VOLTAR

,

10.07.2017

Postado por Camila Souza

Adeus, Brasileirão

Grêmio 0x2 Avaí – R12 Campeonato Brasileiro 2017

Esse é meu primeiro texto pro blog e uma coisa que eu gostaria muito de não demonstrar assim, já de cara, é a minha alma amarga & corneteira. Mas o jogo de ontem me obriga a expor minha essência. Não me levem a mal, a ilusão já tomou conta de mim há tempos, acredito que algum título o Grêmio leva esse ano, mas certas coisas ainda me incomodam, e incomodam muito. Uma delas é essa absurda insistência do Renato com Fernandinho, é inconcebível a ideia de que ele sempre seja a primeira opção quando Renato olha para o banco. Fernandinho é um jogador que tem velocidade, nada além disso.

Às vezes penso que o Renato não faz ideia de o porquê do Grêmio estar jogando tanto, que tudo foi ao acaso. Afinal, o time está montado do jeito que está apenas por causa das diversas lesões que ocorreram. E isso não sai mais da minha cabeça desde que Maicon retornou de lesão e, mesmo com o time completamente encaixado, foi colocado de qualquer maneira de volta ao time. Tanto que ocorreu o absurdo de o jogador ter que pedir ao técnico para deixa-lo no banco…

A culpa dessa derrota eu coloco toda em cima do Renato e, de novo, não me entendam mal, não estou aqui pedindo a cabeça dele nem nada do tipo, só o que quero é questionar algumas decisões. Fernandinho não é melhor que Éverton, principalmente jogando pela esquerda, onde não rende absolutamente nada. Quando Arthur sai de jogo o Grêmio perde totalmente o meio de campo; se não for por cansaço, não tem desculpas pra tirar ele de campo. PRECISAMOS IMEDIATAMENTE TREINAR PÊNALTIS (saudades Tcheco); para um time que disputa duas competições que podem ser decididas dessa maneira, é inaceitável errar tantos pênaltis.

lucas uebel4

E falando de erros que vão um pouco além das escolhas do Renato, precisamos falar sobre Edílson também. A bola parada dele é uma baita alternativa que temos em alguns jogos, mas só. Desde que voltou de lesão parece não ter conseguido se acertar novamente, a criatura não marca e não consegue fazer um cruzamento certo – COMO PODE UM LATERAL NÃO ACERTAR UM CRUZAMENTO? Há tempos tenho clamado pela volta do Léo Moura, coisa que pensei que nunca seria possível na vida.

lucas uebel3

Mas deixando tudo isso de lado, uma coisa que já ficou clara para toda a torcida do Grêmio (embora não dito pela direção) é que as Copas são nossa prioridade. O Brasileirão ficou em segundo lugar e agora isso ficou ainda mais evidente. Essa decisão já respingou nos jogadores e o que parecia é que ninguém estava muito a fim de estar ali e que se esse jogo fosse de Libertadores ou CdB, o resultado seria bem diferente. Essa decisão de priorizar competições em detrimento de outras nunca me parece certa, mas que o calendário de jogos do Brasil não permite disputar todas as competições no mesmo nível, disso ninguém discorda. Só o final do ano poderá nos dizer se escolhemos a competição certa para priorizar.

Embora esse time do Grêmio nos tenha feito esquecer totalmente as desgraças que passamos nos últimos anos, o jogo contra o Avaí nos relembrou. E o meu iludômetro, que tava bombando, já nem existe mais. Mais um ano jogando competições no lixo porque perdemos jogos que não podemos perder em casa.

Tchau Brasileirão, foi bom enquanto durou.

 

Fotos de Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ler mais da Camila Souza

Ler mais do Grêmio

Ler mais do Campeonato Brasileiro

A Bola que Pariu