô para Rodriguinho e daí para o fundo da rede. Foi perfeito, sem firula, com uma boa construção e MUITA efetividade.
O Corinthians foi pro jogo com 8 jogadores pendurados e perdeu dois (Rodriguinho e Gabriel) para a decisão antes de 2/3 do primeiro tempo. Farão muita falta, com certeza, principalmente nosso meia, que teve outras duas chances de ampliar o placar ainda no primeiro tempo (numa cabeçada fraca que Aranha pegou sem problemas e num chute de primeira mandado longe, muito longe).
O início do segundo tempo nos mostrou como foi feliz a mudança na postura tática. Por adiantar a marcação conseguimos retomar muitas bolas em nosso campo ofensivo, pressionando o adversário, sem sofrimentos, sem exposição desnecessária.
Rodriguinho, repito que você nos fará MUITA falta, foi sua a ótima arrancada e passe para o golaço de Jadson, nosso camisa 77, em homenagem ao título histórico. Eles conseguiram nos coroar com um belo gol para ampliar o placar e nos dar mais tranquilidade – para outro título histórico? Rodriguinho teve atuação magistral, talvez para compensar sua ausência na próxima partida, e ainda marcou seu segundo gol, de cabeça após cobrança de lateral (!).
Sempre torço para o time “pequeno” ou de menor tradição ou menos títulos, exceto quando a disputa envolve meu time, óbvio, mas a Ponte Preta não pode ser considerada time pequeno. É um clube com uma longa história, uma torcida apaixonada (que lotou o Moisés Lucarelli com público de 17.322) e uma bela campanha nesse estadual, conseguindo eliminar dois times considerados grandes (Santos e Palmeiras), mas não conseguiu encaixar seu jogo frente esse “novo” Corinthians, que envolveu o adversário, fez gols, marcou quando foi preciso, quase não tomou sustos, pelo contrário, teve condições de ampliar a vantagem.
Foi indiscutivelmente a melhor partida do Corinthians na temporada e nos deixou…
… a um passo do paraíso
(não sei se vamos voltar)
Estamos a um passo do paraíso
(talvez voltemos ou fiquemos por lá)
Estamos a um passo do paraíso…*
E, se se confirmar (tem TUDO para confirmar), este será nosso 28º paraíso estadual, para nossa consolidação como o maior ganhador de títulos Paulistas e fidelizarmos nosso hino como “o campeão dos campeões”.
* Referência à música “A dois passos do paraíso”, composição de Evandro Mesquita e Ricardo Barreto
Fotos de Fernando Dantas/Gazeta Press
Ler mais do Campeonato Paulista